Pular para o conteúdo principal
Mackenzie Dern e Jason Parillo

Treinador detalha evolução de Mackenzie Dern no boxe: “Muito inteligente”

Jason Parillo treinou campeões do UFC como Michael Bisping, Rafael dos Anjos, Cris Cyborg entre outros

Que Mackenzie Dern é uma das melhores atletas de jiu-jítsu do Ultimate, ninguém duvida. Mas nos últimos meses, a brasileira está caminhando a passos largos para se destacar também com sua trocação.

Isso porque, neste ano, ela passou a treinar boxe com Jason Parillo, um dos nomes mais respeitados da área por seus trabalhos com ex-campeões do UFC como Michael Bisping, Rafael dos Anjos, Cris Cyborg, BJ Penn e muitos outros.

Leia também: Treinador lamenta ausência no corner de Charles do Bronx no UFC 256

Mackenzie Dern e Jason Parillo

Em conversa com a reportagem do UFC Brasil em Las Vegas, Parillo admitiu que a multicampeã mundial de jiu-jítsu ainda está amadurecendo na trocação, mas disse já ver evolução em seu jogo.

"O que eu tenho focado com ela são os fundamentos básicos”, disse, “Quando ela chegou até mim, obviamente estava muito verde, ela ainda está verde. Ela ainda tentava adivinhar muito, perdia o equilíbrio. Isso fazia com que fosse mais difícil encontrar a adversária, e com que a adversária encontrasse ela mais facilmente. Agora, ela realmente construindo uma base apropriada para que consiga ter um arsenal completo, consiga conectar os chutes, os socos, as joelhadas - tudo o que você precisa fazer no MMA”.

“Minha base é o boxe, é o que eu tento desenvolver com ela, mas é tudo um movimento”, continuou, “A Mackenzie tem uma habilidade natural, ela é uma grande atleta, ela tem toda a coordenação do mundo. Estamos cuidando de A, B, C e D agora, o que eu acho que está ajudando muito ela a ter uma visão, uma ideia do que está fazendo em pé para que possa conseguir as quedas, mas também machucar as outras garotas na trocação".

A parceria da lutadora com o treinador começou no último mês de agosto, pouco antes de seu combate mais recente, contra Randa Markos, vencido por Mackenzie por finalização no 1º round. Após ter um camp completo sob a tutela de seu novo mestre, Parillo afirma ter ficado positivamente impressionado.

"Ela me lembra outros atletas com quem trabalhei no passado que chegaram ao título e foram campeões mundiais”, disse, “Ela realmente tem a capacidade física, mas principalmente a capacidade mental. Ela é uma garota muito inteligente, ela me faz muitas perguntas, mas boas perguntas, que vêm da mentalidade correta”.

“Eu posso dizer pelas perguntas que me faz, que ela está realmente escutando. E isso para mim é o mais importante”, continuou, “Ela está muito focada no que eu tenho a dizer, no que o pai dela tem a dizer, ela entende e sente a evolução que está tendo. Honestamente, ela tem toda a capacidade de ser campeã mundial".

Brasil

Neste sábado (12), a brasileira encara Virna Jandiroba no UFC 256, em um confronto cuja narrativa principal gira em torno da luta agarrada, uma vez que ambas são faixas-pretas na arte suave e conquistaram a maioria de suas vitórias no MMA por finalização. O boxe, no entanto, pode ser um diferencial importante, segundo Parillo.

"A evolução que estamos tendo juntos só tem alguns meses. Isso vai aparecer no dia da luta? Ainda não sabemos”, disse, “A evolução da movimentação de pés da Mackenzie, da maneira como cerca as adversárias, como desvia das adversárias, tem sido muito boa, muito suave e está indo no caminho certo”.

“Essa garota (Virna), posso dizer pela maneira como se move, que ela é talentosa, mas mesmo que tenha mais experiência em pé que a Mackenzie, não acho que tenha o mesmo desenvolvimento da Mackenzie - acho que a Mackenzie vai conseguir se destacar em pé”, concluiu, “Acho que a Mackenzie vai conseguir desestruturar ela em pé antes de a luta ir para o chão, o que vai tornar a luta agarrada muito mais fácil a seu favor".

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube