Pular para o conteúdo principal
UFC featherweight champion Alexander Volkanovski is seen on stage during the UFC 2024 seasonal press conference at MGM Grand Garden Arena on December 15, 2023 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Cooper Neill/Zuffa LLC)
Listas

Top 10 Lutas do Mês | Fevereiro 2024

Confira uma lista com os melhores duelos que acontecerão no Octógono no segundo mês do ano

Com dois novos campeões coroados no início de 2024, janeiro vem chegando ao fim e estamos nos aproximando de fevereiro, com quatro eventos programados para o mês. Os fãs de MMA poderão acompanhar uma aguardada disputa de cinturão, combates que prometem movimentar o ranking das categorias e muitos brasileiros compondo os cards preliminares e principais. 

UFC Vegas 85: Dolidze x Imavov (3 de fevereiro) 

Roman Dolidze x Nassourdine Imavov

A luta principal do primeiro card do mês colocará frente a frente os atuais 8° e 11° colocados do peso-médio, com ambos buscando voltar ao caminho das vitórias no Octógono. Roman Dolidze teve sua sequência de quatro triunfos consecutivos encerrada por Marvin Vettori, enquanto Nassourdine Imavov vem de uma luta sem resultado diante de Chris Curtis. Na ocasião, ambos chocaram as cabeças na metade do 2° round após uma troca de golpes e o norte-americano não conseguiu regressar ao combate. 

Será um duelo de grande impacto na categoria e promete levantar o público presente no UFC Apex, em Las Vegas. É uma luta equilibrada, com ambos possuindo poder de nocaute e qualidade técnica de sobra em pé. Quem vencer estará muito próximo do Top 5 da divisão. 

Roman Dolidze comemora a vitória no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Roman Dolidze comemora a vitória no UFC Orlando. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


 

Renato “Moicano” Carneiro x Drew Dober 

A luta co-principal do UFC Vegas 85 também promete ser impactante. Em verdadeiro combate de estilos, Renato “Moicano” enfrenta Drew Dober pelo peso-leve. O brasileiro busca sua segunda vitória consecutiva depois de finalizar Brad Riddell, ainda no round inicial, no UFC 281, realizado em 2022, em Nova York. 

Já o norte-americano está determinado a manter sua ótima fase na carreira. São quatro triunfos por nocaute em suas últimas cinco lutas, adicionando nomes como de Rick Glenn e Bobby Green em seu cartel neste período. 

Qual veterano irá progredir no peso-leve? 

 

UFC Vegas 86: Hermansson x Pyfer (10 de fevereiro) 

Jack Hermansson x Joe Pyfer 

Você pode até não achar o duelo entre Jack Hermansson e Joe Pyfer muito chamativo à primeira vista, mas esses pesos-médios estão prontos para mostrar na luta principal do UFC Vegas 86 que são merecedores de sua atenção, principalmente se você gosta de técnica, poder de nocaute e resiliência dentro do Octógono. 

Hermansson é um dos atletas mais experientes da divisão, porém não vive a melhor fase na carreira. O sueco, que ocupa atualmente a 10ª colocação da categoria até 83,9Kg e vem de quatro derrotas nos últimos sete duelos. O mais recente revés do sueco foi o nocaute sofrido contra Roman Dolidze, no segundo round. 

Já Pyfer vive sua melhor fase dentro do Octógono. São três triunfos pela via rápida no UFC, incluindo um nocaute no round inicial sobre Gerald Meerschaert e uma finalização dominante em Abdul Razak Alhassan. 

Será que teremos cara nova no Top 10 do peso-médio? 

 

UFC 298: Volkanovski x Topuria (17 de fevereiro)    

Alexander Volkanovski x Ilia Topuria 

Em um dos confrontos mais aguardados pelos fãs de MMA neste ano, Alexander Volkanovski e Ilia Topuria irão resolver sua rivalidade no dia 17 de fevereiro, quando realizam a luta principal do UFC 298, em Anaheim, Califórnia.  

Dono do oitavo reinado mais longo da história do UFC e ostentando o cinturão do peso-pena por mais de 1500 dias, Volkanovski busca apagar a lembrança de seu último revés, quando foi nocauteado por Islam Makhachev ainda nos cinco minutos iniciais, pelo cinturão dos pesos-leves. 

De volta à sua divisão de origem, o australiano se tornou um dos campeões mais dominantes da organização, vencendo praticamente toda a elite do peso-pena, mas pela primeira vez enfrentará um rival oito anos mais jovem no Octógono. 

O georgiano, por sua vez, nunca sentiu o gosto da derrota em sua carreira. São 14 vitórias, sendo 12 delas pela via rápida. Topuria possui um estilo único, com poder de nocaute, resiliência e qualidade técnica de sobra no chão. 

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria se encaram durante a Coletiva de Imprensa Especial no fim de 2023. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexander Volkanovski e Ilia Topuria se encaram durante a Coletiva de Imprensa Especial no fim de 2023. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


 

Robert Whittaker x Paulo “Borrachinha” 

Mais uma luta do UFC 298 promete pegar fogo e colocará frente a frente dois dos melhores pesos-médios do mundo. O atual 3°colocado, Robert Whittaker enfrenta Paulo “Borrachinha”, que ocupa o 6° lugar no ranking. 

O duelo entre os atletas já poderia ter acontecido. Em 2021, a organização anunciou o confronto entre o brasileiro e o australiano, mas o mineiro ficou impossibilitado de atuar por conta de uma gripe severa. 

Whittaker é ex-campeão da categoria e já enfrentou toda a elite da divisão até 83,9Kg. O karateca já venceu Yoel Romero (2x), Marvin Vettori, Jared Cannonier, Darren Till e busca retomar ao caminho das vitórias. Ele vem de derrota para o atual campeão, Dricus du Plessis. 

“Borrachinha”, por outro lado, venceu seu último compromisso, batendo o ex-campeão Luke Rockhold na decisão dos juízes, em agosto de 2022. O brasileiro é um dos atletas mais explosivos e empolgantes da categoria, levando já quatro bônus por desempenho desde que chegou à organização, em 2017. 

Podemos ter 15 minutos memoráveis nesta luta. 

 

Geoff Neal x Ian Machado Garry 

A jovem promessa Ian Machado Garry está pronta para entrar mais uma vez em ação no Octógono. O irlandês fará parte do brilhante card principal do UFC 298, onde medirá forças com Geoff Neal.  

Garry é um dos maiores prospectos de todo o plantel do UFC. Com estilo único, mesclando precisão e poder de nocaute, o irlandês promete fazer ainda mais barulho no peso meio-médio. O representante da Chute Boxe - Diego Lima está invicto em 14 lutas profissionais de MMA, sendo sete vitórias por nocaute.  

A jovem estrela, no entanto, não terá vida fácil no dia 17 de fevereiro. Neal ocupa a 8ª colocação no ranking da divisão até 77,1Kg, sendo um casamento difícil para o irlandês. O norte-americano possui base sólida, tem um poder de nocaute avassalador para a divisão e possui mais experiência dentro do Octógono. 

Será que o irlandês passa por esse desafio? 

Ian Machado Garry golpeia Neil Magny com um chute alto no UFC 292. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)

Ian Machado Garry golpeia Neil Magny com um chute alto no UFC 292. (Foto por Cooper Neil/Zuffa LLC)


 

Merab Dvalishvili x Henry Cejudo 

Mais um ex-campeão do UFC estará presente no card principal do UFC 298. Henry Cejudo medirá forças contra Merab Dvalishvili e o vencedor deste duelo estará muito próximo de ser o desafiante número um ao cinturão peso-galo. 

Cejudo deixou o título da categoria vago após nocautear Dominick Cruz, no segundo round, em 2020. Em seu retorno, três anos depois, o medalhista olímpico acabou sendo derrotado por Aljamain Sterling na decisão dos juízes. 

Dvalishvili, por outro lado, possui atualmente a maior sequência de vitórias da divisão (9), e superou nomes como Marlon Moraes, José Aldo e Petr Yan.   

O embate promete ser eletrizante e definido nos mínimos detalhes. Ambos possuem como estilo principal o wrestling, resistência física acima da média e poder de fogo nas mãos.  

 

Amanda Lemos x Mackenzie Dern 

Em um duelo verde e amarelo, Amanda Lemos e Mackenzie Dern vão movimentar o peso-palha do UFC em um combate de estilos. Será a trocação poderosa de Lemos contra o jiu-jítsu refinado de Dern. 

Vale lembrar que Lemos enfrentaria Tatiana Suarez no evento, mas a norte-americana teve que se retirar do duelo após uma lesão. 

“Amandinha” é uma das mulheres com maior poder nas mãos dentro da organização, com oito nocautes na carreira profissional. Em seu último compromisso, a brasileira acabou derrotada pela atual campeã da categoria, Zhang Weili, na decisão dos juízes.  

Mackenzie Dern vive fase semelhante à rival. A campeã mundial de jiu-jítsu perdeu para a compatriota Jéssica Andrade e busca retomar o caminho das vitórias no UFC 298. Mackenzie é conhecida por sua excelência em finalizações, na capacidade de dominar as rivais no clinch e também nas transições no solo. 

Qual brasileira sairá com a mão levantada? 

 

UFC México: Moreno x Royval II (24 de fevereiro) 

Brandon Moreno x Brandon Royval II 

A luta principal do último card do mês de fevereiro será realizada na capital mexicana e contará com uma revanche imperdível. O lutador da casa, Brandon Moreno, e o norte-americano, Brandon Royval, medirão forças pela primeira colocação do peso-mosca. A rivalidade entre ambos surgiu após Moreno nocautear o Royval no 1° round no UFC 255, em novembro de 2020.  

De lá para cá, muita coisa mudou. Royval perdeu para Alexandre Pantoja na sequência, mas em seguida conquistou três vitórias consecutivas até sua luta mais recente, quando saiu derrotado novamente para Pantoja -  desta vez pelo título da divisão. Neste período, Moreno realizou seis lutas pelo cinturão e o conquistou em três oportunidades, sendo duas vezes de forma linear diante de Deiveson Figueiredo. 

O combate promete ser disputado e aguerrido, sendo definido nos mínimos detalhes. Ambos são bons pugilistas, com ótimo domínio no solo e resiliência de sobra. Quem vencer estará muito próximo de uma nova oportunidade pelo título da categoria. 

Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Brandon Moreno em sua entrada para a luta contra Alexandre Pantoja no UFC 290. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


 

Yair Rodriguez x Brian Ortega 

O fã que aprecia golpes plásticos, movimentos mirabolantes e empenho no mais alto nível não pode deixar de acompanhar a luta co-principal do UFC México, na outra revanche da noite. A luta entre Yair Rodriguez e Brian Ortega, respectivamente 2° e 4° colocados do peso-pena, promete encerrar a lista do mês de fevereiro no mais alto nível técnico. 

No primeiro encontro, o duelo foi disputado majoritariamente em pé, com muita troca de clinch. Ortega buscava dominar o centro do Octógono, enquanto Rodriguez pontuava de maneira mais precisa com os golpes em linha. Todavia, o desfecho não ocorreu como nós esperávamos. Em uma posição no solo, Ortega rompeu o ligamento do ombro, forçando o árbitro a encerrar o duelo. Esta será a primeira vez que o peso-pena lutará após a lesão.

Rodriguez é um lutador imprevisível e possui um estilo único, que propõe uma ótima métrica de distância, com fluidez dentro do Octógono e precisão nos golpes. Em sua luta mais recente, o mexicano enfrentou o atual campeão, Alexander Volkanvski, em uma luta valendo a unificação do cinturão peso-pena, mas acabou perdendo por nocaute técnico.

Será que teremos um resultado diferente desta vez?