Pular para o conteúdo principal
LAS VEGAS, NEVADA - MARCH 1: Kelvin Gastelum interacts with media during the UFC 236 Press Conference inside T-Mobile Arena on March 1, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)
Atletas

A trajetória de Kelvin Gastelum no peso-médio

O cabo de guerra de Kelvin Gastelum entre o meio-médio e o peso-médio finalmente será decidido quando ele lutar pelo cinturão até 84kg no UFC 236

Depois de vencer o The Ultimate Fighter como peso médio em 2013, Kelvin Gastelum estava convencido de que sua melhor chance de conquistar o ouro do UFC seria na categoria até 77kg, o meio-médio. E enquanto Gastelum teve sucesso na divisão, ele também teve dificuldades com a balança, o que fez com que ele fosse e voltasse do peso-médio.

Bem, o peso médio aparentemente ganhou este cabo de guerra, já que Gastelum vai desafiar Israel Adesanya pela coroa interina até 84kg na luta co-principal do UFC 236 em 13 de abril, seis anos depois de sua estreia no Octógono. Claramente, não há perguntas agora sobre o desempenho de Gastelum como peso médio e, para provar, confira cinco de suas melhores atuações na divisão.

LAS VEGAS, NV - MARCH 1: (L-R) Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference inside T-Mobile Arena on March 1, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

LAS VEGAS, NV - MARCH 1: (L-R) Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference inside T-Mobile Arena on March 1, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

LAS VEGAS, NV - MARCH 1: (L-R) Opponents Kelvin Gastelum and Israel Adesanya face off during the UFC 236 Press Conference inside T-Mobile Arena on March 1, 2019 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

TUF 17 FINALE
DECISÃO DIVIDIDA SOBRE URIAH HALL

Considerado um dos azarões da temporada, Gastelum surpreendeu as pessoas em seu caminho para a final do TUF em Las Vegas em 13 de abril de 2013, batendo quatro adversários consecutivos no reality show apesar de ter apenas cinco lutas profissionais antes do programa.

"Acho que as pessoas me subestimaram em todas as lutas, e eu não tive uma luta fácil", disse Gastelum. “Eu não tive um caminho fácil para a final e tive que lutar com alguns dos melhores caras do torneio. Mas eu provei a mim mesmo e ao mundo que eu pertenço.”

Derrotar Kito Andrews, Bubba McDaniel, Collin Hart e Josh Samman no programa deveria ter sido um aviso suficiente de que Gastelum era uma ameaça séria, mas ele ainda era um azarão quando foi encarregado de enfrentar o nocauteador dinâmico Uriah Hall. Aqueles apostadores foram enganados mais uma vez pelo atleta do Arizona, que conquistou uma decisão sobre o "Prime Time" e ganhou a coroa do TUF 17. Kelvin Gastelum não seria mais negligenciado.

UFC 188
TKO 2ºR SOBRE NATE MARQUARDT

Em sua primeira luta dos médios desde abril de 2013, o ex - e talvez futuro – meio-médio Kelvin Gastelum venceu o veterano Nate Marquardt com um TKO unilateral no segundo round.

A pressão de Gastelum e combinações duras mantiveram Marquardt na defensiva no início, avermelhando a face do veterano no processo. Marquardt começou a pegar um pouco de ritmo no meio do round, mas uma queda de Gastelum e duros golpes pouco antes do fim garantiram o round para o ex-TUF.

Mantendo o ímpeto que teve ao longo da primeira parcial, Gastelum dominou o ritmo e Marquardt simplesmente não tinha respostas para o atleta de 23 anos. Ao fim do round, Marquardt se sentou no banquinho em seu canto e disse ao treinador Trevor Wittman que não tinha mais nada. Ao ouvir isso, Wittman imediatamente encerrou a luta.

TORONTO, ON - DECEMBER 10:  Kelvin Gastelum (L) of the United States fights Tim Kennedy (R) of the United States in their Middleweight bout during the UFC 206 event at Air Canada Centre on December 10, 2016 in Toronto, Canada.  (Photo by Vaughn Ridley/Get

TORONTO, ON - DECEMBER 10: Kelvin Gastelum (L) of the United States fights Tim Kennedy (R) of the United States in their Middleweight bout during the UFC 206 event at Air Canada Centre on December 10, 2016 in Toronto, Canada. (Photo by Vaughn Ridley/Getty Images)


UFC 206
TKO 3ºR SOBRE TIM KENNEDY

Depois de ser retirado de uma luta do UFC 205 contra Donald Cerrone por não bater o peso, Kelvin Gastelum ganhou uma medida de resgate no peso médio com uma impressionante vitória no terceiro round sobre Tim Kennedy.

Kennedy teve um grande começo, colocando Gastelum em perigo duas vezes nos primeiros dois minutos, e mesmo quando Gastelum se levantou, Kennedy manteve-o travado enquanto disparava joelhadas na perna. Gastelum finalmente se soltou faltando 90 segundos e conseguiu algumas boas jogadas, levantando uma bola sob o olho direito de Kennedy antes de uma blitz tardia que fez Kennedy ficar na defensiva.

Tentado travar Gastelum, Kennedy investiu no grappling, mas em vez disso foi Gastelum quem assumiu o controle quando a luta foi para o chão. Kennedy foi capaz de inverter a posição, mas Gastelum abriu o caminho com socos e teve sucesso em pé, com esse sucesso crescendo à medida que a rodada progredia.

Como Kennedy continuou a desacelerar, Gastelum acelerou o ritmo em busca do nocaute, misturando socos e chutes na cabeça e no corpo. No meio do round, uma combinação direita-esquerda derrubou Kennedy e, quando ele se cobriu, o árbitro John McCarthy tinha visto o suficiente, interrompendo na marca de 2m45s.

UFC XANGAI
KO 1ºR SOBRE MICHAEL BISPING

Ex-campeão dos médios do UFC, Michael Bisping, rolou os dados lutando com o ascendente Kelvin Gastelum apenas três semanas depois de perder o cinturão para Georges St-Pierre no UFC 217. E apesar de ter sido uma jogada corajosa do britânico, foi Gastelum quem saiu da Mercedes Benz Arena em Xangai com a vitória, já que parou Bisping no primeiro round da luta principal.

"Esta é a maior vitória da minha carreira", disse Gastelum. "Eu tenho uma enorme quantidade de respeito por Bisping por aceitar a luta e estou agradecido."

Gastelum começou rápido, mas à medida em que a luta avançava, Bisping parecia estar entrando em seu ritmo. No entanto, quando "O Conde" ficou mais confortável, ele ficou também um pouco ganancioso e errou um golpe com a mão direita. Gastelum não hesitou em contra-atacar, com a mão direita seguida de uma pancada que colocou Bisping no chão. Os golpes seguintes eram meros enfeites, com o árbitro Marc Goddard intervindo aos 2m30s.

"Isso é algo que treinamos muito", disse Gastelum sobre a combinação final.

"Eu estava me divertindo", disse um gracioso Bisping. “Ele me pegou com um bom golpe; Eu faço isso há muito tempo, estou ficando velho.”

UFC 224
DECISÃO DIVIDIDA SOBRE RONALDO SOUZA

Kelvin Gastelum sobreviveu ao jogo de solo de Ronaldo "Jacaré" Souza no primeiro round do UFC 224, e voltou nos próximos dois para vencer em uma decisão dividida na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro.

As pontuações foram 29-28 duas vezes e 28-29 a favor de Gastelum.

Jacaré tinha a intenção de levar a luta até o chão, e enquanto Gastelum resistiu por um tempo, faltando pouco mais de três minutos, ele foi colocado no chão pelo brasileiro. Souza conseguiu garantir a montada e, com pouco mais de um minuto, foi para o braço de Gastelum. O norte-americano defendeu bem, escapando pouco antes do final do quadro.

Gastelum começou rápido no segundo, cortando Souza com golpes. Então, "Jacaré" foi derrubado por uma mão esquerda na metade da parcial, e apesar de Gastelum não conseguir terminar, Souza demorou a se levantar. O brasileiro ainda não estava derrotado, e eles continuaram trocando até que o round emocionante chegou ao fim.

Gastelum era claramente o lutador mais “inteiro” na terceira rodada, mas Jacaré ainda encontrou uma maneira de reagir, o que levou o público ao delírio.