Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

TUF 22 Finale: o que esperar?

Evento terá importantes definições nas categorias peso-pena e peso-leve


No segundo dos três eventos do UFC que serão sediados em Las Vegas nesta semana, será conhecido o vencedor da 22ª edição do The Ultimate Fighter, que contou com 16 atletas do peso-leve - oito europeus e oito norte-americanos -, e que teve Conor McGregor e Urijah Faber como treinadores. Além da grande final, o evento contará com o aguardado confronto entre os pesos-pena Frankie Edgar e Chad Mendes, um dos principais embates de toda a semana.
Ex-desafiantes correm em busca do cinturão
Frankie Edgar e Chad Mendes vivem situação complexa entre os pesos-pena. Atuais números dois e três no ranking da divisão, os dois já foram derrotados pelo campeão José Aldo, e Mendes vem atualmente de derrota para o campeão interino, Conor McGregor. Edgar, ex-campeão dos pesos-leves, se recuperou bem da derrota para o brasileiro em fevereiro de 2013. De lá para cá, somou vitórias maiúsculas sobre Charles do Bronx, BJ Penn, Cub Swanson e Urijah Faber. Mendes, por sua vez, tem apenas três derrotas em 20 combates na carreira: duas para Aldo, uma para McGregor, que disputam o cinturão definitivo no sábado seguinte. Uma vitória nesta luta deve qualificar um dos dois à disputa de título, enquanto uma derrota pode obrigá-los a mudar de categoria.
Final peculiar do TUF traz dois vencidos no programa
Pela primeira vez na história do reality, dois atletas que foram derrotados no TUF farão a final do programa. O irlandês Artem Lobov saiu ainda na rodada eliminatória do TUF 22, mas retornou graças à chance dada aos treinadores de recuperarem um de seus atletas. Já Ryan Hall caiu nas quartas-de-final para Saul Rogers, que se sagraria finalista. Entretanto, Rogers teve sua entrada nos Estados Unidos negada após falsificar informações para retirar seu visto, dando ao americano uma sobrevida. Entretanto, isso não torna o duelo menos interessante. Lobov, parceiro de treinos de Conor McGregor, voltou arrasador ao programa e nocauteou os três oponentes que enfrentou no caminho até a final. Hall, por sua vez, é um faixa-preta de jiu-jitsu com excelente currículo na luta de chão, e é o melhor atleta da modalidade a sair da casa. Os dois devem promover um duelo de estilos de muita garra para aproveitarem a oportunidade que caiu em seus colos.
Confira o resultado da pesagem do TUF 22 Finale
Edson Barboza x Tony Ferguson
Dois dos melhores pesos-leves no plantel do UFC, Barboza e Ferguson prometem uma luta candidata à melhor da noite. Nocauteador nato, o brasileiro vem de vitória sobre Paul Felder em uma empolgante luta de trocação, e venceu seis de seus último oito compromissos, perdendo apenas para os excelentes Donald Cerrone e Michael Johnson. Ferguson, o vencedor do TUF 13, vem em uma ascendente em sua carreira. O americano venceu os últimos seis combates, com quatro triunfos por nocaute ou finalização, e não perde há mais de três anos, quando caiu diante o mesmo Michael Johnson. Desde outubro de 2013, Edson e Tony somam juntos cinco bônus de melhor performance ou luta da noite, o que aumenta a expectativa para uma guerra no octógono em Las Vegas.
Joe Lauzon x Evan Dunham
Com menor ambição em relação à disputa de título, mas o mesmo potencial de “Luta da Noite”, Joe Lauzon e Evan Dunham também se enfrentam pelos pesos-leves. Os dois já frequentaram o ranking dos 15 melhores da categoria, e saíram devido à recentes reveses. Entretanto, ganhando ou perdendo, são garantia de show dentro do octógono. Lauzon dispensa apresentações: no UFC há quase 10 anos, o especialista em jiu-jitsu soma 12 vitórias e sete derrotas na organização e, nessas 19 lutas, faturou 12 bônus por melhor performance ou luta da noite. Já Dunham é um lutador versátil, capaz de complicar para qualquer peso-leve tanto em pé, como no chão. Ele faturou quatro bônus por melhor performance ou luta da noite em 15 combates no UFC, e vem atualmente de duas vitórias consecutivas sobre o inglês Ross Pearson e o brasileiro Rodrigo Damm.
Gabriel Napão x Konstantin Erokhin
Pesos-pesados são uma atração por si só. O que acontece, então, quando se coloca um especialista em jiu-jitsu contra um nocauteador nato? Garantia de espetáculo. Aos 36 anos, Napão se encontra nos anos finais de sua carreira, que pode ser encurtada em caso de derrota, visto que o ex-desafiante ao título da divisão vem de três derrotas consecutivas pelo UFC. Erokhin, por sua vez, é um russo com quase 10 anos a menos de experiência no MMA em relação ao brasileiro e, ao contrário da maioria de seus conterrâneos, que têm na luta agarrada sua especialidade, conquistou sete de seus oito triunfos na carreira através de nocautes. Na estreia do UFC, entretanto, em janeiro deste ano, acabou vencido por Viktor Pesta na decisão dos jurados.
 
Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC | Assine o Canal Combate e não perca nenhuma edição do UFC