
Eventos
O UFC realizou 16 eventos em Abu Dhabi ao longo dos anos. Entre cards numerados e eventos de Fight Night na “Ilha da Luta”, tivemos nocautes, finalizações e combates que entraram para a história.
Como aquecimento para o UFC 280, que acontece em 22 de outubro na Etihad Arena, relembraremos os dez momentos mais icônicos do Octógono em Abu Dhabi.
Frankie Edgar derrota BJ Penn por decisão unânime no UFC 112. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
O primeiro evento realizado em Abu Dhabi teve em sua luta co-principal a disputa de cinturão peso-leve entre o campeão da época BJ Penn contra o emergente e empolgante Frankie Edgar. Durante 25 minutos, os dois lutadores alternaram momentos de dominância e fizeram um combate movimentado, com Edgar saindo vitorioso na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 48-47), tomando assim a coroa do havaiano.
Khabib Nurmagomedov finaliza Dustin Poirier no UFC 242. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Ainda no peso-leve, Khabib Nurmagomedov unificou o cinturão da categoria em uma bela apresentação contra Dustin Poirier no UFC 242. O que parecia ser uma luta equilibrada no papel se mostrou totalmente diferente no Octógono, com o russo tendo mais um desempenho brilhante e finalizando o rival com um mata-leão no 3° round, ampliando seu cartel para 28-0.
Alexander Volkanovski comemora a vitória no UFC 251. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
A segunda – e talvez mais disputada - luta da trilogia entre Alexander Volkanovski e Max Holloway. O australiano fez sua primeira defesa de cinturão ao superar o rival em uma parelha decisão dividida (48-47, 47-48, 48-47), com todos os juízes marcando os dois primeiros rounds para Holloway e o 3° e 4° para Volkanovski. No 5°, dois jurados deram a vitória a “The Great” em um dos combates mais acirrados valendo o cinturão que tivemos na história do Ultimate.
Khamzat Chimaev comemora a vitória no UFC Fight Island 1 (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)
Os fãs de MMA se lembram muito bem de quando o desconhecido Khamzat Chimaev apareceu para o público, na primeira edição do “UFC Fight Island”. O sueco substituiu Dusko Todorovic de última hora, faltando apenas oito dias para o evento, e fez sua estreia na luta que encerrou o card preliminar de forma magistral, dominando John Phillips de forma contundente até encaixar o triângulo de mão no início do 2° round.
Israel Adesanya sendo entrevistado após vencer no UFC 253. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Uma das grandes rivalidades dos últimos anos, Israel Adesanya e Paulo Borrachinha lideraram o UFC 253 em um combate que gerou grande expectativa nos fãs. Após muitas trocas de farpas entre ambos, inclusive na semana da luta, o nigeriano dominou completamente a as ações e mostrou estar um passo à frente do brasileiro até conquistar o nocaute no 2° round. Foi a segunda defesa de título de Adesanya, que também faturou um dos bônus de “Performance da Noite”.
Joaquin Buckley comemora a vitória no UFC Fight Island 5 (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images)
De forma resumida, podemos dizer que Joaquin Buckley conquistou no UFC Fight Island 5 um nocaute que entra em qualquer lista de melhores nocautes do UFC de todos os tempos. Aos dois minutos do 2° segundo round, ele tentou um chute de esquerda em Impa Kasanganay, que segurou sua perna. Com ela presa, Buckley girou seu corpo e acertou um chute rodado voador de direita em cheio no rival, que caiu completamente nocauteado. Um verdadeiro golpe de videogame, mas que aconteceu na vida real e diante dos olhos de diversos fãs do esporte.
Khabib Nurmagomedov chuta Justin Gaethje no UFC 254. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images)
Lutando pela primeira vez desde o falecimento de seu pai, essa também foi a última vez que vimos Khabib Nurmagomedov no Octógono. O russo teve pela frente Justin Gaethje e, de forma parecida como a que fez contra Dustin Poirier no UFC 242, ele dominou o combate até achar uma finalização (triângulo) no início do 2° round. Ele então pegou o microfone e anunciou sua aposentadoria como lutador de MMA, pois havia prometido para sua mãe que não lutaria mais após o UFC 254. Khabib encerrou sua carreira com um cartel invicto de 29-0 e foi nomeado para o Hall da Fama do UFC em 2022.
Max Holloway provocando Calvin Kattar no UFC Fight Island 7 (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Quando falamos de uma das maiores performances individuais já vistas de um lutador no Octógono, falamos de Max Holloway no UFC Fight Island 7. O havaiano dominou Calvin Kattar completamente na luta em pé com um volume de golpes e ritmo insanos, enquanto dizia para todos em alto e bom som que tinha “o melhor boxe da divisão”. Foi a primeira luta principal de um evento de 2021 – uma bela forma de abrir o ano para quem é fã do esporte.
Michael Chandler comemora sua vitória no UFC 257. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Haviam muitas dúvidas se Michael Chandler teria o mesmo sucesso no UFC que teve durante toda sua carreira no MMA. Para isso, deram Dan Hooker como primeiro teste ao norte-americano – um lutador estabelecido na elite do peso-leve até então. Chandler deixou todas as dúvidas de lado na metade do 1° round com um golpe de esquerda que pegou de encontro no queixo do rival, que caiu praticamente nocauteado, restando para Chandler conectar mais uma sequência de golpes até conquistar sua primeira vitória no Octógono.
Glover Teixeira derruba Jan Blachowicz no UFC 267. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
A merecida consagração de Glover Teixeira encerra a nossa lista. O duelo contra Jan Blachowicz não ficará marcado pelo que vimos no Octógono em termos de luta, mas pelo sentimento que ele carregou quando o brasileiro foi coroado campeão do peso meio-pesado aos 42 anos. O veterano brasileiro dominou o polonês e mostrando o seu já conhecido e afiado jogo de finalizações, encaixou um mata-leão no 2° round para sair com a vitória. O cinturão teve um gostinho ainda mais especial para o mineiro de Sobrália, já que Glover fez aniversário dois dias antes do combate.
O UFC 280: Oliveira x Makhachev foi realizado no sábado, 22 de outubro, em Abu Dhabi. Clique aqui para conferir a cobertura completa do evento.