Pular para o conteúdo principal
Alex Pereira of Brazil is introduced in the octagon prior to the UFC light heavyweight championship fight against Jiri Prochazka of the Czech Republic during the UFC 303 event at T-Mobile Arena on June 29, 2024 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Chris Unger/Zuffa LLC)
Atletas

Treinadores de Alex Poatan analisam duelo com Magomed Ankalaev

Plínio Cruz e Glover Teixeira falaram com o UFC.com.br sobre o compromisso do campeão dos meio-pesados na luta principal do UFC 313, neste sábado (8)

O brasileiro Alex “Poatan” Pereira terá pela frente neste sábado (8) o que muitos estão considerando seu maior desafio na divisão dos meio-pesados até o momento: na luta principal do UFC 313, em Las Vegas, o brasileiro colocará seu cinturão em disputa contra o atual número um no ranking dos 93 Kg, o russo Magomed Ankalaev.

Alex Poatan enfrentou Jiri Prochazka no UFC 303. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan enfrentou Jiri Prochazka no UFC 303. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Oriundo do Sambo, o atleta do Daguestão está invicto há 13 confrontos no Octógono e chega para a disputa de título após os triunfos sobre Johnny Walker e Aleksandar Rakic em 2024, que lhe renderam sua segunda oportunidade de competir pelo ouro no Ultimate.

Em dezembro de 2022, Ankalaev disputou o cinturão vago dos meio-pesados com Jan Blachowicz, mas o duelo terminou em decisão de empate e o título, na ocasião, permaneceu sem dono.

Leia mais: Melhores Momentos de Alex "Poatan" Pereira: a jornada até o UFC 313

Em conversa com o UFC.com.br, dois grandes responsáveis pelo sucesso atual de Poatan no UFC, os treinadores Plínio Cruz e Glover Teixeira falaram sobre a expectativa para o confronto e os perigos oferecidos pelo desafiante.

“Neste alto nível, todos oferecem perigos de modos diferentes. Ele é o número um no ranking, tem um wrestling, supostamente, bom, e é bom de trocação também", analisou Plínio. “Acho que o Alex vai conseguir impor o jogo dele. Está treinado e pronto para tudo. Acho que essa é uma boa oportunidade para o Poatan mostrar para todo mundo o nível de grappling que ele tem, que é altíssimo".

Alex "Poatan" Pereira comemora a defesa de cinturão no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex "Poatan" Pereira comemora a defesa de cinturão no UFC 300. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Ex-campeão dos meio-pesados do Ultimate, Glover concordou que o wrestling deverá ser um fator no duelo, mas reafirmou que Alex estará pronto para frustrar o russo e ditar o ritmo do confronto.

“Acho que o Ankalaev vai tentar pressionar na grade, mas rapidamente vai ver que é difícil encontrar a distância contra o Poatan", disse. “A luta vai se desenrolar em pé, e o Poatan, com o passar dos rounds, vai machucando até encontrar o momento certo para o nocaute. Ele sempre faz isso, e quando vê o momento certo e vai para matar, é difícil. Ninguém segurou ainda".

Veja também: Relembre o histórico da rivalidade entre Alex Poatan e Magomed Ankalaev

Alex Poatan tentará defender seu cinturão pela quarta vez no UFC 313. O brasileiro conquistou a coroa ao superar Jiri Prochazka em novembro de 2023, e manteve o título em três compromissos no ano passado, superando Jamahal Hill, Prochazka em revanche e Khalil Rountree Jr.

Ex-campeão do peso-médio, o brasileiro detém os recordes de menor tempo e número de lutas para conquistar dois cinturões no UFC (736 dias e sete duelos), e também se tornou o atleta a realizar três defesas no menor período (175) na história da organização.

O UFC 313: Pereira x Ankalaev foi um evento realizado em 8 de março de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all