Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Top 10: o melhor do pacote de julho

Julho tradicionalmente é um mês insano de eventos ocorridos e encontros pendentes, e este ano não é diferente

Sejamos honestos: há uma meia-dúzia de lutas ou mais que teriam resultado nesta coluna em qualquer outro mês, mas isso não foi feito porque julho tradicionalmente é um mês insano de eventos e encontros pendentes, e este ano não é diferente.

Se isso acontecesse em junho ou agosto, por exemplo, o embate entre o prospecto da MMA Lab, Drakkar Klose, e Marc Diakiese e sua técnica Tekken, ganharia um lugar entre as boas batalhas dos novatos que você precisa assistir.

A falta de espaço significa que eu tenha que deixar o confronto entre os pesados Fabricio Werdum e Alistair Overeem fora da lista, assim como o retorno de Anthony Pettis ao peso-leve contra o sempre duro Jim Miller.

Depois de sua emocionante vitória sobre Mirsad Bektic no início deste ano, Darren Elkins, que se prepara para enfrentar Dennis Bermúdez, merece atenção, mas simplesmente não há espaço. E os penas Ricardo Lamas e Jason Knight normalmente merecem um lugar nesta coleção das melhores lutas do mês, mas a batalha do UFC 214 também teve que ser derrubada.

Gostaria que houvesse uma maneira para trabalhar esses duelos na lista, mas julho está muito atolado com ações extraordinárias que essas seis lutas e tantas outras não entraram no "corte".

Este é o Top-10 de julho de 2017.

The Ultimate Fighter: Redemption Finale (Sexta, 7 de Julho - Las Vegas, Nevada)

Michael Johnson vs. Justin Gaethje
 

O mais recente ex-campeão do World Series of Fighting a migrar para o UFC, Gaethje tem estreia no Ultimate similar a de Marlon Moraes, saltando fundo na divisão dos leves com uma perigosa tarefa diante de um residente do Top 10 da categoria, caso de Johnson.

Invicto em 17 lutas na carreira, o atleta de 28 anos é agressivo o tempo todo, avançando sem hesitação, encaixando socos e chutes sem muito preocupação em se proteger. Gaethje acredita que vencerá com um golpe e, até agora, ele está certo.

Johnson passou os últimos dois anos diante do melhor que a divisão dos leves pode oferecer, vencendo ao longo do caminho nomes como Edson Barboza e Dustin Poirier. "The Menace" adoraria ser o primeiro a conferir uma derrota a Gaethje.

Quem sair dessa luta com o braço levantado estará em condições de confrontar outro destaque na segunda metade deste ano.

UFC 213: Nunes vs. Shevchenko 2 (Sábado, 8 de Julho - Las Vegas, Nevada)

Yoel Romero vs. Robert Whittaker pelo título interino dos médios

Os dois dos melhores competidores até os 83,9 kg se enfrentam para coroar um campeão interino em um ponto em que ambos estão no ápice absoluto em termos de rendimento.

Na última luta que fez, Romero despachou Chris Weidman em Nova York, conectando uma joelhada voadora perfeitamente sincronizada que derrubou o ex-campeão e empurrou para oito a sua série de vitórias. O medalhista olímpico cubano de 40 anos pode ser o melhor atleta do UFC, e seu poder explosivo e tremenda velocidade fazem com que ele seja uma ameaça para acabar com uma briga a qualquer instante.

Whittaker trabalhou na "sombra" da divisão dos médios em suas primeiras quatro lutas, mas uma vitória no primeiro round sobre Derek Brunson em novembro passado o elevou para o centro das atenções. Sua vitória por nocaute técnico sobre Ronaldo Jacaré, em abril, o estabeleceu como uma real ameaça ao título. Agora, o ascendente lutador de 26 coloca em jogo sua longa série de vitórias em busca do topo do UFC.
 

Amanda Nunes vs. Valentina Shevchenko pelo titulo feminino dos galos

Este é um encontro que tem sido uma possibilidade tentadora desde que Amanda Nunes subiu ao trono.

O primeiro duelo entre as duas, que aconteceu no UFC 196, foi uma história dividida em duas partes - os dois primeiros rounds foram controlados por Nunes e o round final viu Shevchenko mudar o cenário a seu favor. Se tivesse sido uma luta de cinco rounds, a talentosa kickboxer do Quirguistão reinvindicaria a vitória, mas, infelizmente, era apenas um caso de 15 minutos e Nunes teve legitimamente a mão erguida.

Cada uma delas lutou e ganhou duas vezes desde então - Nunes empolgou contra Miesha Tate para faturar o título de galos no UFC 200 e repetiu com o mesmo sucesso contra Ronda Rousey para defender o seu cinturão; Shevchenko venceu Holly Holm por decisão e finalizou Julianna Pena em janeiro para preparar o cenário para o choque de logo mais.

A campeã continuará a reinar com punhos de ferro ou a desafiante aproveitará o sucesso que teve nos últimos meses e usurpará o trono?

UFC Fight Night: Nelson vs. Ponzinibbio (Domingo, 16 de Julho - Glasgow, Escócia)

Joanne Calderwood vs. Cynthia Calvillo

Alguns podem querer questionar a inclusão dessa luta na coleção, mas não quero ouvir e não é só porque é a minha lista.

Calvillo não demorou a se estabelecer na divisão, faturando um par de vitórias num curto intervalo de quatro semanas e engordando seu recorde para 5-0. Depois de passar por Amanda Cooper e Pearl Gonzalez, Calvillo dá um grande passo em sua terceira aparição no UFC, dessa vez contra Calderwood.

A "dona da casa" não encontrou o caminho em sua última luta, mas continua sendo uma das lutadoras mais experientes nos pesos-mosca. Embora tenha se apresentando para encontrar consistência no octógono, Calderwood imprime um ritmo sufocante e entrega punições às suas adversárias.

É hora de descobrir se Calvillo é uma competidora legítima ou não, e essa luta contra Calderwood deve fornecer a resposta.
 

Gunnar Nelson vs. Santiago Ponzinibbio

Ponzinibbio emplacou quatro vitórias seguidas que não só o levaram ao ranking dos meio-médios como também o conduziram ao primeiro main-event de sua carreira no UFC. E qual é a recompensa por resultados tão impactantes? Atravessar o Atlântico para enfrentar Nelson na luta mais difícil de sua carreira. Só isso.

O destaque da Islândia é daqueles caras que você não dá conta até ver o card da luta, e aí você se lembra que ele é um legítimo top 10 da divisão e clinicamente eficiente dentro do octógono.

Essa tem tudo para ser uma batalha de estilos muito interessante porque, apesar das percepções sobre cada um deles - Ponzinibbio é um poderoso "striker", enquanto Nelson é virtuoso na luta de solo - eles são experientes no ponto forte do outro, o que poderia criar alguns divertidos enigmas estratégicos para se resolver.

UFC on Fox: Weidman vs. Gastelum (Sábado, 22 de Julho - Long Island, Nova York)

Jimmie Rivera vs. Thomas Almeida

Se você está procurando um grande encontro em que poucas pessoas estão comentando no momento, então não procure mais do que esse choque entre médios.

Rivera pode ser o mais dominante lutador do UFC. O representante do Team Tiger Schulmann fez 27 anos e completou 19 vitórias seguidas - incluindo triunfos sobre Pedro Munhoz, Urijah Faber e Iuri Alcantara. Enquanto isso, tudo o que Thomas Almeida fez foi ganhar 22 dos seus 23 combates como profissional, sendo 21 deles por nocaute. Seu único revés aconteceu diante do atual campeão Cody Garbrandt.

Este é um enfrentamento entre os números 5 e 9 do ranking dos galos e está voando sob o radar - e é isso que a programação deste mês oferece.
 

Chris Weidman vs. Kevin Gastelum

Temos um cruzamento intrigante aqui.

De um lado você tem Weidman, ex-campeão dos médios, lutando em Long Island, sua casa, e vindo de uma série de três derrotas. Do outro lado fica Gastelum, que ainda vê um futuro nos meio-médios, apesar de bater na porta da categoria até 83,9 kg.

O ex-campeão em dificuldade pode transformar as coisas ou a nova sensação continuará vencendo e construirá mais um argumento a favor da disputa pelo título?

UFC 214: Cormier vs. Jones 2 (Sábado, 29 de Julho, Anaheim, California)

Cris Cyborg vs. Tonya Evinger pelo título feminino dos penas

Originalmente programado para ser um encontro entre Cyborg e a ex-campeã peso-pena do Invicta FC, Megan Anderson, questões pessoais levaram à exclusão da australiana e abriram caminho para Evinger.

Pioneira, Evinger esteve em domínio absoluto enquanto esteve competindo sob a bandeira do Invicta FC nos últimos anos. A veterana de Houston, que soma 7-0 e um "No Contest", estebeleceu-se como um dos maiores talentos fora do espectro do UFC, executando uma série imbatível de 11 lutas. Agora, "Triple Threat" dá um passo acima do peso para encarar Cyborg, que venceu por nocaute em suas duas primeiras aparições no UFC e empurrou sua série invicta para 18. E contando.

Tyron Woodley vs. Demian Maia pelo título dos meio-médios

Depois de empatar contra Stephen Thompson no UFC 205, em novembro, Woodley e "Wonderboy" voltaram ao octógono em março passado e o campeão manteve o título por decisão majoritária. Já Maia manteve seu lugar no topo da lista com uma dura vitória sobre Jorge Masvidal no UFC 211.

Agora, esses inimigos que circulam entre si desde que Woodley ganhou o cinturão no verão passado e Maia teve pouco trabalho contra Carlos Condit, quatro semanas depois, estão prontos para colidir em uma batalha pela supremacia do peso meio-médio.

Será que o campeão desligará o jogo sufocante do especialista na luta chão e continuará a governar a divisão ou Maia estenderá sua série de vitórias para oito e ascendará ao topo da fileira da divisão?
 

Daniel Cormier vs. Jon Jones pelo título dos meio-pesados

Sei que você conhece todas as informações sobre esse emparelhamento entre rivais amargos, então vamos acertar algumas questões em torno desta luta.

Quanto Cormier aprendeu depois do primeiro choque e quais ajustes ele poderá fazer depois de passar 25 minutos dentro do octógono com Jones uma vez antes?

O tempo trará algum impacto na performance de Jones? Ele não parecia excessivamente afiado contra Ovince Saint Preux em sua volta, no UFC 197, mas quanto disso era devido ao curto período de preparação para luta ou do jogo adotado pelo ex-campeão?

Qualquer um pode ser impactado por suas emoções, dado que essa não é "apenas mais uma luta", e sim um confronto há muito esperado e altamente controverso entre dois ferozes rivais com uma aversão verdadeira um com o outro?

Parafraseando Bartolomeu Edward Scott: "Mal posso esperar!".

Assine o Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC