Pular para o conteúdo principal
Alexandre Pantoja of Brazil enters the Octagon in the UFC flyweight championship fight during the UFC 290 event at T-Mobile Arena on July 08, 2023 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Especiais

Top 10: Disputas de cinturão históricas no peso-mosca

Relembre as melhores lutas envolvendo o título da categoria ao longo da história do UFC

O peso-mosca teve apenas cinco campeões em seus 11 anos de existëncia, e a próxima disputa de cinturão pode aumentar - ou não - este número, já que Alexandre Pantoja vai em busca da sua primeira defesa de título contra Brandon Royval no UFC 296, em 16 de dezembro.

Como aquecimento para este confronto, resolvemos relembrar dez disputas de cinturão na categoria até 56 kg que ficaram marcadas na história.

Demetrious Johnson x Joseph Benavidez (UFC 152)

A luta pelo título inaugural peso-mosca do UFC permanece uma das mais competitivas da história da divisão. Demetrious “Mighty Mouse” Johnson venceu Joseph Benavidez após decisão dividida dos juízes, tornando-se o primeiro campeão da categoria, marcando o início de um reinado histórico.

Demetrious Johnson x Joseph Benavidez 2 (UFC Sacramento)

Johnson e Benavidez se enfrentaram pela segunda vez 15 meses após a primeira luta. Após o primeiro encontro ir até o fim dos 25 minutos programados, todos esperavam que a revanche fosse outro duelo competitivo e equilibrado. Em vez disso, Johnson conectou um forte golpe de esquerda que derrubou Benavidez, encerrando o combate em pouco mais de dois minutos e conquistando sua primeira vitória por via rápida como campeão e o primeiro a nocautear o desafiante.

Demetrious Johnson x Henry Cejudo (UFC 197)

Demetrious Johnson defendeu seu título com sucesso quatro vezes antes de enfrentar Henry Cejudo, que era considerado seu primeiro grande desafio desde a luta com Benavidez. “Mighty Mouse” mostrou sua superioridade ao nocautear Cejudo em menos de três minutos, demonstrando que o desafiante não estava preparado para competir no mesmo nível que o campeão.

Demetrious Johnson x Ray Borg (UFC 216)

Demetrious Johnson com o cinturão peso-mosca no UFC 216. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Demetrious Johnson com o cinturão peso-mosca no UFC 216. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Demetrious Johnson igualou o recorde de Anderson Silva com 10 defesas de título consecutivas em abril de 2017 ao vencer Wilson Reis. Menos de seis meses depois, em Las Vegas, enfrentou Ray Borg e, de maneira impressionante, superou o rival com uma das finalizações mais bonitas já vistas, garantindo assim sua 11ª defesa de título.

Henry Cejudo x Demetrious Johnson (UFC 227)

Dois anos após o primeiro encontro, Cejudo e Johnson se enfrentaram novamente no UFC 227, disputando novamente o título peso-mosca.Na revanche, Cejudo saiu vitorioso por decisão dividida, encerrando o reinado de Johnson após 11 lutas e quase seis anos como campeão da categoria. O confronto foi altamente competitivo e disputado, resultando em uma nova era na divisão dos moscas.

Henry Cejudo x TJ Dillashaw (UFC Brooklyn)

Henry Cejudo comemora a vitória contra TJ Dillashaw no UFC Brooklyn. (Foto por Sarah Stier/Getty Images)

Henry Cejudo comemora a vitória contra TJ Dillashaw no UFC Brooklyn. (Foto por Sarah Stier/Getty Images)


Durante alguns anos, o UFC tentou marcar uma luta entre Johnson e o ex-campeão dos galos TJ Dillashaw, mas "Mighty Mouse" não estava interessado em subir para a categoria de cima. Quando Cejudo conquistou o título, a expectativa era um confronto entre o campeão dos moscas e o detentor do cinturão dos galos, mas foi Dillashaw quem desceu de categoria para desafiar o título de Cejudo. Em apenas 32 segundos, Cejudo nocauteou o rival, marcando a defesa de título mais rápida na história dos moscas do UFC, abrindo caminho para sua conquista do título dos galos mais tarde.

Deiveson Figueiredo x Joseph Benavidez (UFC Fight Island 2)

Cejudo abdicou do título dos moscas para focar na categoria peso-galo no final de 2019. Em fevereiro de 2020, Deiveson Figueiredo e Joseph Benavidez se enfrentaram para definir um novo campeão. O brasileiro  venceu, mas uma colisão acidental de cabeças no segundo round influenciou o resultado. Uma revanche foi marcada e, desta vez, Deiveson finalizou o rival com um mata-leão no primeiro round. A vitória não só destacou a ameaça que o novo campeão representava para a divisão, mas também evidenciou uma nova geração dominante no peso-mosca.

Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo (UFC 263)

Brandon Moreno e Deiveson Figueiredo venceram lutas em novembro de 2021 no UFC 255 e se enfrentaram em uma disputa de título no UFC 256, resultando em um empate devido a uma dedução de ponto para o campeão. Eles se encontraram novamente no UFC 263, onde o mexicano dominou a luta, superou o campeão e finalizou o brasileiro com um mata-leão no terceiro round, tornando-se o primeiro campeão nascido no México no UFC.

Brandon Moreno x Deiveson Figueiredo (UFC 283)

Deiveson recuperou o título com uma vitória por decisão unânime no UFC 270, empatando o histórico de lutas entre ele e Moreno em uma vitória, uma derrota e um empate, exigindo uma quarta luta. Similar ao segundo combate, vencido por Moreno, ele foi o lutador mais rápido e preciso desde o início. No terceiro round, um golpe forte fez o olho do brasileiro inchar quase instantaneamente. O médico examinou Deiveson após o round e ele foi considerado incapaz de continuar, encerrando a luta e a série de maneira um tanto anticlimática.

Alexandre Pantoja x Brandon Moreno (UFC 290)

Alexandre Pantoja golpeia Brandon Moreno no UFC 290. (Foto por Steve Marcus/Getty Images)

Alexandre Pantoja golpeia Brandon Moreno no UFC 290. (Foto por Steve Marcus/Getty Images)


Na última disputa pelo título peso-mosca, em julho, Alexandre Pantoja venceu Brandon Moreno por decisão dividida e conquistou o cinturão, com placares de 48-47 a seu favor em duas vezes, enquanto um juiz viu o confronto 49-46 para o mexicano. A disputa foi estratégica e tensa entre dois dos melhores lutadores da divisão e não seria surpreendente se eles se enfrentassem novamente em uma disputa pelo título no futuro.

O UFC 296: Edwards x Covington foi um evento realizado em 16 de dezembro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.