Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TOP 5: Werdum e seus melhores momentos

 Brasileiro enfrenta Mark Hunt no UFC 180, neste sábado, no México

Neste sábado (15), o brasileiro Fabrício Werdum enfrenta o neozelandês Mark Hunt pelo título interino os pesados, no México. Apesar do atual sucesso de Werdum no Ultimate, seu caminho para chegar ao UFC 180 como favorito foi longo e sinuoso. Veja cinco momentos decisivos na carreira do brasileiro. 

UFC 90 - Junior Cigano (outubro de 2008)
Cigano nocauteou no primeiro round

Pode ser um jeito estranho para se começar a lista, mas se você perguntar para Werdum qual foi a luta que o fez mudar os rumos da sua carreira, ele responderá essa. Claro que na época ele não se sentiu bem, ainda mais depois de ser nocauteado pelo até então desconhecido Junior Cigano e, depois, ser liberado pelo Ultimate. Mas foi isso que abriu os olhos de Werdum, fazendo com que ele alterasse detalhes no seu treino.

"Posso dizer que foi uma lição de vida", disse Werdum no início de 2014. "Foi meu pior momento, mas, ao mesmo tempo, onde eu mais aprendi. Estou morando nos Estados Unidos por causa daquela luta e treino com o melhor técnico do mundo, Rafael Cordeiro. Não sei se deveria agradecer ele (Cigano) ou não".

Strikeforce - Fedor Emelianenko (junho de 2010)
Werdum finalizou no primeiro round

Werdum assinou com o Strikeforce após sua frustrante passagem pelo UFC. Depois de vitórias sobre Mike Kyle e Antônio Pezão ele se restabeleceu entre os pesados e foi compensado com uma chance de enfrentar a lenda Fedor Emelianenko, invicto por quase dez anos. Werdum precisou de apenas 69 segundos para finalizar o ícone russo. Foi uma virada impressionante, apreciada pelos fãs de MMA e que o brasileiro sempre fará questão de lembrar.

"Finalizei o Emelianenko, uma lenda do MMA", disse Werdum. "Ele foi o número um por um longo tempo. Fedor era um dos melhores da categoria, por isso aquela vitória é inesquecível".

UFC143 - Roy Nelson (fevereiro de 2012)
Werdum venceu por decisão dos juízes

Werdum perdeu sua primeira luta após a brilhante vitória contra Fedor Emelianenko. Quem o venceu foi o holandês Alistair Overeem, em 2011, por decisão dos juízes. Atacando com mais frequência, o brasileiro mostrou que seu MMA estava em evolução, deixando de ser ‘apenas’ aquele campeão mundial de jiu-jitsu. Isso ficou mais claro ainda depois do seu retorno ao UFC, como ele falou após a duríssima luta de três rounds contra Roy Nelson, conhecido pelo seu poder de trocação. Na ocasião, o brasileiro conseguiu a vitória por decisão unânime dos juízes. Werdum estava de volta!

UFC Fortaleza - Rodrigo Minotauro (junho de 2013)
Werdum finalizou no segundo round

O nocaute aplicado no primeiro round contra Mike Russow, no UFC 147, colocou Werdum de vez entre os melhor dos pesados, e sua temporada como um dos treinadores da segunda temporada do The Ultimate Fighter Brasil serviu para colocá-lo em uma posição onde ele nunca esteve em sua carreira. Mas foi a luta contra Rodrigo Minotauro, o outro treinador do programa, que fez mais barulho. Não apenas por ter finalizado o ex-campeão do Pride e do UFC, mas por vingar uma derrota sofrida para o compatriota em 2006.

“Foi muito importante para minha carreira, realmente uma das vitórias mais importantes”, disse Werdum. “Ele era um dos meus ídolos e foi um prazer lutar contra o Minotauro novamente, mesmo que não tenha sido uma revanche”.

UFC on FOX - Travis Browne (abril de 2014)
Werdum venceu por decisão dos juízes

Depois de vários altos e baixos em sua carreira, Werdum teria uma chance de chegar perto do cinturão dos pesados - para isso, precisaria vencer o artista do nocaute Travis Browne. Para alguns, o confronto teria uma pressão esmagadora, mas para o sempre sorridente Werdum a palavra pressão não existe.

“Não há nenhuma pressão”, disse Werdum. “A pressão é quando você não está treinado, não está pronto para lutar. Já lutei sem estar bem preparado, era quando ficava com mais medo. Agora, já estou em forma, muito bem treinado e não tenho nenhuma pressão sobre minhas costas”.

Werdum disse essas palavras no fim de outubro, quando foi anunciado que sua luta contra Cain Velasquez não iria acontecer, por causa de uma lesão, e ele iria lutar contra Mark Hunt por um título interino Isso faz lembrar de como foi a luta contra Browne, quando um relaxado Werdum fez parecer fácil vencer o duelo de cinco rounds contra um dos adversários mais perigosos da categoria dos pesados.