Pular para o conteúdo principal
A general view of the Octagon prior to the UFC Fight Night event at Etihad Arena on UFC Fight Island
Listas

Top 8: Momentos inesquecíveis em Abu Dhabi

Relembre as lutas e curiosidades que marcaram as idas do Octógono até o local que irá receber o UFC 294

O Octógono retorna a Abu Dhabi em 21 de outubro para a realização do UFC 294, com a revanche entre Islam Makhachev e Charles "do Bronxs" Oliveira pelo cinturão peso-leve liderando o evento. Ao todo, foram 17 edições do UFC durante os anos, e aqui iremos relembrar os grandes nocautes, finalizações, momentos e curiosidades.

UFC 112 - A Estreia

Tudo começou há um tempo atrás, mais especificamente em 10 de abril de 2010. O Octógono foi montado pela primeira vez em Abu Dhabi para a realização do UFC 112: Invincible. A estreia do Ultimate teve um card de dez lutas, sendo duas disputas de cinturão. Na luta co-principal, Frankie Edgar e BJ Penn travaram uma incrível batalha de cinco rounds, com Edgar saindo vitorioso e ficando com o cinturão dos leves. Já na luta principal tivemos o duelo entre Anderson Silva e Demian Maia pelo cinturão dos médios, com o "Spider" defendendo o posto de campeão.

Assista ao card principal do UFC 112 no UFC Fight Pass

A dominância de Khabib Nurmagomedov

Não é novidade que Khabib Nurmagomedov terminou sua carreira no MMA de forma invicta, mas suas duas últimas lutas, ambas em Abu Dhabi, foram a consagração de seu status como um dos melhores de todos os tempos. No UFC 242, o russo unificou o cinturão peso-leve ao finalizar Dustin Poirier, enquanto no UFC 254 ele finalizou Justin Gaethje, defendendo e unificando o cinturão em sua despedida.

Assista ao card principal do UFC 242 no UFC Fight Pass

Khabib Nurmagomedov é anunciado o vencedor contra Justin Gaethje no UFC 254. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Khabib Nurmagomedov é anunciado o vencedor contra Justin Gaethje no UFC 254. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

A mundialmente famosa "Ilha da Luta"

No início de 2020, o mundo inteiro passou por um período conturbado devido à pandemia causada pela COVID-19. Para manter o calendário funcionando, o UFC passou a fazer eventos em dois lugares que ficaram famosos para qualquer fã de MMA: o UFC Apex, em Las Vegas, e a "Ilha da Luta", em Abu Dhabi. Durante esse período, ttivemos 14 eventos na "Ilha da Luta", com seis numerados e oito "Fight Nights".

O segundo capítulo de uma trilogia histórica

O Ultimate teve em sua história algumas trilogias, e essa que falaremos hoje envolve dois dos melhores pesos-pena de todos os tempos. Alexander Volkanovski e Max Holloway fizeram o segundo duelo entre eles no UFC 251. Para muitos, essa foi a melhor e mais equilibrada luta entre o australiano e o havaiano, e após 25 minutos de muita ação, Volkanovski manteve o cinturão por decisão dividida.

Reveja o duelo no UFC Fight Pass

Alexander Volkanovski e Max Holloway se cumprimentam antes do início da luta no UFC 251. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Alexander Volkanovski of Australia and Max Holloway face off prior to their UFC featherweight championship fight during the UFC 251 event at Flash Forum on UFC Fight Island on July 12, 2020 on Yas Island, Abu Dhabi, UAE (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC)

O surgimento do "Lobo" Chimaev

Foi em Abu Dhabi que ocorreu a estreia de uma das grandes estrelas do MMA na atualidade no Octógono. Khamzat Chimaev apareceu pela primeira vez no Ultimate em 16 de julho de 2020 e surpreendeu a todos ao dominar John Phillips e sair com a vitória por finalização. Apenas dez dias depois, ele voltaria para nocautear Rhys McKee, entrando de vez no radar dos fãs de MMA. O lutador ainda se apresentou mais uma vez em Abu Dhabi, quando não tomou conhecimento de Li Jingliang e finalizou o chinês sem dificuldades no UFC 267. Ele agora tem retorno marcado no UFC 294 contra o brasileiro Paulo Borrachinha.

Reveja a estreia de Chimaev no Octógono

A rivalidade entre Adesanya e Borrachinha

Antes de Alex Poatan entrar na organização, o ex-campeão peso-médio Israel Adesanya teve outro brasileiro com quem trocou diversas farpas e criou uma rivalidade: Paulo Borrachinha. Os dois se provocaram por meses até a chegada do UFC 253, onde se enfrentaram na luta principal do evento. O que prometia ser um combate equilibrado, no entanto, se transformou em um domínio completo do nigeriano, que acabou nocauteando Borrachinha e mantendo o cinturão dos médios.

Reveja a luta no UFC Fight Pass

Israel Adesanya golpeia Paulo Borrachinha no UFC 253. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)

Israel Adesanya golpeia Paulo Borrachinha no UFC 253. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)


Um nocaute que ficará para sempre na história

Foi em Abu Dhabi que presenciamos um dos nocautes mais espetaculares já vistos no Ultimate. Joaquin Buckley e Impa Kasanganay faziam um duelo estudado, até que aos dois minutos do segundo round Buckley, lutando na base canhota, dá um chute de esquerda na cabeça que é bloqueado e pego por Kasanganay. Quando Kasanganay soltou a perna do rival, Buckley girou sobre o pé direito de modo que suas costas ficassem voltadas para Kasanganay e, em seguida, salta e acerta um chute rodado de direita em cheio, fazendo com que seu oponente caísse nocauteado no centro do Octógono.

De Olho na Técnica: o chute rodado de Joaquin Buckley

A consagração de Glover Teixeira

Glover Teixeira sempre foi um dos lutadores mais importantes e respeitados do peso meio-pesado, mas faltava para o brasileiro o cinturão da categoria. Depois de conseguir uma sequência de vitórias, ele teve a oportunidade de lutar pelo o título no UFC 267, onde enfrentaria o polonês Jan Blachowicz na luta principal do evento. No segundo round, o veterano brasileiro finalmente alcançou seu objetivo dao encaixar um mata-leão para sair com a vitória. Foi um momento mágico e um presente de aniversário para Glover, que completou 42 anos dois dias antes.

Reveja a luta no UFC Fight Pass

Glover Teixeira comemora a sua vitória no UFC 267. (Foto por Chrs Unger/Zuffa LLC)

Glover Teixeira comemora a sua vitória no UFC 267. (Foto por Chrs Unger/Zuffa LLC)


UFC 294: Makhachev x Volkanovski 2 foi um evento realizado em 21 de outubro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.