
Eventos
O Octógono retorna a Abu Dhabi em 21 de outubro para a realização do UFC 294, com a revanche entre Islam Makhachev e Charles "do Bronxs" Oliveira pelo cinturão peso-leve liderando o evento. Ao todo, foram 17 edições do UFC durante os anos, e aqui iremos relembrar os grandes nocautes, finalizações, momentos e curiosidades.
Tudo começou há um tempo atrás, mais especificamente em 10 de abril de 2010. O Octógono foi montado pela primeira vez em Abu Dhabi para a realização do UFC 112: Invincible. A estreia do Ultimate teve um card de dez lutas, sendo duas disputas de cinturão. Na luta co-principal, Frankie Edgar e BJ Penn travaram uma incrível batalha de cinco rounds, com Edgar saindo vitorioso e ficando com o cinturão dos leves. Já na luta principal tivemos o duelo entre Anderson Silva e Demian Maia pelo cinturão dos médios, com o "Spider" defendendo o posto de campeão.
Assista ao card principal do UFC 112 no UFC Fight Pass
Não é novidade que Khabib Nurmagomedov terminou sua carreira no MMA de forma invicta, mas suas duas últimas lutas, ambas em Abu Dhabi, foram a consagração de seu status como um dos melhores de todos os tempos. No UFC 242, o russo unificou o cinturão peso-leve ao finalizar Dustin Poirier, enquanto no UFC 254 ele finalizou Justin Gaethje, defendendo e unificando o cinturão em sua despedida.
No início de 2020, o mundo inteiro passou por um período conturbado devido à pandemia causada pela COVID-19. Para manter o calendário funcionando, o UFC passou a fazer eventos em dois lugares que ficaram famosos para qualquer fã de MMA: o UFC Apex, em Las Vegas, e a "Ilha da Luta", em Abu Dhabi. Durante esse período, ttivemos 14 eventos na "Ilha da Luta", com seis numerados e oito "Fight Nights".
O Ultimate teve em sua história algumas trilogias, e essa que falaremos hoje envolve dois dos melhores pesos-pena de todos os tempos. Alexander Volkanovski e Max Holloway fizeram o segundo duelo entre eles no UFC 251. Para muitos, essa foi a melhor e mais equilibrada luta entre o australiano e o havaiano, e após 25 minutos de muita ação, Volkanovski manteve o cinturão por decisão dividida.
Foi em Abu Dhabi que ocorreu a estreia de uma das grandes estrelas do MMA na atualidade no Octógono. Khamzat Chimaev apareceu pela primeira vez no Ultimate em 16 de julho de 2020 e surpreendeu a todos ao dominar John Phillips e sair com a vitória por finalização. Apenas dez dias depois, ele voltaria para nocautear Rhys McKee, entrando de vez no radar dos fãs de MMA. O lutador ainda se apresentou mais uma vez em Abu Dhabi, quando não tomou conhecimento de Li Jingliang e finalizou o chinês sem dificuldades no UFC 267. Ele agora tem retorno marcado no UFC 294 contra o brasileiro Paulo Borrachinha.
Reveja a estreia de Chimaev no Octógono
Antes de Alex Poatan entrar na organização, o ex-campeão peso-médio Israel Adesanya teve outro brasileiro com quem trocou diversas farpas e criou uma rivalidade: Paulo Borrachinha. Os dois se provocaram por meses até a chegada do UFC 253, onde se enfrentaram na luta principal do evento. O que prometia ser um combate equilibrado, no entanto, se transformou em um domínio completo do nigeriano, que acabou nocauteando Borrachinha e mantendo o cinturão dos médios.
Israel Adesanya golpeia Paulo Borrachinha no UFC 253. (Foto por Josh Hedges/Zuffa LLC)
Foi em Abu Dhabi que presenciamos um dos nocautes mais espetaculares já vistos no Ultimate. Joaquin Buckley e Impa Kasanganay faziam um duelo estudado, até que aos dois minutos do segundo round Buckley, lutando na base canhota, dá um chute de esquerda na cabeça que é bloqueado e pego por Kasanganay. Quando Kasanganay soltou a perna do rival, Buckley girou sobre o pé direito de modo que suas costas ficassem voltadas para Kasanganay e, em seguida, salta e acerta um chute rodado de direita em cheio, fazendo com que seu oponente caísse nocauteado no centro do Octógono.
De Olho na Técnica: o chute rodado de Joaquin Buckley
Glover Teixeira sempre foi um dos lutadores mais importantes e respeitados do peso meio-pesado, mas faltava para o brasileiro o cinturão da categoria. Depois de conseguir uma sequência de vitórias, ele teve a oportunidade de lutar pelo o título no UFC 267, onde enfrentaria o polonês Jan Blachowicz na luta principal do evento. No segundo round, o veterano brasileiro finalmente alcançou seu objetivo dao encaixar um mata-leão para sair com a vitória. Foi um momento mágico e um presente de aniversário para Glover, que completou 42 anos dois dias antes.
Glover Teixeira comemora a sua vitória no UFC 267. (Foto por Chrs Unger/Zuffa LLC)
O UFC 294: Makhachev x Volkanovski 2 foi um evento realizado em 21 de outubro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.