Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10 - As melhores disputas de cinturão da história dos meio-pesados

Selecionamos algumas das melhores batalhas pela coroa até 93kg

Na luta principal do UFC 210, em 8 de abril, Daniel Cormier e Anthony Johnson se enfrentam novamente com o título dos meio-pesados em jogo. A revanche já é intrigante por si só, mas quando você considera a possibilidade de DC x Rumble II ganhar um lugar entre as melhores disputas de cinturão da história da categoria, as apostas são ainda mais altas para os dois atletas ávidos para marcar seus nomes no mundo do MMA.

Confira as dez melhores disputas de título do meio-pesado do UFC.

Assine o Combate e não perca nenhuma edição do UFC!

1999
Frank Shamrock x Tito Ortiz

Uma das lutas mais memoráveis ​​dos primeiros dias do UFC e, aos olhos de muitos, uma das melhores da era pré-Zuffa, Tito Ortiz e Frank Shamrock travaram uma guerra de três rounds na qual era seguro dizer que qualquer homem tinha um boa chance de vencer a qualquer momento. Mas no quarto round, Ortiz foi perdendo força e seu condicionamento o traiu, e assim Shamrock atacou, defendendo com êxito seu título pela quarta vez naquela que foi sua luta final no UFC. Ortiz aprendeu uma lição valiosa naquele dia, e nunca mais o condicionamento seria um problema para "The Huntington Beach Bad Boy", que adotou uma filosofia Espartana quando se tratava de se preparar para uma luta.

2002
Tito Ortiz x Ken Shamrock I

Embora Tito Ortiz já estivesse firme em seu posto de campeão, o retorno de Ken Shamrock ao UFC trouxe toda uma nova legião de fãs de luta para o que foi, até então, o maior evento da história do Ultimate Fighting Championship. E o que esses novos fãs viram foi uma surra de Ortiz, que se tornou, sem dúvida, o garoto-propaganda indiscutível do UFC naquela noite. Mais duas lutas seguiriam com Shamrock, com resultados ainda mais decisivos, já que Ortiz venceu todas no primeiro round.

2005
Randy Couture x Chuck Liddell I

Depois de sofrer derrotas seguidas no peso-pesado, contra os muito maiores Ricco Rodriguez e Josh Barnett, a descida de Randy Couture para os 93kg foi vista como um movimento de desespero para salvar sua carreira. Enfrentar o temido Chuck Liddell em sua primeira luta dos meio-pesados ​​só serviria para acelerar a queda de Couture. Mas a única pessoa que não duvidava de Couture era ele mesmo, e ele não só bateu Liddell como o deteve no terceiro round e começou o segundo ato de uma das carreiras mais incríveis do MMA.

2006
Chuck Liddell x Randy Couture II

Por quase dois anos, Chuck Liddell esperou pacientemente por uma chance de vingar sua derrota para Randy Couture. Em abril de 2005, ele conseguiu, e com sua famosa mão direita, exorcizou seus demônios com um nocaute espetacular no "The Natural" e ganhou o cinturão do meio-pesado do UFC.


2006

Chuck Liddell x Tito Ortiz II

Apesar da natureza unilateral do primeiro combate entre Chuck Liddell e Tito Ortiz, no momento em que a revanche foi assinada, todo o mundo MMA estava ansioso para ver se Ortiz poderia reverter o resultado na segunda vez. Ele não pôde, mas na derrota Ortiz mostrou uma tonelada de coração. O duelo chegou ao terceiro assalto, mas a capacidade de Liddell de manter o rival no final de seus golpes impossibilitou que Ortiz implementasse seu plano de jogo.

2007
Quinton Jackson x Dan Henderson

Claro, Quinton "Rampage" Jackson era engraçado, um representante carismático do esporte, e tinha o estilo explosivo para dar uma boa luta a qualquer um. Mas se fosse colocado de costas no chão por um lutador como Dan Henderson, tivesse de sobreviver à perigosa mão direita do rival, ou acabasse forçado a fazer uma briga de cinco rounds, como o novo rei dos 93kg se comportaria? Resposta: ele passaria em todos os testes com louvor, mostrando novas habilidades em uma batalha de 25 minutos com Henderson (o último campeão do PRIDE), tornando-se o primeiro lutador da história a unificar os cinturões com uma vitória por decisão unânime.

2008
Forrest Griffin x Quinton Jackson

Essa luta foi tudo o que se espera para uma disputa de cinturão. Por cinco rounds, Forrest Griffin e Quinton Jackson lutaram como se mais do que o cinturão estivesse em jogo. Knockdowns, impasses táticos, golpes de sacudir os ossos, tentativas de finalização e drama, essa batalha teve de tudo. E embora a decisão tenha sido um pouco contestada, é fato de que o duelo foi disputado e poderia ter ido para qualquer um. Griffin não precisava se explicar por vencer, e Jackson não precisava se culpar por perder. Ambos deixaram o esporte orgulhoso naquela noite.

Card completo do UFC 210 | Confira o calendário 2017 do UFC

2009
Lyoto Machida x Rashad Evans

"O karatê está de volta", disse Lyoto Machida segundos depois de destronar Rashad Evans, e ninguém ousou discordar após uma performance tecnicamente impecável que encerrou com uma sequência que foi - para usar a frase de Joe Rogan - um balé de violência. Em 19 lutas profissionais, ninguém havia visto Rashad daquela maneira, mas Machida, o quebra-cabeça mais complexo do MMA, conseguiu o que queria com suas habituais calma e precisão. Foi praticamente um seminário do novo campeão.

2013
Jon Jones x Alexander Gustafsson

Prestes a definir um novo recorde de defesas consecutivas de título no meio-pesado, Jon "Bones" Jones parecia ser imbatível no octógono. Mas contra o sueco Alexander Gustafsson, ele encontrou um rival digno. Por cinco rounds no UFC 165, em 21 de setembro de 2013, os atletas batalharam de igual para igual, com Jones correndo sério perigo de perder a coroa até que uma movimentação final lhe permitiu escapar com uma decisão - e o título.


2015
Daniel Cormier x Alexander Gustafsson

Não é este o legado que Alexander Gustafsson quer para si, e ele certamente fará o que estiver ao seu alcance para um dia ser dono de um cinturão do UFC. Mas, por enquanto, ele nunca deve se culpar por fazer parte daquelas que provavelmente são as maiores disputas de título da história do meio-pesado. É claro que o sueco saiu derrotado em ambas, primeiro contra Jones em 2013, e em outubro de 2015 contra Daniel Cormier, mas que lutas! Ávido para provar que o cinturão vago que conquistou contra Anthony Johnson era válido, Cormier adentrou as profundezas onde apenas os lutadores de verdade estão dispostos a ir. Depois de sobreviver aos ataques de Gustafsson, DC teve desferiu seu próprio ataque furioso, saiu com a vitória por decisão dividida e silenciou todos os críticos. 

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC