Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Treinador promete melhor Rafael dos Anjos de todos os tempos no UFC Vegas

Campeão peso-leve defende o título contra Eddie Alvarez em 7 de julho

Rafael dos Anjos está a alguns dias de fazer a segunda defesa do título dos peso-leves do Ultimate e, se o duelo correr tão bem quanto a preparação, o brasileiro seguirá como dono do ouro do UFC. Quem garante isso é seu principal treinador na equipe Kings MMA, Rafael Cordeiro.

"Foi uma preparação perfeita. A gente procurou dar muita ênfase para que ele não se machucasse. Nossa maior preocupação era ele chegar bem ao final do camp. A gente conseguiu colocar bons treinos de forma que ele se recuperasse da lesão antiga e pudesse agregar mais valor dentro do treinamento. Foi tudo muito estudado para que ele não se machucasse e para que não viesse novamente aquela contusão que o tirou de outra luta", declarou o técnico em conversa com a reportagem do UFC Brasil.

Leia mais: RDA x Alvarez - Em Números | RDA tem mais armas | Alvarez diz conhecer ponto fraco de RDA | Durinho mira Top 10

As lesões realmente têm sido motivo de preocupação para RDA nos últimos tempos. Desde que capturou o cinturão em março de 2015, o campeão sofreu duas sérias contusões. A primeira delas, uma ruptura no ligamento do joelho, fez com que sua primeira defesa de título acontecesse apenas em dezembro do ano passado por conta do longo tempo de recuperação. A segunda, uma fratura no pé, cancelou o esperado confronto contra Conor McGregor, que aconteceria em março deste ano.

Para evitar que qualquer problema de saúde afastasse o campeão do octógono por mais tempo, Cordeiro diminuiu a intensidade dos sparrings do pupilo

"Esse é um esporte muito complicado, muito forte. Houve várias lutas canceladas por lesões. A dor e a lesão caminham com o bom treinamento. Nós não estávamos livres disso, e infelizmente aconteceu conosco", disse o treinador.

"Quando você entra lá as pessoas querem ver o seu melhor. De repente, se você entra meia boca e não se apresenta da maneira que deve, aí acho que a imagem do lutador começa a cair. Mas se você tem um problema, precisa saná-lo. É andar para frente e se preocupar em dar o melhor na luta"

Para a segunda defesa de título, Rafael encara Eddie Alvarez em 7 de julho. Após ter a sequência de três vitórias interrompida por Donald Cerrone em sua estreia no UFC, o ex-campeão peso-leve do Bellator enfileirou outros três oponentes no octógono para se tornar o desafiante número um.

O currículo do norte-americano, no entanto, não é dos mais impressionantes para o mestre Cordeiro.

"O Alvarez gosta de andar para frente, e tem uma experiência muito grande. Esperamos uma luta de conflito, de dois atletas buscando o nocaute. Acredito que vai chegar um momento em que o Alvarez vai ver que o nível do Rafael é diferente. Não é à toa que ele chegou onde chegou. O nível de atletas que o Rafael enfrentou no UFC é diferente do nível dos atletas que o Alvarez pegou fora. O grau de dificuldade de atletas que colocaram na frente do Rafael fez com que ele virasse o melhor lutador. Não estou desprezando o que o Alvarez fez no passado mas, em termos de qualidade técnica, o Rafael lutou com caras mais duros", analisou.

Pela primeira vez em suas últimas lutas, RDA é visto como o favorito em um combate. Apesar de o atleta já ter declarado em entrevistas que gosta do papel de azarão, seu treinador acredita que ele merece o posto que ocupa desta vez.

"Ele é o campeão, e sendo o campeão você sempre vai ser o visado, o que tem o alvo nas costas, o que as pessoas prestam atenção. Acho que ele fez por merecer ser o favorito, e ele vai mostrar por que ele é o favorito. De uma forma inteligente, calma. A gente tem cinco rounds para vencer essa luta, e vamos trabalhar esses cinco rounds para tentar definir", disse Cordeiro, prometendo mais uma grande performance do pupilo.

"Pode esperar o melhor Rafael de todos os tempos. Um Rafael muito motivado, com uma força extra, a força do Senhor. Acredito que será uma grande luta."

Assine o Combate | O canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC