
Comunicados oficiais
No universo do MMA, poucos atletas conseguiram ostentar uma sequência de vitórias tão impressionante quanto Islam Makhachev. O campeão dos leves está invicto em seus últimos 12 duelos e busca expandir essa marca na luta principal do UFC 294, em 21 de outubro, quando enfrentará o campeão dos penas, Alexander Volkanovski, em uma revanche imediata.
Atualmente, Makhachev detém a maior sequência de vitórias entre os atletas ativos no UFC, estando a apenas quatro lutas de igualar o recorde de Anderson Silva, com 16 triunfos consecutivos. Mas como o russo chegou a esta marca? Vamos relembrar abaixo:
A série começou em setembro de 2016, quando se recuperou da derrota por nocaute contra Adriano Martins com uma vitória segura sobre Chris Wade. Em seguida, o peso-leve superou Nik Lentz e nocauteou o brasileiro Gleison Tibau – seu maior feito no Octógono até então.
Posteriormente, o atual campeão finalizou Kajan Johnson com uma bela chave de braço, superou Arman Tsarukyan em sua estreia, sendo que hoje o armeno é um peso-leve consolidado no ranking. Além disso, fez seu primeiro combate em Abu Dhabi no UFC 242, dominando completamente Davi Ramos.
Islam Makhachev golpeia Davi Ramos no UFC 242. (Foto por Jeff Bottari/ Zuffa LLC)
Com uma ascensão meteórica e demonstrando ser um dos melhores wrestlers da divisão, ele voltou ao Octógono no UFC 259, em Las Vegas, para encarar Drew Dober – um dos lutadores mais perigosos e com maior poder de nocaute entre os leves. Makhachev anulou completamente o jogo do norte-americano e finalizou com um triângulo de mão no terceiro round, confirmando que era um atleta pertencente à elite.
Chegou então a primeira oportunidade de fazer uma luta principal no Ultimate. Contra Thiago Moisés, no UFC Vegas 31, Makhachev mais uma vez sobrepujou o rival com um wrestling impecável e finalizou o brasileiro com um mata-leão. De volta à Abu Dhabi, ele não tomou conhecimento e finalizou Dan Hooker com uma kimura em menos de três minutos, no UFC 267. Em seguida, mais uma luta principal e mais uma performance irretocável, desta vez nocauteando Bobby Green.
Com dez vitórias seguidas, sendo as quatro últimas pela via rápida, tornava-se cada vez mais evidente a possibilidade de uma disputa pelo cinturão, e ela veio no UFC 280, quando enfrentou o brasileiro Charles "do Bronxs" Oliveira pelo título vago da categoria, em Abu Dhabi. Mais uma vez, o russo fez uma luta segura, finalizou o brasileiro e conquistou o posto mais alto da divisão dos leves.
Islam Makhachev comemora a vitória na luta principal do UFC 284. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Agora, tendo o título em mãos, ele tinha a missão de defender seu posto, e não teve vida fácil em seu primeiro desafio. Uma superluta contra o próprio Volkanovski, adversário deste sábado e campeão dos penas, foi marcada para fevereiro deste ano, no UFC 284, em solo australiano. Este foi, sem dúvida, o duelo mais difícil do peso-leve em sua sequência de vitórias, mas apesar do equilíbrio entre os dois campeões no Octógono, o russo teve seu braço levantado após a decisão unânime dos juízes.
Caso consiga novamente vencer o campeão dos penas, o futuro parece cada vez mais promissor para Islam Makhachev. Ele não dá sinais de declínio e seu legado no esporte está se consolidando ainda mais. Se ele alcançará ou até mesmo superará a marca de Anderson Silva, não podemos prever, mas os fãs de MMA aguardam ansiosamente os próximos capítulos na história do campeão dos leves.
O UFC 294: Makhachev x Volkanovski 2 foi um evento realizado em 21 de outubro de 2023. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.