Eventos
Relembre grandes nomes que já participaram de alguma edição do The Ultimate Fighter
No dia 20 de abril vai ao ar o primeiro episódio da nova temporada do The Ultimate Fighter, com a campeã peso-palha Joanna Jedrzejczyk e a desafiante ao cinturão, Claudia Gadelha como treinadoras de um grupo de atletas do peso-meio-pesado e um grupo feminino de pesos-palha em busca de um contrato com o UFC e do título de um dos torneios mais difíceis do esporte.
A casa do TUF tem sido o berço de um enorme número de lutadores bem-sucedidos dentro do octógono, mas quem são os melhores? Relembre os 30 principais atletas revelados pelo reality.
1- Rashad Evans
Um peso-pesado pequeno e com pouca experiência, Rashad Evans não prometia grandes coisas no TUF 2, mas, quatro vitórias depois, era o campeão da edição. Ele continuou a ter sucesso após o reality, e apesar de algumas lutas pouco atrativas no programa, conseguiu mudar sua reputação com grandes nocautes contra Jason Lambert e Sean Salmon. Em seguida, Evans fez lutas equilibradas com Tito Ortiz e Michael Bisping, vencendo Bisping por decisão e empatando com Ortiz. Um nocaute avassalador sobre Chuck Liddell e outro sobre Forrest Griffin lhe deram o cinturão dos meio-pesados. A comemoração durou pouco e ele perdeu o título para Lyoto Machida, mas, com quatro vitórias consecutivas, ganhou nova oportunidade contra Jon Jones. Mesmo sem sucesso, Evans ainda é um lutador de elite, e enfrenta Glover Teixeira no UFC Tampa em abril.
2 - Forrest Griffin
Não há ninguém que gostaria mais de evitar os holofotes que Forrest Griffin, mas isso se tornou impossível após a vitória histórica sobre Stephan Bonnar que causou a explosão do MMA em 2005. Depois disso foram entrevistas, sessões de fotos e participações em programas para Griffin, que ainda achou tempo para realizar outra batalha épica, contra Tito Ortiz, vencer Mauricio Shogun e, sobre Quinton Rampage Jackson, conquistar o cinturão dos meio-pesados em 2008. Griffin perdeu o cinturão para Rashad Evans e acabou se aposentando em 2012. No ano seguinte, ele foi nomeado ao Hall da Fama do UFC.
3 - Michael Bisping
O homem que colocou o Reino Unido no mapa do MMA não encontrou adversários no circuito britânico e tampouco teve dificuldades para vencer o TUF 3 entre os meio-pesados. Sua sorte continuou pelas três primeiras lutas, até a derrota contra Rashad Evans, que fez Bisping descer para o peso-médio. Novamente o inglês começou na categoria com uma sequência de três triunfos até sofrer o histórico nocaute para Dan Henderson no UFC 100. Desde então, foram 11 vitórias em 16 lutas, incluindo sua mais recente conquista ao vencer Anderson Silva.
4 - Kenny Florian
Kenny Florian entrou no TUF como desconhecido para maior parte dos fãs, mas passou por Chris Leben no caminho até a final dos médios contra Diego Sanchez. Após a derrota, Kenny desceu para os meio-médios, então para os leves, onde disputou o cinturão contra Sean Sherk em 2006 e contra BJ Penn em 2009, mas não teve êxito. Em um último esforço, ele migrou para o peso-pena e desafiou o campeão José Aldo, mas acabou novamente derrotado.
5 - TJ Dillashaw
TJ Dillashaw teve um início duro no UFC, quando acabou nocauteado por John Dodson na final do TUF 14. Entretanto, ele emplacou cinco vitórias em seis combates na sequência e conseguiu um dos resultados mais surpreendentes da história da organização ao nocautear o então imbatível Renan Barão e conqusitar o título dos pesos-galo. Uma segunda vitória sobre Barão provou que Dillashaw não era fogo de palha, mas ele acabou perdendo o cinturão em decisão dividida para Dominick Cruz. Todavia, pode-se esperar que Dillashaw volte a brigar pelo título em breve.
6 - Tony Ferguson
No dia 16 de abril, Tony Ferguson vai ter a luta que pode torná-lo uma estrela, contra Khabib Nurmagomedov. Se o campeão do TUF 13 vencer, vai ser difícil negar um title-shot, especialmente porque ele já vem de sete vitórias consecutivas, incluindo finalizações sobre Edson Barboza, Abel Trujillo e Gleison Tibau, além de um prêmio de “Performance da Noite” em vitória por decisão sobre Josh Thomson.
7 - Nate Diaz
Com a atitude de um lutador e um bom DNA, Diaz chegaria ao UFC com ou sem o TUF. Mas a vitória na 5ª edição do reality alavancou a carreira do californiano. Sua trajetória no octógono tem 13 vitórias, incluindo sobre nomes como Michael Johnson, Takanori Gomi, Donald Cerrone, Gray Maynard e Jim Miller. Em dezembro de 2012, ele desafiou Ben Henderson pelo cinturão dos leves e perdeu por decisão unânime, mas a grande vitória de sua carreira chegou apenas neste mês de março quando finalizou o campeão peso-pena Conor McGregor em super-luta pelos meio-médios.
8 - Matt Brown
Uma vez quase demitido após perder três lutas em 2010, Matt Brown renasceu com oito vitórias em nove lutas na sequência, incluindo sete triunfos consecutivos entre 2012 e 2014. Ele foi uma demonstração de talento, determinação e coração durante o TUF, onde ficou famoso por um nocaute com chute na cabeça, mas acabou eliminado nas quartas-de-final por Amir Sadollah, que seria campeão do torneio.
9 - Joe Lauzon
Após estrear no UFC em 2006 com um nocaute em 48 segundos sobre Jens Pulver, Joe Lauzon não precisava do TUF para se promover na organização, mas aproveitou a oportunidade de entrar em uma das edições mais recheadas de talentos. Apesar de não vencer a quinta temporada, Lauzon construiu uma trajetória sólida no octógono, conquistando 10 vitórias por nocaute ou finalização e se tornando um dos maiores vencedores de bônus da organização.
10 - Diego Sanchez
A carreira de Sanchez no UFC tem sido uma loucura, tendo começado com quatro vitórias seguidas entre os meio-médios, uma passagem com direito a disputa de título contra BJ Penn pelos leves, uma ressurreição nos meio-médios e uma rápida tentativa entre os penas. O homem conhecido como “O Pesadelo” e “O Sonho” sempre foi empolgante dentro do octógono e carismático fora dele. É desnecessário dizer que ainda ouviremos falar dele por muito tempo.
Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC
Confira o restante da lista:
11 - Josh Koscheck
12 - Roy Nelson
13 - Matt Serra
14 - Neil Magny
15 - Stephan Bonnar
16 - Ryan Bader
17 - Patrick Cote
18 - Chris Lytle
19 - Chris Leben
20 - Gray Maynard
21 - Ross Pearson
22 - Mike Swick
23 - Matt Hammil
24 - Matt Wiman
25 - Kelvin Gastelum
26 - Myles Jury
27 - Joe Stevenson
28 (empate) - Michael Chiesa e Al Iaquinta
29 - Julianna Pena
30 - Keith Jardine