Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TOP 10: as principais lutas de fevereiro

Confira quais combates você não pode perder nos próximos eventos

O cancelamento do duelo pelo cinturão peso-pesado entre Fabricio Werdum e Cain Velasquez foi um golpe duro e inesperado, mas isso não significa que o mês de fevereiro não terá uma série de lutas empolgantes, interessantes e importantes. Confira dez dos principais combates que acontecerão nas próximas edições do UFC.

UFC Vegas - 06 de fevereiro

Joseph Benavidez x Zach Makovsky

Desde que chegou ao UFC, em 2011, Joseph Benavidez está entre os melhores lutadores da organização que não possuem um cinturão. Neste período, ele venceu oito combates e perdeu apenas duas vezes - ambas para o campeão peso-mosca, Demetrious Johnson.

Com quatro triunfos consecutivos nas costas, Benavidez espera que nova vitória, sobre o experiente e versátil Zach Makovsky, possa lhe dar nova chance de lutar para chegar ao posto mais alto da divisão.

Apesar de ter perdido seu mais recente compromisso, quando foi derrotado por John Dodson em uma apertada decisão dos jurados, Makovsky enfrentou apenas o que há de melhor em sua categoria, e uma vitória contra Benavidez é mais do que suficiente para justificar uma disputa de título. Dinamismo e equilíbrio são as palavras de ordem no duelo.

Ovince Saint PreuxRafael Feijão

Duas das mãos mais pesadas da divisão dos meio-pesados, Ovince St. Preux e Rafael Feijão se enfrentam em busca de redenção, o que costuma significar coisa boa.

Historicamente, o haitiano e o brasileiro costumam vencer por nocaute na luta seguinte a uma derrota, e a pressão para se firmarem entre os dez melhores da categoria deve motivá-los a buscar exatamente isso.

Os dois lutaram pela última vez em agosto de 2015, quando perderam, respectivamente, para Glover Teixeira e Patrick Cummins, e tiveram tempo suficiente para se prepararem para esta que deve ser uma das lutas mais explosivas do mês - e que tem tudo para acabar em grande estilo.

Leia também: Feijão garante: "Ainda não provei 20% do meu potencial"

Johny Hendricks x Stephen Thompson

Promovida a luta principal do evento, o combate entre dois dos strikers mais perigosos dos meio-médios não vai deixar a desejar.

Sem lutar desde março de 2015, Hendricks quer esquecer o final de ano melancólico. O ex-campeão da categoria, que vem de vitória sobre Matt Brown, enfrentaria Tyron Woodley no último mês de outubro, mas sofreu com pedras nos rins durante o corte de peso, teve que ser internado e foi obrigado a desistir do combate.

Thompson, por sua vez, vive fase excepcional, com cinco triunfos consecutivos, sendo três nocautes. Especialista em caratê e kickboxing, é dono de um dos chutes mais perigosos da organização e possui uma movimentação privilegiada, que pode ser a arma perfeita para fugir das mãos pesadas de Hendricks. Serão cinco rounds nos quais um nocaute pode acontecer a qualquer momento.

UFC Pittsburgh - 21 de fevereiro

Dennis Bermudez x Tatsuya Kawajiri

A divisão dos penas é uma das mais recheadas de talentos do UFC e, com o campeão Conor McGregor fazendo uma mudança para o peso-leve, para desafiar o título de Rafael dos Anjos, é hora de os demais atletas entrarem em ação e correrem atrás da chance de uma disputa de título.

Bermudez vinha de uma sequência de sete vitórias consecutivas antes de ser parado por Ricardo Lamas e Jeremy Stephens em seus dois últimos compromissos, mas, ganhando ou perdendo, ele já provou a que veio, faturando cinco bônus de melhor luta ou performance da noite.

Por isso, o americano tem tudo para fazer um combate memorável contra o japonês Tatsuya Kawajiri, reconhecido por sua garra e ímpeto, que o ajudaram a vencer seus dois últimos combates contra Dennis Siver e Jason Knight.

Cody Garbrandt x John Lineker

Um dos principais pesos-mosca da organização, o brasileiro John Lineker provou que vai ser osso duro de roer também na divisão peso-galo, na qual estreou com vitória maiúscula por finalização contra Francisco Rivera, no último mês de setembro.

Seu próximo oponente, Cody Garbrandt, é uma promessa e está invicto em sete lutas na carreira, com seis nocautes, tendo passado por Marcus Brimage e Henry Briones em seus mais recentes compromissos.

Habilidoso trocador, ele tem tudo para fazer uma ótima luta contra um Lineker que tem como marcas registradas um queixo de ferro e mãos de pedra, que já foram fatais para 12 adversários.

Derek BrunsonRoan Jucão

O veterano Roan Jucão competiu pelo UFC entre 2007 e 2008, e após um longo período fora da organização, retornou melhor do que nunca em fevereiro de 2015, com vitória por finalização sobre Mark Muñoz - o sexto triunfo seguido na carreira.

Brunson, por sua vez, venceu seus últimos três adversários - os últimos que conseguiram pará-lo foram ninguém menos que Ronaldo Jacaré e Yoel Romero.

Embalados, os dois duelam para provar quem merece estar entre os 15 ou 10 melhores pesos-médios do mundo.

Donald Cerrone x Tim Means

Por muitos anos um dos melhores pesos-leves do mundo, Donald Cerrone faz sua primeira aparição como um meio-médio dentro do octógono após a rápida derrota por nocaute para Rafael dos Anjos em dezembro.

O Cowboy terá como adversário o alto e habilidoso striker Tim Means, que vem de vitória por nocaute e bônus de melhor performance da noite no duelo contra John Howard em dezembro.

Não se sabe se a chegada de Cerrone na nova divisão é permanente ou temporária, mas um combate contra um atleta mais alto e pesado do que os que ele está acostumado a enfrentar deve mostrar qual a capacidade do ex-desafiante dos leves entre os meio-médios.

Assine o Canal Combate | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC 

UFC Londres - 27 de fevereiro

Tom Breese x Keita Nakamura

Em mais um caso de um veterano que está retornando ao UFC, o japonês Keita Nakamura, que competiu na organização entre 2006 e 2008, fez sua reestreia em setembro de 2015 e conseguiu boa vitória por finalização sobre Li Jingliang.

Sua próxima missão será ir até a Inglaterra e encarar o atleta da casa, Tom Breese, que chamou atenção do público ao passar por cima dos duros Luiz Besouro e Cathal Pendred em 2015.

Parceiro de treinos de alguns dos melhores meio-médios do mundo como Rory MacDonald e Georges St.Pierre na Tristar Gym, o atleta de 24 anos quer deixar de ser promessa e se tornar na realidade em uma categoria na qual tem alguns dos melhores parceiros de treinos do mundo.

Gegard Mousasi x Thales Leites

O brasileiro Thales Leites volta ao Reino Unido após uma equilibradíssima batalha de cinco rounds contra Michael Bisping em julho de 2015, na qual teve interrompida sua sequência de oito vitórias consecutivas ao ser derrotado por decisão dividida dos jurados.

Ele tentará se reerguer contra outro veterano, Gegard Mousasi, que também foi derrotado em sua última aparição, quando acabou nocauteado por Uriah Hall.

Membros do top 10 na divisão peso-médio, os experientes atletas precisam vencer caso queiram voltar a sonhar com a possibilidade de uma disputa de título em um futuro próximo.

Anderson SilvaMichael Bisping

A luta mais aguardada do mês é, sem dúvida, o retorno do “Spider”, Anderson Silva, ao octógono. Após mais de um ano desde a última vez em que lutou, contra Nick Diaz, o brasileiro volta determinado a correr atrás do cinturão que por muito tempo foi seu.

O primeiro passo nesse caminho será passar por Bisping em um combate de cinco rounds. O inglês luta em casa e vem de vitórias sobre CB Dollaway e Thales Leites. Uma vitória sobre a lenda brasileira consolida Bisping entre os cinco melhores pesos-médios do mundo e coloca o inglês próximo de uma disputa de título, algo que ele persegue há quase dez anos no UFC.

Quanto a Anderson, resta saber se o brasileiro estará em boa forma após seguidos problemas dentro e fora do octógono nos últimos anos, e se ainda terá o toque de genialidade que o transformou em um dos maiores lutadores da história do esporte.
 
Leia também: Jogador do Real Madrid se diz ansioso pelo retorno do Spider | Treinador revela Anderson feliz e motivado com retorno