Pular para o conteúdo principal
Glover Teixeira comemora após a vitória sobre Jan Blachowicz no UFC 267 (Chris Unger/Zuffa LLC)
Listas

Top 10: Glover Teixeira | UFC 275

Relembre 10 performances marcantes do campeão meio-pesado do UFC

O campeão meio-pesado do Ultimate Glover Teixeira tenta defender seu título pela primeira vez no dia 11 de junho, quando enfrenta Jiri Prochazka na luta principal do UFC 275, em Singapura. Antes disso, relembre as 10 performances que definiram a trajetória do brasileiro no Octógono até agora.

Kyle Kingsbury

(UFC 146 - 26 de maio de 2012)

Glover Teixeira golpeia Kyle Kingsbury no UFC 146 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

É consenso no mundo do MMA que a estreia de Glover Teixeira no UFC deveria ter acontecido antes desta data. Porém, após passar mais de três anos resolvendo problemas legais e burocráticos com a justiça norte-americana, o mineiro chegou à maior organização de MMA do mundo aos 32 anos de idade.

Na época, ostentava uma invencibilidade no MMA de mais de seis anos, e provou que estava onde merecia em menos de dois minutos, após aplicar um knockdown e finalizar Kingsbury com um katagatame, anunciando sua chegada à toda a divisão até 93 Kg.

Fábio Maldonado

(UFC 153 - 13 de outubro de 2012)

Glover Teixeira golpeia Fábio Maldonado no UFC 153 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Buscando recuperar o tempo "perdido", Glover voltou à ação quatro meses e meio depois para enfrentar o resiliente "Caipira de Aço" Fábio Maldonado no Rio de Janeiro. O duelo, que durou 10 minutos, foi um absoluto monólogo de Glover, que castigou o adversário até a interrupção médica ao final do 2º assalto decretar sua vitória por nocaute técnico.

Rampage Jackson

(UFC Chicago - 26 de janeiro de 2013)

Glover Teixeira golpeia Rampage Jackson no UFC Chicago em 2013 (Al Bello/ Zuffa LLC/ Getty Images)

Apenas três meses depois, o mineiro aceitou encarar o maior desafio de sua carreira até então: o ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Quinton "Rampage" Jackson. O norte-americano de fato exigiu o melhor do brasileiro, porém isso não foi suficiente; Glover venceu por decisão dos jurados - algo que acontecia apenas pela terceira vez em suas 20 vitórias na carreira até aquele momento.

Ryan Bader

(UFC Belo Horizonte - 4 de setembro de 2013)

Glover Teixeira golpeia Ryan Bader no UFC Belo Horizonte em 2013 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Após despachar James Te Huna, totalizando quatro vitórias em suas quatro primeiras lutas no UFC, Glover foi escalado para sua primeira luta principal na organização: em seu estado natal de Minas Gerais, ele enfrentou Ryan Bader em um combate que poderia apontar o próximo desafiante ao cinturão dos 93 Kg.

Após levar um susto, absorvendo um duro golpe do norte-americano e levando perigo praticamente pela primeira vez no Octógono, Glover provou sua resiliência e deu o troco, derrubando Bader e levando o prêmio de Nocaute da Noite, além de um passaporte carimbado para o aguardado embate com Jon Jones.

Ovince Saint Preux

(UFC Nashville - 8 de agosto de 2015)

Glover Teixeira golpeia Ovince Saint Preux no UFC Nashville em 2015 (Josh Hedges/Zuffa LLC)

Contra um dos maiores atletas de todos os tempos no auge de sua forma em Jones, Glover foi superado por decisão unânime dos jurados e, na sequência, sofreu nova derrota para Phil Davis.

Ele só voltou à ação 10 meses depois, contra o embalado Ovince Saint Preux em mais uma luta principal, e provou que ainda tinha muita lenha para queimar, finalizando o haitiano no 3º round e embolsando mais um bônus de Luta da Noite no processo.

Rashad Evans

(UFC Tampa - 16 de abril de 2016)

Glover Teixeira golpeia Rashad Evans no UFC Tampa em 2016 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Outro ex-campeão dos meio-pesados cruzou o caminho de Glover em abril de 2016, quando "Suga" Rashad Evans e o mineiro mediram forças em duelo que estava previsto para cinco rounds, porém foi encerrado em apenas 1m48s com mais um nocaute e outro bônus de Performance da Noite para o brasileiro.

Ion Cutelaba

(UFC Fort Lauderdale - 27 de abril de 2019)

Glover Teixeira encaixa mata-leão em Ion Cutelaba no UFC Fort Lauderdale em 2019 (Michael Reaves/Getty Images)

Após alternar vitórias e derrotas durante praticamente três anos, Glover parecia ter se tornado um coadjuvante no ranking dos 93 Kg: um duro teste para atletas em ação, mas alguém que já não seria capaz de fazer frente à elite da categoria.

Essa percepção começou a mudar em 2019, quando após finalizar o estreante Karl Roberson, o brasileiro voltou a vencer de forma consecutiva usando novamente seu jiu-jítsu para liquidar o perigoso Ion Cutelaba.

Anthony Smith

(UFC Jacksonville - 13 de maio de 2020)

Glover Teixeira e Anthony Smith trocam golpes no UFC Jacksonville em 2020 (Cooper Neill/Zuffa LLC)

Mais um triunfo, sobre Nikita Krylov, se seguiu para o brasileiro, e então ele foi casado para duelar com Anthony Smith, voltando a protagonizar uma luta principal após três anos.

O norte-americano vinha em uma boa sequência de quatro vitórias em cinco lutas na divisão, incluindo um surpreendente triunfo por finalização sobre Alexander Gustafsson. Sua única derrota na categoria até aquele momento havia sido para o então campeão Jon Jones.

Mas comprovando que estava uma fase especial, Glover castigou Smith durante boa parte do combate, fazendo inclusive um curioso pedido de desculpas após arrancar um dente do oponente, e levando a melhor por nocaute técnico no 5º round.

Thiago Marreta

(UFC Vegas 13 - 7 de novembro de 2020)

Glover Teixeira golpeia Thiago Marreta no UFC Vegas 13 (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Após protagonizar um emocionante duelo com Jon Jones, levando o lendário ex-campeão para uma divisão dividida pela primeira vez na carreira, Thiago Marreta enfrentou um longo período de recuperação para tratar de uma série de lesões ligamentares no joelho, e seu aguardado retorno ao Octógono foi justamente contra um embalado Glover Teixeira.

O carioca conseguiu atordoar o mineiro com seus potentes golpes, mas a experiência aliada ao talento de Glover falaram mais alto, e após superar as dificuldades, ele finalizou o compatriota no 3º round, chegando ao quinto triunfo seguido e garantindo uma nova chance de brigar pelo cinturão dos meio-pesados.

Jan Blachowicz

(UFC 267 - 30 de outubro de 2021)

Glover Teixeira finaliza Jan Blachowicz no UFC 267 (Chris Unger/Zuffa LLC)

Não perca o UFC 275: Teixeira x Procházka, neste sábado, 11 de junho, a partir das 20 horas (horário de Brasília), ao vivo e com exclusividade no Canal Combate.