Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10: as melhores lutas de fevereiro

 


Um mês se foi, faltam 11.
O primeiro mês de 2015 nos entregou uma tonelada de ações emocionantes dentro do octógono. Passando por um nocaute com um soco rodado dado por Paul Felder em Danny Castillo, todas as coisas de Conor McGregor, chegando até Anthony Johnson silenciando a Tele 2 Arena em Estocolmo e um card convincente no UFC 183, janeiro foi repleto de coisas fantásticas e não temos previsão das coisas irem mais devagar em fevereiro.
- Assine o Canal Combate e assista a todas as edições do UFC
Este é o “The 10”, nosso olhar sobre o que terá de melhor no octógono no próximo mês.
- Viaje com o Hotel Urbano e assista ao UFC de perto
UFC Fight Night: Henderson vs. Thatch (14 de fevereiro, em Broomfield, Colorado)
Ray Borg vs. Chris Kelades
O card principal do primeiro evento do mês chega com tudo com uma dupla de pesos-moscas que está lutando sem muita atenção em cima, mas que podem se tornar grandes nomes no final do ano.
Kelades fez sua estreia no UFC com apenas cinco dias de aviso, fazendo um grande esforço se tornar uma vitória sobre Paddy Holohan em Nova Scotia, sua província natal, em outubro de 2014. O atleta de 33 anos não apenas conseguiu uma vitória impressionante, mas ganhou um cheque pelo bônus de Luta da Noite também. Agora, pronto para sua segunda luta, ele terá que fazer um esforço semelhante contra o “Assassino Grego” para entrar no ranking da categoria.
Assim como Kelades, Borg fez sua estreia faltando pouco tempo, saindo de uma vitória no circuito regional para o octógono apenas duas semanas depois, colocando no limite o produto da Roufusport, Dustin Ortiz, em abril. Apesar de não ter tido seu braço levantado na decisão dividida, o lutador da Fit NHB impressionou e mostrou definitivamente que ele é alguém que devemos ficar de olho na divisão, após finalizar Shane Howell no primeiro round, dois meses depois.
A divisão dos moscas está aberta e o vencedor deve dar um grande passo dentro da competição. Se os dois homens puderem fazer uma grande luta, ambos podem percorrer um grande caminho nos moscas antes de 2015 acabar.
Neil Magny vs. Kiichi Kunimoto 
Quando você ganha cinco lutas consecutivas dentro de um ano, sua sexta luta entra nesta lista, com certeza.
Magny passou de um lutador cru saindo do TUF 16 para uma figura intrigante à espreita de subir algumas posições nos meio-médios. Esse lutador de 27 anos do Grudge Training Center começou a jogar em seus pontos fortes, usando seu comprimento para frustrar adversários com seu jogo em pé de bater e se movimentar, além de sua resistência enorme, o que lhe fez vencer lutas em fevereiro, maio, junho, agosto e outubro.
Enquanto isso, Kunimoto teve três vitórias consecutivas de maneira estranha, vencendo sua primeira no UFC por desqualificação, antes de finalizar Daniel Sarafian no UFC 174, e saindo de uma decisão dividida sobre Richard Walsh em setembro. Com as três vitórias em 2014, o veterano japonês conseguiu sete triunfos consecutivos ao todo.
A boa fase de alguém irá acabar, e julgando pela habilidade de ambos em conseguir a vitória, o processo para descobrir quem continuará indo para frente deve ser divertido.
Max Holloway vs. Cole Miller
2014 foi um ano frustrante para Cole Miller.
Depois de conseguir uma vitória por finalização no segundo round sobre Sam Sicilia na Geórgia, seu estado natal, logo no início do ano, o prospecto do TUF passou o resto da temporada nos bastidores, tentando ficar saudável. Uma lesão no polegar acabou fazendo com que ele não lutasse contra Conor McGregor em Dublin, e a movimentação constante da divisão dos penas colocou “Magrinho” para o fundo da categoria.
Mas o atleta de 30 anos da American Top Team pode colocar-se novamente no bolo com uma vitória sobre Holloway.
O jovem havaiano se recuperou das derrotas consecutivas para Dennis Bermudez e o já mencionado Conor McGregor para conseguir um pacote de quatro finalizações e dois prêmios no ano passado. Striker com grande volume de jogo, “Blessed” tem um recorde de 7-3 no octógono, subindo até a 13ª colocação no ranking dos penas.
Benson Henderson vs. Brandon Thatch
Anunciado logo após a conclusão do UFC 183, a nova luta principal do primeiro evento de fevereiro pode mudar o curso das carreiras dos dois homens envolvidos.
O ex-campeão dos leves Ben Henderson falou sobre a mudança para os meio-médios durante um tempo, mas ninguém esperava que ela viria apenas algumas semanas, depois de perder por uma questionada decisão para Donald Cerrone e com pouco tempo para preparação. “Smooth” tem o tamanho certo para a divisão e este novo peso deve dar a ele um aumento no volume em sua já alta intensidade de golpes, baseados na pressão.
Thatch entrou em cena no segundo semestre de 2013, conseguindo paralisações no primeiro round sobre Justin Edwards e Paulo Thiago, emergindo assim como um dos novatos mais promissores na divisão dos meio-médios. Depois de perder 2014 inteiro por conta de lesões, “Rukus” tem a chance de começar 2015 com estilo, fazendo uma luta principal em casa e podendo aumentar sua série de vitórias para 11, caso vença um ex-campeão do UFC.
UFC Fight Night: Pezão vs. Mir (22 de fevereiro, Porto Alegre, Brasil)
Jéssica Andrade vs. Marion Reneau
A grande Jéssica Andrade pode ser a lutadora mais desvalorizada na divisão feminina dos galos neste momento. “Bate Estaca” conseguiu três vitórias consecutivas antes de perder em sua estreia, com pouco tempo de preparação, contra Liz Carmouche, conseguindo depois vitórias por decisão sobre Rosi Sexton e Raquel Pennington, antes de enfrentar Larissa Pacheco em sua última luta.
Reneau fez uma grande estreia no UFC, golpeando Alexis Dufresne no UFC 182 para conseguir sua quarta vitória consecutiva ao todo. Aos 37 anos, “Belizean Bruiser” conseguiu uma rápida reviravolta, procurando subir rapidamente no ranking obtendo o melhor de Andrade e conseguindo uma performance dominante em Porto Alegre.
Edson Barboza x Michael Johnson
Finalista da 11ª temporada do The Ultimate Fighter, Johnson estava subindo constantemente a escada da divisão no começo de 2014.
Depois de dominar Joe Lauzon em seu quintal e ser o primeiro homem a parar Gleison Tibau, desde Joe Stevenson no UFC 86, “The Menace” conseguiu uma vitória por decisão unânime sobre seu companheiro de equipe Melvin Guillard, aumentando assim sua sequência de triunfos para três. Voltando de uma suspensão, o atleta de 28 anos quer recuperar o tempo perdido com uma performance dominante contra Barboza na segunda luta mais importante em Porto Alegre.
Um striker perigoso, com alguns dos chutes mais fortes do UFC, Barboza conseguiu vitórias consecutivas sobre Evan Dunham e Bobby Green para subir até o sexto lugar no ranking dos leves. Ostentanto um cartel de 9-2 no UFC e 15-2 no geral, uma vitória sobre Johnson colocará o brasileiro especialista em muay thai na posição para enfrentar um lutador da elite da divisão no próximo confronto.
Antonio Pezão vs. Frank Mir
Em primeiro lugar, os pesos-pesados são sempre divertidos de assistir, e apesar de suas lutas recentes, Pezão e Mir foram os melhores no negócio durante os últimos anos.
Dito isto, essa luta é fundamental para ambos.
Pezão está vindo de uma derrota por nocaute no primeiro round para Andrei Arlovski em setembro de 2014, e não consegue uma vitória desde que bateu Alistair Overeem no UFC 156. O lutador de 35 anos, que trocou de camps desde que chegou ao UFC, se fixou na American Top Team e está ansioso para não perder a segunda consecutiva na luta principal de um evento em seu país.
Depois de perder no UFC 169, Mir tirou o restante de 2014 para repor suas energias e fazer uma avaliação sobre si. O ex-campeão dos pesados perdeu quatro consecutivas contra uma coleção impressionante de oponentes – Junior Cigano, Daniel Cormier, Josh Barnett e Overrem – mas deu ao seu corpo uma chance de se curar após o tempo afastado. Agora, a intenção de Mir é mostrar que ainda pode competir no nível do UFC.
UFC 184: Rousey vs. Zingano (28 de fevereiro, Los Angeles, California)
Tony Ferguson vs. Gleison Tibau
Aqui podemos ver o quão profunda é a divisão dos leves do UFC: Ferguson ganhou quatro lutas consecutivas, a mais recente no segundo round sobre Abel Trujillo, e ele ainda não está ranqueado. O ex-vencedor do TUF 17 está 7-1 no UFC e está na lista de um dos lutadores mais consistentes e divertidos de se assistir, e pode chegar ao top 15 com uma vitória aqui.
Tibau está em uma situação parecida. Na verdade, o veterano brasileiro é quem mais tem vitórias na história da divisão dos leves do UFC, e chega para substituir Yancy Medeiros com três vitórias seguidas. O lutador de 31 anos da American Top Team está 5-1 nas últimas seis lutas, sendo sua única derrota para Michael Johnson, no UFC 168.
Holly Holm vs. Raquel Pennington
Originalmente programado para ocorrer em dezembro, Holm e Pennington finalmente irão colidir na segunda luta mais importante do UFC 184.
Pennington fez seu nome a temporada 18 do The Ultimate Fighter e está 2-1 no octógono desde que chegou ao show. Depois de cair em uma decisão dividida para Jessica Andrade, em março de 2014, “Rocky” recuperou-se vencendo Ashlee Evans-Smith com uma finalização no primeiro round, colocando sua adversária para dormir ao som da buzina.
Campeã do mundo através de várias divisões do boxe, Holm é uma das adições mais interessantes para o quadro de atletas do UFC nos últimos anos. Ela se afastou do ringue de boxe em maio de 2013 para focar-se exclusivamente no MMA, conseguindo vencer todas as lutas desde então e mantendo um recorde perfeito de 7-0.
Estudante de longa data de Mike Winkeljohn, “The Preachers Daughter” foi colocada como uma potencial candidata ao título antes mesmo de assinar com o UFC, e agora a lutadora de 33 anos terá a primeira oportunidade para ver se toda essa empolgação em cima dela é justificada.
Ronda Rousey vs. Cat Zingano – pelo título feminino dos pesos-galo do UFC
A campeã feminina dos galos, Ronda Rousey, tem sido uma verdadeira força da natureza durante toda sua carreira, o que foi capaz de leva-la a um novo nível em 2014, conseguindo vitórias sobre Sara McMann e Alexis Davis em 82 segundos se juntar as duas lutas. Você leu corretamente: 82 segundos.
Agora, com 10-0, ela quer continuar a desenvolver sua trocação. A medalhista olímpica não quer gastar tempo desnecessário no octógono, apenas o necessário. Apenas dois anos depois de sua estreia e chegada na divisão dos galos – e apenas quatro em sua carreira profissional – Rousey não tem dado chances e vem limpando toda a categoria.
Depois de sofrer duas cirurgias no joelho e superar a morte de seu marido, Zingano voltou à ação em setembro e carimbou seu bilhete para o title-shot com o que está se tornando uma performance típica dela. Ela começou sendo pressionada por Amanda Nunes no início de sua luta, mas depois da tempestade inicial, a lutadora de 32 anos conseguiu dominar o segundo round e colocou Nunes contra as grades, para conseguir a terceira vitória.
Sua habilidade de wrestling e resistência são duas coisas que colocam Zingano como possivelmente o teste mais difícil de Rousey no octógono até agora, e todos estão ansiosos para ver se isso é realmente verdade.