Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10 - As lutas de 2014

Confira nossa lista com as 10 melhores lutas 2014... E algumas menções honrosas


2014 trouxe mais que uma parcela de emoção, e quando se trata de melhores lutas do ano, aqui estão as 10 mais memoráveis…

10 – Cathal Pendred vs. Mike King
Você terá que voltar atrás e assistir novamente Cathal Pendred vs Mike King e contar quantas vezes o irlandês Pendred foi quase derrotado no primeiro round, antes de voltar bem ao segundo round e terminar a luta, colocando King para dormir com um mata-leão. Foi com certeza uma das melhores superações dentro do octógono.

9 – Dan Henderson vs. Maurício “Shogun” Rua II
Não havia como Dan Henderson e Maurício “Shogun” Rua superarem sua primeira luta em 2011, que é considerada uma das melhores lutas de MMA de todos os tempos. Mas eles certamente tentaram em março, com uma luta menos frenética porém mais dramática, onde “Hendo” ficou para trás cedo, mas terminou acertando um grande soco no terceiro round, que lhe rendeu os bônus de Performance da Noite e Luta da Noite.

8 – T.J. Dillashaw vs. Renan Barao
Existem vitórias em lutas de títulos, e aí tem a vitória de TJ Dillashaw sobre Renan Barão no UFC 173 em 24 de maio. Em uma das grandes performances na história do MMA, o azarão californiano atuou como um mestre contra o brasileiro Renan Barão, um lutador que entrava naquela noite com uma sequencia de 35 vitórias consecutivas. Mas isso não importava para Dillashaw, e ele fez tudo certo, saindo na frente na pontuação e não relaxando, engrenando mais uma marcha no quinto round e derrotando Barão para vencer o título dos pesos-galo do UFC.

7 - Robbie Lawler vs. Matt Brown
Quando a luta entre Robbie Lawler e Matt Brown na divisão dos meio-médios foi anunciada, o mundo das lutas agradeceu. E não deixou a desejar, durante cinco rounds duas das figuras mais intimidantes do esporte se encararam e atreveram-se a levar seus melhores golpes. Lawler, que acabou vencendo o título meio-médio do UFC alguns meses depois, contou depois da vitória. “Ele (Brown) me encarou de igual para igual e não muitos caras fariam isso.”

6 - Chris Weidman vs. Lyoto Machida
Nos primeiros rounds da luta principal do UFC 175 entre o campeão peso-médio Chris Weidman e o desafiante Lyoto Machida, eu pensei “essa luta é dramática, mas eu não sei se assistiria novamente.” E a partir do terceiro round, a ação superou o drama, e Machida acelerou o ritmo para acabar com Weidman, enquanto o campeão se manteve na luta e jogou seus próprios golpes à caminho de uma decisão acirrada, porém unânime, a sorte estava lançada: eu com certeza assistiria essa novamente.

5 - Jamie Varner vs. Abel Trujillo
Depois um card preliminar do UFC 169 pouco emocionante, os pesos-leves Abel Trujillo e Jamie Varner recuperaram tudo em sete minutos e 32 segundos na primeira luta do card principal em um duelo acirrado por um round e meio antes que Trujillo acabou com um nocaute no segundo round. Com cada lutador revezando grandes golpes, era claro que essa luta não iria até o fim, mas quando parecei que Varner estava próximo de uma vitória, uma mão direita certeira derrubou o ex-campeão do WEC de cara no solo, terminando a luta.

4 - Matt Brown vs. Erick Silva
Quando o assunto é intensidade, poucos competidores são como Matt Brown, e quando se une ao fato de lutar em frente de seus amigos e família em Cincinnati no dia 10 de maio, ficou claro que ninguém - nem Erick Silva - iria vencer “O Imortal” na luta principal do UFC Fight Night. Brown teve que sobreviver alguns momentos perigosos graças aos golpes de Silva no corpo e jogo de chão, mas quando ficaram de pé, foi cem por cento de intensidade até que parasse seu adversário com 2:11 no terceiro round.

3 – Junior Dos Santos vs. Stipe Miocic
Como você pode ler em seu perfil do UFC.com na próxima semana, Shawn Jordan discute algo conhecido como “a coisa peso-pesado.” Essa “coisa” é que quando você coloca homens de 104kg a 113kg no octógono com luvas de quatro onças, um golpe pode acabar com tudo em um instante. Junior dos Santos e Stipe Miocic tem esse tipo de poder, porém, por mais que tenham tomado um grande número de golpes um do outro por 25 minutos, estes dois permaneceram em pé, nos deixando com um clássico instantâneo (Dos Santos venceu por decisão) que provou novamente porque todos amam os pesos-pesados.

2 – Jose Aldo vs. Chad Mendes II
Depois de ser nocauteado no primeiro round em sua primeira luta pelo título contra José Aldo em 2012, Chad Mendes teve um longo caminho para voltar ao topo da categoria e disputar o título dos pesos-pena, e ele fez exatamente isso, vencendo cinco lutas consecutivas para ter uma revanche com Aldo no Brasil no dia 25 de outubro. Mas ele não era o mesmo lutador, e essa certamente não seria a mesma luta. Desta vez, foi uma guerra, 25 minutos, e por mais que Aldo tenha defendido seu cinturão mais uma vez, o brasileiro sabia que estava em um duelo acirrado.

1 - Johny Hendricks vs. Robbie Lawler I
A frustração da derrota de Johny Hendricks em novembro de 2013 para Georges St-Pierre só acabou com o anuncio de sua vitória em 15 de março, quando derrotou Robbie Lawler para tornar-se o novo campeão peo meio-médio do UFC em um clássico de cinco rounds. A categoria de 77kg tinha um novo rei, alguém que muitos acreditavam que deveria ter carregado o cinturão após sua derrota controversa por divisão dividida para GSP, que mais tarde deixou o cinturão vago. Mas se você perguntar a Hendricks, ele com certeza dirá que valeu a pena esperar para ter o cinturão.

MENÇÃO HONROSA: Yoel Romero-Tim Kennedy, Tarec Saffiedine-Hyun-Gyu Lim, Tyron Woodley-Carlos Condit, Donald Cerrone-Jim Miller, Thiago Alves-Seth Baczynski, Takanori Gomi-Isaac Vallie-Flagg, Dustin Poirier-Akira Corassani, Donald Cerrone-Eddie Alvarez, Kyung Ho Kang-Michinori Tanaka, Paige VanZant-Kailin Curran