
Eventos
O brasileiro Alex “Poatan” Pereira terá pela frente neste sábado (8) o que muitos estão considerando seu maior desafio na divisão dos meio-pesados até o momento: na luta principal do UFC 313, em Las Vegas, o brasileiro colocará seu cinturão em disputa contra o atual número um no ranking dos 93 Kg, o russo Magomed Ankalaev.
Alex Poatan enfrentou Jiri Prochazka no UFC 303. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Oriundo do Sambo, o atleta do Daguestão está invicto há 13 confrontos no Octógono e chega para a disputa de título após os triunfos sobre Johnny Walker e Aleksandar Rakic em 2024, que lhe renderam sua segunda oportunidade de competir pelo ouro no Ultimate.
Em dezembro de 2022, Ankalaev disputou o cinturão vago dos meio-pesados com Jan Blachowicz, mas o duelo terminou em decisão de empate e o título, na ocasião, permaneceu sem dono.
Leia mais: Melhores Momentos de Alex "Poatan" Pereira: a jornada até o UFC 313
Em conversa com o UFC.com.br, dois grandes responsáveis pelo sucesso atual de Poatan no UFC, os treinadores Plínio Cruz e Glover Teixeira falaram sobre a expectativa para o confronto e os perigos oferecidos pelo desafiante.
“Neste alto nível, todos oferecem perigos de modos diferentes. Ele é o número um no ranking, tem um wrestling, supostamente, bom, e é bom de trocação também", analisou Plínio. “Acho que o Alex vai conseguir impor o jogo dele. Está treinado e pronto para tudo. Acho que essa é uma boa oportunidade para o Poatan mostrar para todo mundo o nível de grappling que ele tem, que é altíssimo".
Alex "Poatan" Pereira comemora a defesa de cinturão no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Ex-campeão dos meio-pesados do Ultimate, Glover concordou que o wrestling deverá ser um fator no duelo, mas reafirmou que Alex estará pronto para frustrar o russo e ditar o ritmo do confronto.
“Acho que o Ankalaev vai tentar pressionar na grade, mas rapidamente vai ver que é difícil encontrar a distância contra o Poatan", disse. “A luta vai se desenrolar em pé, e o Poatan, com o passar dos rounds, vai machucando até encontrar o momento certo para o nocaute. Ele sempre faz isso, e quando vê o momento certo e vai para matar, é difícil. Ninguém segurou ainda".
Veja também: Relembre o histórico da rivalidade entre Alex Poatan e Magomed Ankalaev
Alex Poatan tentará defender seu cinturão pela quarta vez no UFC 313. O brasileiro conquistou a coroa ao superar Jiri Prochazka em novembro de 2023, e manteve o título em três compromissos no ano passado, superando Jamahal Hill, Prochazka em revanche e Khalil Rountree Jr.
Ex-campeão do peso-médio, o brasileiro detém os recordes de menor tempo e número de lutas para conquistar dois cinturões no UFC (736 dias e sete duelos), e também se tornou o atleta a realizar três defesas no menor período (175) na história da organização.
O UFC 313: Pereira x Ankalaev foi um evento realizado em 8 de março de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.