Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10: Melhores estreantes de 2016

Relembre quem chegou ao octógono deixando sua marca ao longo do último ano

Chegamos naquela época do ano e, se a evolução do UFC em 2016 provou algo, foi que definir os melhores lutadores e lutas em listas de dez está ficando cada vez mais difícil. Apesar de ainda termos mais um evento este ano, vamos começar a distribuir as premiações de forma antecipada, dando aos participantes do UFC 207, no dia 30 de dezembro, um incentivo a mais para fazer o UFC.com.br ter que atualizar seus prêmios na primeira semana de 2017.
Sem mais delongas, aqui estão os melhores estreantes do ano. Os requisitos são simples: o lutador tem que ter feito sua estreia no UFC em 2016, e feito mais de uma luta no ano.
1 - Mickey Gall

Você pode olhar para a campanha de 3-0 de Mickey Gall no UFC e dizer, “Ok, o cara venceu dois caras - Mike Jackson e CM Punk - que nunca haviam lutado antes em suas duas primeiras lutas”. Tudo bem, mas Gall - que chegou ao UFC com um cartel de 1-0 - passou por Jackson e Punk no primeiro round. E a luta contra Punk foi assistida pelo mundo inteiro. Então, ele chegou no último sábado e finalizou o mais experiente Sage Northcutt no segundo round. Novamente, com o mundo todo assistindo. Se Gall ainda não é um atleta pronto, ele tem tudo para começar a se tornar em 2017.
2 - Cris Cyborg

Como escrevi nos prêmios do primeiro semestre, é quase injusto colocar a campeã peso-pena do Invicta na lista, porque ela tem sido dominante há muitos anos. Mas regras são regras, e a mulher que é, possivelmente, a maior lutadora do planeta, fez sua estreia no octógono em 2016, atropelando Leslie Smith no UFC 198, em maio, antes de encerrar o ano com um nocaute no segundo round sobre Lina Lansberg em setembro. Com o UFC criando a categoria peso-pena feminina, 2017 deve ser um ano interessante para a brasileira.
3 - Lando Vannata

O que podemos dizer sobre Lando Vannata que ainda não foi dito? Ele chegou entrando de última hora em uma luta contra Tony Ferguson, quase nocauteou um dos melhores pesos-leves da organização e, apesar de ter sido derrotado, foi premiado com bônus de Luta da Noite. Em sua segunda luta, ele nocauteou John Makdessi com um chute que estará na lista de Nocautes do Ano. Isso vale um lugar aqui, vocês não acham?
4 - Randy Brown
Randy Brown teve um primeiro ano interessante no UFC. Descoberto no reality “Lookin’ for a Fight” por Dana White, Brown chegou ao octógono cercado de expectativa, e apesar de ter vencido sua primeira luta contra Matt Dwyer, ele foi derrotado por Michael Graves na segunda. Tem sido uma montanha russa para Brown, que se recuperou com vitórias sobre Erick Montano e Brian Camozzi, se consolidando como um legítimo prospecto meio-médio.
5 - Brandon Moreno
A pessoa mais feliz no plantel do UFC também é uma das principais promessas entre os pesos-mosca. O mexicano Brandon Moreno impressionou na 24ª temporada do The Ultimate Fighter, depois aceitou uma luta de última hora contra o ranqueado Louis Smolka e venceu, fazendo ainda a melhor comemoração pós-luta do ano. O “Bebê Assassino” finalizou 2016 com nova vitória sobre Ryan Benoit.
6 - Marc Diakiese

A Europa introduziu muitos lutadores de qualidade ao UFC em 2017, mas um dos que apresenta o maior potencial é o britânico Marc Diakiese, de 23 anos. Invicto como profissional, Diakiese venceu Lukasz Sajewski em sua estreia, em outubro, e na sequência passou por Frankie Perez no dia 9 de dezembro, se tornando um lutador para observarmos no próximo ano na divisão peso-leve.
7 - Justin Ledet
Um dos prospectos que chegou com menos badalação, Justin Ledet não será mais uma surpresa em 2017, especialmente em uma divisão dos pesos-pesados faminta por sangue novo. Ledet demonstrou uma trocação afiada em sua estreia vitoriosa sobre Chase Sherman, mas quando achamos que o havíamos desvendado, ele mostrou seu jogo de chão finalizando Mark Godbeer. Qual o próximo passo para “El Blanco”? Fique ligado no ano que vem para descobrir.
8 - Josh Emmett
Josh Emmett pode não ter recebido a mesma atenção que alguns de seus parceiros de Team Alpha Male, mas em suas duas vitórias no UFC sobre Jon Tuck e Scott Holtzman, o invicto peso-leve mostrou garra e vontade de realizar lutas empolgantes que provavelmente mudarão sua situação nos próximos meses. De forma simples, quando Emmett está no card, você vai querer assistir a luta.
9 - Andrew Sanchez

Lutador respeitado no circuito regional, Andrew Sanchez conquistou um lugar no UFC ao vencer a 23ª temporada do The Ultimate Fighter. E apesar de ele não ter exatamente empolgado os fãs com sua primeira vitória sobre Khalil Rountree, seu retorno ao peso-médio contra Trevor Smith foi muito mais representativo das habilidades que ele traz à divisão.
10 - Mike Perry
Mike Perry poderia ter sido colocado em uma posição muito acima nesta lista se tivesse vencido Alan Jouban no último sábado em Sacramento, mas Jouban mostrou ótima estratégia e alguns truques de veterano para dar a Perry sua primeira vitória profissional. Antes disso, Perry construiu seu nome com nocautes sobre Hyun Gyu Lim e Danny Roberts, e, se tirar as lições certas da luta contra Jouban, será uma ameaça ainda maior quando retornar no próximo ano.
Menções honrosas: Will Brooks, Damien Brown, Katlyn Chookagian, Matthew Lopez, Alex Morono
Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC