Pular para o conteúdo principal
Atletas

Top 6: José Aldo

Vamos relembrar os melhores momentos de um dos maiores lutadores da história do UFC: José Aldo

José Aldo foi o primeiro homem a ter o cinturão peso-pena do UFC e é amplamente considerado por muitos especialistas em MMA como um dos maiores lutadores que já surgiram no Brasil. No próximo sábado, dia 2 de fevereiro, ele viajará para Fortaleza para enfrentar Renato Moicano, uma estrela em ascensão dentro do octógono. Esta será mais uma batalha crucial na carreira de Aldo, e se olharmos para o que o manauara fez durante toda a sua carreira, teremos a certeza de que não podemos perder de maneira alguma o evento deste final de semana.

Garanta seu ingresso para o UFC Fortaleza
Evento acontece em 2 de Fevereiro
WEC 41, 7 de junho de 2009 - TKO em Cub Swanson no 1º round

Aldo não conseguiu uma disputa de título logo após a vitória em sua estreia no WEC sobre Alexandre Nogueira, em junho de 2008. Em vez disso, ele precisou passar de forma magistral por outros atletas, enfrentando lutadores estabelecidos na organização, que deveriam testá-lo de maneira dura. Aldo, porém, fez com que todos parecessem atletas comuns. Três nocautes consecutivos, sobre Jonathan Brookins, Rolando Perez e Chris Mickle, fizeram com que ele virasse um lutador imperdível para os fãs do WEC. Seu próximo desafio seria contra o veterano Cub Swanson, que prometia ser o homem que iria pressionar o brasileiro como nenhum outro fez antes no WEC. A previsão, no entanto, não aconteceu. Aldo foi para cima logo no começo da luta e acertou não apenas uma, mas duas joelhadas voadoras, mandando Swanson para a lona. O combate, no total, durou oito segundos.

WEC 44, 18 de novembro de 2009 - TKO em Mike Brown no 2º round

Depois de destruir Swanson, não havia dúvidas que o próximo passo de Aldo seria uma luta pelo título, mas o homem que tinha o cinturão em novembro de 2009 não era Urijah Faber, e sim o veterano Mike Brown. Apesar da maioria assumir que Aldo era jovem, explosivo e rápido, todos achavam que Brown iria conseguir forçar o brasileiro a pagar caro para conseguir a vitória. Mais uma vez, Aldo esteve um passo à frente durante toda a noite, conseguindo uma vitória por nocaute técnico no segundo round e conquistando o cinturão peso-pena do WEC. Sem dúvida alguma, ele provou ser um lutador de elite na categoria, mas ainda tinha um homem com potencial para roubar o seu título - Urijah Faber.

WEC 48, 24 de abril de 2010 - Decisão Unânime contra Urijah Faber em 5 rounds

Talvez a maior luta peso-pena da história até aquele momento, Aldo contra Faber cativou fãs de luta do mundo inteiro. Assim como seu compatriota Anderson Silva precisou fazer em sua revanche contra Rich Franklin, Aldo viajou até Sacramento, cidade natal de Faber, para anunciar sua verdadeira chegada ao palco mundial. Desta vez, porém, a vitória não veio com um nocaute espetacular. Em vez disso, o brasileiro puniu o rival por 25 minutos, acertando as pernas de Faber com chutes baixos ferozes que deixaram o "Califórnia Kid" praticamente indefeso. Depois de vencer os cinco rounds, grande parte da atenção do público se concentrou em como Faber ainda estava em pé depois do castigo, mas as pessoas também deveriam ter comentado sobre o desempenho disciplinado e dominante do manauara. Foi aí que José Aldo deixou claro que, nos penas, era ele e mais ninguém.

UFC 153, 2 de fevereiro de 2013 - Decisão Unânime contra Frankie Edgar em 5 rounds

Depois da luta contra Faber, Aldo nocauteou Manny Gamburyan em sua última luta no WEC e foi nomeado o primeiro campeão peso-pena do UFC em novembro de 2010. Sua primeira defesa foi em abril de 2011, com uma vitória sobre Mark Hominick, e depois conseguiu mais duas defesas sobre Kenny Florian e Chad Mendes. Em suma, Aldo seguia sua rotina normal, mas quando enfrentou o ex-campeão dos leves Frankie Edgar, em fevereiro de 2013, o brasileiro foi levado ao limite pelo norte-americano. Não que ele precisasse provar algo para si mesmo neste momento, mas se houvesse alguma dúvida sobre sua capacidade de vencer um duelo de "cachorro grande", Aldo silenciou todas elas com sua vitória por decisão unânime.

UFC 179, 25 de outubro de 2014 - Decisão Unânime contra Chad Mendes em 5 rounds

Na primeira vez que Aldo enfrentou Chad Mendes, em 2012, a luta terminou com um nocaute aos 4m59s do primeiro round e foi mais lembrada pelo campeão correndo para a comemorar com a torcida no Rio de Janeiro após a vitória do que pelo duelo em si. A revanche, no entanto, foi uma história completamente diferente. Os dois melhores pesos-penas da época lutaram de igual para igual durante 25 minutos. Naquela que talvez possa ser chamada da maior luta pelo título da categoria na história, Aldo conseguiu uma merecida vitória por decisão unânime, mas ele precisou dar tudo de si para consegui-la, provando mais uma vez que seja nos momentos de domínio ou quando precisa mostrar coração de campeão, o brasileiro é o maior peso-pena que já existiu.

UFC Calgary, 28 de julho de 2018 - TKO em Jeremy Stephens no 1º round

Todo mundo sabe o que aconteceu depois da segunda vitória de Aldo sobre Mendes. Foi a época da longa preparação para o encontro com Conor McGregor e, quando ele finalmente ocorreu em Las Vegas, em dezembro de 2015, "The Notorious" chocou o mundo com um nocaute em 13 segundos. O brasileiro se recuperaria e conquistaria novamente o título com uma segunda vitória sobre Frankie Edgar sete meses depois, mas um par de derrotas para o atual campeão Max Holloway fez com que as pessoas percebessem que Aldo já teve dias melhores no octógono. Em julho de 2018, porém, ele voltou aos velhos tempos e conseguiu um nocaute sobre Jeremy Stephens, que o colocou novamente entre a elite mais uma vez. Aldo está de volta e, caso consiga uma vitória sobre Moicano, pode ser considerado como o próximo desafiante ao cinturão da categoria novamente.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube

Quem vencerá a segunda luta mais importante do UFC Fortaleza?

José Aldo
69% (1 voto)
Renato Moicano
31% (1 voto)
Total votes: 229