
Eventos
Ele está de volta! Após três anos afastado do Octógono, o ex-campeão Jon Jones retorna para a luta principal do UFC 285, em 4 de março, quando encara o francês Ciryl Gane pelo cinturão do peso-pesado.
Como aquecimento para o retorno de um dos melhores lutadores de todos os tempos, separamos aqui 10 momentos inesquecíveis de “Bones” no Octógono, que você pode rever no UFC Fight Pass. Assine já!
Em seu segundo combate no Ultimate, Jon Jones enfrentou um dos lutadores mais empolgantes da época. - Stephan Bonnar. O finalista da primeira edição do TUF vinha de duas vitórias seguidas e tinha a missão de interromper a ascensão de Jones, mas o então jovem atleta mostrou que era uma realidade no MMA e dominou o duelo, vencendo por decisão unânime.
Assista a Jones x Bonnar no UFC Fight Pass
Já mais experiente no Octógono, Jon Jones teve a missão de enfrentar Ryan Bader no UFC 126. O duelo colocou duas das grandes estrelas em ascensão no peso meio-pesado frente a frente e havia uma grande expectativa entre os fãs. No fim, melhor para “Bones”, que venceu com uma guilhotina e tirou a invencibilidade do rival.
Jon Jones comemora a vitória sobre Ryan Bader no UFC 126. (Foto por Jed Jacobsohn/Zuffa LLC)
No mesmo dia em que venceu Bader, Jones foi informado de que Rashad Evans, seu parceiro de treinos na época, havia sofrido uma lesão e que ele o substituiria no UFC 128 contra Maurício Shogun em um duelo valendo o cinturão do peso meio-pesado. Jones aceitou a luta, deu show e nocauteou o brasileiro no 3° round, tornando-se o lutador mais jovem na história do UFC a conquistar um cinturão.
Assista a Jones x Shogun no UFC Fight Pass
Jones fez sua primeira defesa de cinturão seis meses depois de nocautear Shogun. Ele teve pela frente o ex-campeão Quinton “Rampage” Jackson, um dos lutadores mais ferozes já vistos no MMA até hoje, mas nem mesmo toda a agressividade de Rampage foi capaz de tirar o título de Jones. O campeão dominou o combate por completo até conseguir encaixar um mata-leão no 4° round, tornando-se o primeiro atleta a finalizar o rival no MMA.
Jon Jones golpeia Rampage Jackson no UFC 135. (Foto por Jed Jacobsohn/Zuffa LLC)
Jones iria originalmente enfrentar Rashad Evans no UFC 140, mas seu ex-parceiro de treinos acabou se lesionando e deu lugar a outro ex-campeão: Lyoto Machida. O brasileiro fez um excelente primeiro round e chegou a deixar o campeão atordoado em algumas oportunidades, mas Jones se mostrou implacável no 2° round e finalizou Machida com uma guilhotina em pé, tornando-se o primeiro lutador a finalizar o brasileiro.
Assista a Jones x Machida no UFC Fight Pass
Depois de alguns cancelamentos, Jones finalmente enfrentou seu rival e ex-companheiro de treinos Rashad Evans na luta principal do UFC 145, em 21 de abril. Havia uma grande expectativa para o duelo entre ambos, especialmente pelas provocações trocadas entre os lutadores, mas no Octógono o campeão sobrou. Jones venceu por decisão unânime e adicionou mais um ex-campeão da categoria em sua lista de vitórias.
Jon Jones acerta uma cotovelada em Rashad Evans no UFC 145. (Foto por Kevin C. Cox/Getty Images)
Em setembro de 2012, Jon Jones acrescentaria mais uma vitória sobre um ex-campeão do UFC em seu cartel. O campeão enfrentou Vitor Belfort na luta principal do UFC 152 em um duelo onde o brasileiro quase finalizou Jones com uma chave de braço no primeiro round. O norte-americano resistiu e passou a ditar as ações do combate até encaixar uma americana para manter o cinturão e se igualar a Chuck Liddell no número de defesas de título no peso meio-pesado.
Assista a Jones x Belfort no UFC Fight Pass
Em um dos combates mais difíceis que teve no Octógono, Jones encarou o sueco Alexander Gustafsson na luta principal do UFC 165. O duelo teve momentos favoráveis para ambos os lutadores, com Jones tendo dificuldades por conta da envergadura do rival, além de um corte feio que sofreu abaixo do olho. Depois de 25 minutos bem disputados, o norte-americano saiu com a vitória por decisão unânime e em 2020 o duelo foi indicado ao Hall da Fama do UFC.
Jon Jones e Alexander Gustafsson trocam golpes no UFC 165. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Em outra grande rivalidade que teve na carreira, Jones enfrentou Daniel Cormier no UFC 182. Assim como foi contra Rashad Evans, os dois atletas trocaram muitas farpas antes do combate e ele estava cercado de grande expectativa. O campeão mais uma vez mostrou o quão dominante era no Octógono e saiu com a vitória por decisão unânime. Jones também se tornou o primeiro lutador a conseguir aplicar quedas em “DC”, derrubando o rival três vezes na luta.
Assista a Jones x Cormier 1 no UFC Fight Pass
Após um período conturbado em sua vida pessoal, onde perdeu o cinturão, Jones retornou ao Octógono para fazer a última luta de 2018 em uma aguardada revanche contra Alexander Gustafsson. Ao contrário do primeiro duelo, porém, o norte-americano foi dominante e conseguiu o nocaute no 3° round, reconquistando o cinturão e dando início a mais um reinado no peso meio-pesado.
Jon Jones chuta Alexander Gustafsson no UFC 232. (Foto por Christian Petersen/Zuffa LLC)
O UFC 285: Jones x Gane foi um evento realizado na T-Mobile Arena, em Las Vegas, em 4 de março de 2023. Confira aqui a cobertura completa.