
Eventos
Saiba quem são os dez que mais acertaram golpes na história da divisão
No último sábado, Stipe Miocic nocauteou Fabricio Werdum no primeiro assalto e se tornou campeão dos pesos-pesados. Vencendo com um ou 100 golpes, Miocic provou ser um dos pesos-pesados mais prolíficos na história do UFC.
Pensando no novo campeão, aqui está uma lista dos 10 pesos-pesados que mais conectaram golpes dentro do octógono.
10 - Joey Beltran (388 golpes)
Se tem uma coisa que você sabia sobre Joey Beltran, era seu sobrenome, “The Mexicutioner”. A segunda coisa é que ele adorava uma pancadaria. Vencedor de dois prêmios de “Luta da Noite”, ele jogava seus golpes inconsequentemente e convidava seu oponente a fazer o mesmo. Fora sua estreia, quando nocauteou Rolles Gracie, e sua derrota para Lavar Johnson, Beltran conectou pelo menos 50 golpes significativos em todas suas lutas no UFC, incluindo batalhas memoráveis contra Matt Mitrione, Aaron Rosa e o próprio Miocic. Além disso, Beltran chegou a descer para os meio-pesados, onde fez mais três pancadarias.
9 - Randy Couture (392)
É quase impossível fazer alguma lista do UFC sem o Randy Couture. Ex-campeão dos pesados em três oportunidades, sua carreira no octógono começou em 1997 e teve ele como campeão ou desafiante pelos 14 anos seguintes. Seus 392 golpes significativos são apenas metade do que conseguiu no UFC, já que Couture desceu uma divisão e se tornou campeão nos meio-pesados em duas oportunidades. Wrestler de formação, Couture melhorou na trocação ao longo da carreira, e conseguiu duas de suas melhores performances após os 43 anos de idade. Uma delas foi no UFC 68 contra Tim Sylvia, quando Couture conectou 73 golpes significativos, metade em pé, metade no chão. A outra foi a aula de “dirty boxing” contra Gabriel Napão no UFC 74, quando Couture defendeu seu cinturão conectando quase 70% dos 63 golpes significativos no clinche, e vencendo por nocaute técnico no terceiro assalto.
8 - Stefan Struve (402)
É incrível pensar que Struve acabou de fazer 28 anos e já tem 17 lutas no UFC. O gigante holandês está na organização há sete anos, já fez lutas memoráveis e foi apenas três vezes para a decisão dos jurados. Talvez nós só tenhamos visto a ponta do iceberg da trocação de Struve, já que, até agora, ele fez uso da sua envergadura mais para finalizar do que nocautear os adversários. Ele não precisou de muitos golpes para nocautear Antônio Pezão em 16 segundos no UFC Roterdã, mas, apesar de ter sido uma grande vitória, a mais impressionante de Struve foi quando ele conquistou o prêmio de “Luta da Noite” após nocautear o atual campeão Stipe Miocic em 2012, quando os dois somaram 102 golpes conectados em apenas dois rounds de pura pancadaria.
7 - Andrei Arlovski (429)
É um mérito para a longevidade do ex-campeão Andrei Arlovski estar na lista, já que ele é um dos mais perigosos nocauteadores de um soco só da organização. Arlovski tem nove vitórias no octógono com 20 ou menos golpes conectados. Ele raramente conecta mais de 30 golpes significativos em uma luta, já que suas lutas raramente passam do primeiro ou segundo round, ganhando ou perdendo. Ele está empatado com Cain Velasquez com nove vitórias por nocaute nos pesados, maior número da história da divisão.
6 - Fabricio Werdum (497)
Muitos associam Werdum com seu excelente jiu-jítsu, mas ele também é um dos mais criativos e agressivos strikers da organização. Sua estratégia de atacar primeiro, e frequentemente, lhe causou problemas contra Miocic no UFC 198, mas também foi seu grande trunfo na sequência se seis vitórias que lhe deram o cinturão dos pesados. Em sua primeira passagem, Werdum teve duas vitórias por nocaute e duas derrotas no octógono. Já em seu retorno, mostrou toda sua evolução no muay thai e dominou seus oponentes. O brasileiro conectou três vezes mais golpes que Roy Nelson no duelo que ganhou prêmio de “Luta da Noite”, e acertou 120 golpes significativos em Travis Browne, em 2014. Foi sua superior trocação que fez com que Cain Velasquez tentasse derrubá-lo e acabasse preso em uma guilhotina no UFC 188.
Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!
5 - Stipe Miocic (566)
Estava no destino de Stipe Miocic conquistar o title-shot, cedo ou tarde. O novo campeão peso-pesado do UFC tem um assustador poder de nocaute e um fôlego interminável. Miocic é o único peso-pesado a conquistar três nocautes em menos de um minuto, e também tem um dos nocautes mais tardios da história, sobre Mark Hunt, com 2m47s do quinto round. Como os ex-campeões Velasquez e Cigano, Miocic tem tanto vitórias rápidas como longas batalhas em que ele conectou mais de 100 golpes significativos. Ele precisou de apenas 31 golpes para derrubar Arlovski e Werdum, mas teve o gás necessário para acertar 113 golpes em Mark Hunt. É muito provável que ele chegue, pelo menos, ao Top 3 desta lista já em sua primeira defesa de cinturão.
4 - Cheick Kongo (574)
O peso-pesado francês oriundo do kickboxing era um enigma. Kongo lutou 18 vezes no octógono e teve um cartel de 11 vitórias, seis derrotas e um empate na organização. Ao mesmo tempo em que era uma figura imponente, com poder de nocaute nas mãos e pés, a maioria de suas vitórias foi conquistada com cotoveladas e joelhadas no clinche ou no chão. Alto e com boa envergadura, ele conquistou duas de suas melhores vitórias sobre Antoni Hardonk e Paul Buentello. Kongo também sabia enfrentar grandes strikers como Shawn Jordan, Travis Browne e Matt Mitrione e fazê-los trabalhar com as costas na grade, conquistando resultados favoráveis. Apesar de nunca ter chegado a uma disputa de cinturão, Kongo foi um teste duro para qualquer um com seu porte físico para bater na distância e sua tendência a levar a luta para o clinche.
Assine o Canal Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC
3 - Tim Sylvia (585)
Sem dúvida, Tim Sylvia foi um dos pesos-pesados mais bem sucedidos do UFC. Ex-campeão em duas oportunidades, ele conseguiu a raríssima façanha de defender duas vezes o título, o que apenas Randy Couture, Brock Lesnar e Cain Velasquez fizeram. Sua enorme envergadura foi responsável por punir adversários por seis anos no octógono. Boa parte do número total de golpes foi somado logo na estreia contra Wesley Correira, quando o “Maine-iac” testou o queixo de aço de Wesley com 138 golpes significativos em menos de sete minutos até o nocaute técnico no segundo round. Seja na distância, como ele gostava, ou no clinche, Sylvia foi um striker ativo que ajudou a definir a divisão dos pesados do UFC por boa parte dos anos 2000.
2 - Cain Velasquez (668)
A atual era dos pesos-pesados foi dominada pelos dois nomes restantes na lista, e o primeiro deles é o do ex-campeão Cain Velasquez. Estrela do wrestling universitário, ele tem sido um misto de chutes, socos e quedas desde que estreou no octógono, no UFC 83. Com 11 vitórias no UFC, incluindo nove nocautes, Velasquez não costuma dar aos adversários a chance de reagir, já que ele desfere uma média de mais de seis golpes significativos por minuto, um recorde da divisão. Velasquez quebrou a barreira dos 100 golpes desferidos em cada uma das duas vitórias sobre Junior Cigano, e detém o recorde de diferença de golpes em relação aos adversários, desferindo quase quatro a mais por minuto. Ele tem sido um ótimo exemplo do que é esperado de um peso-pesado no UFC - monstros, em forma, que pressionam para vencer do início ao fim.
1 - Junior Cigano (887)
A metade que completa Velasquez é sem dúvida seu grande rival, o também ex-campeão Junior Dos Santos. Cigano também é capaz de vencer com um único golpe, como mostrou em sua estreia no UFC contra Fabricio Werdum ou seu excelente nocaute com chute rodado sobre Mark Hunt. Mas ele é igualmente perigoso em uma luta de cinco rounds. Em três ocasiões diferentes, o brasileiro conectou mais de 100 golpes dentro do octógono. Em suas vitórias sobre Ben Rothwell e Miocic, ele mostrou uma incrível precisão nos socos contra o corpo. Contra Rothwell, mais especificamente, Cigano conectou o maior número da carreira, 157 golpes significativos, sendo 58% contra o corpo de Rothwell, com uma incrível precisão de 92% nestes ataques. O atual plantel de pesos-pesados tem melhorado a cada luta, e será incrivelmente empolgante ver o que eles têm para mostrar na próxima.