Pular para o conteúdo principal
Jon Jones comemora após a vitória sobre Ciryl Gane no UFC 285, em março de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Especiais

Top 10: As melhores finalizações de 2023

Veja quais foram os lutadores de destaque no Octógono neste ano quando o assunto é brilhar ao finalizar um rival

Quais foram as melhores finalizações no Octógono em 2023? Continue lendo para descobrir, pois a temporada de prêmios não oficiais do UFC.com está começando.

Assine o UFC Fight Pass com 50% de desconto no plano anual

1 - Alexa Grasso x Valentina Shevchenko 1

Alexa Grasso finaliza Valentina Shevchenko no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)

Alexa Grasso finaliza Valentina Shevchenko no UFC 285. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)


Alexa Grasso teve uma finalização com gostinho de cinturão! A desafiante mexicana aproveitou um erro tático de Valentina Shevchenko no quarto round para dar números finais com um mata-leão. Foi uma luta ultracompetitiva, com Grasso surpreendendo Shevchenko no primeiro round ao lutar na posição de canhota. Apesar da estratégia de grappling da campeã, Grasso se manteve focada e aproveitou as oportunidades para sair com o título do peso-mosca.

2 - Da’Mon Blackshear x Jose Johnson 

Da’Mon Blackshear conseguiu sua segunda vitória consecutiva por finalização - e apenas o terceiro twister na história do UFC. Dominando desde o início, Blackshear demonstrou suas habilidades de grappling e aproveitou um erro estratégico de Johnson para finalizá-lo. 

3 - Shavkat Rakhmonov x Geoff Neal 

Shavkat Rakhmonov conquistou sua quinta vitória consecutiva no UFC e 17ª vitória seguida em uma luta competitiva e desafiadora contra Geoff Neal. Após momentos tensos, Rakhmonov conseguiu aplicar um mata-leão no final do terceiro round e se sacramentou como um lutador na elite do peso meio-médio.

4 - Jon Jones x Ciryl Gane 

Jon Jones solta Ciryl Gane após finalizá-lo na luta principal do UFC 285, em março de 2023 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Jon Jones solta Ciryl Gane após finalizá-lo na luta principal do UFC 285, em março de 2023. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Jon Jones se tornou o novo campeão peso-pesado do UFC em pouco mais de um minuto de luta, finalizando Ciryl Gane com um mata-leão. Após três anos afastado, Jones precisou de menos de um round para reivindicar o título e estender sua sequência de vitórias. 

5 - Ariane Lipski x Casey O’Neill 

Ariane Lipski garantiu sua terceira vitória consecutiva ao finalizar Casey O’Neill com uma chave de braço no UFC 296. Após um começo instável em sua carreira no UFC, Lipski fechou o ano com uma vitória surpreendente e agora figura no ranking do peso-mosca. 

6 - Erin Blanchfield x Jessica Andrade 

Erin Blanchfield entrou na disputa pelo título na categoria peso-mosca ao finalizar Jessica Andrade no início do segundo round da luta principal do UFC Vegas 69. A promissora lutadora derrotou a ex-campeã com um mata-leão preciso e solidificou sua posição na divisão dos moscas. 

7 - Yair Rodriguez x Josh Emmett 

Yair Rodriguez teve uma performance impressionante ao finalizar Josh Emmett no segundo round e conquistar o cinturão interino do peso-pena no UFC 284. Em uma luta de alto nível, Rodriguez mostrou sua versatilidade e poder de nocaute, mas foi com um triângulo que ele deu números finais ao combate. 

8 - Diego Lopes x Gavin Tucker 

Diego Lopes finaliza Gavin Tucker no UFC Nashville. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Diego Lopes finaliza Gavin Tucker no UFC Nashville. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Diego Lopes demonstrou seu talento com uma finalização incrível contra Gavin Tucker no UFC Nashville. Após uma luta equilibrada, Lopes encaixou um triângulo em Tucker, que não teve opção a não ser bater em desistência. 

9 - Rinat Fakhretdinov x Kevin Lee 

Rinat Fakretdinov deixou sua marca ao finalizar Kevin Lee com menos de um minuto de luta. O russo acertou um impressionante golpe de direita seguido de um estrangulamento, deixando Lee inconsciente.

10 - Gillian Robertson x Piera Rodriguez 

Gillian Robertson teve uma estreia impressionante na categoria peso-palha do UFC derrotando Piera Rodriguez com um desempenho dominante no solo, garantindo assim sua nona vitória por finalização.