Eventos
Nos combates do episódio inaugural, quatro nocautes e três finalizações. AntônioCara de Sapato e Ricardo Demente garantem vaga, e português é eliminado
O TUF Brasil 3 começou neste domingo trazendo os oito primeiros classificados para a casa do reality show. Nas oitavas de final, os derrotados já saem do programa, e os vencedores garantem vaga na casa do reality show. No primeiro episódio, nomes conhecidos do MMA e do jiu-jítsu nacional, como Antônio Cara de Sapato e Ricardo Demente, avançaram. Completam a lista Job Kleber, Paulo Borrachinha, Jollyson Sosaleta, Joilton Peregrino, Edgard Magrão e Wagnão Gomes.
No programa do próximo domingo, os outros oito vencedores serão conhecidos, e os treinadores Wanderlei Silva e Chael Sonnen poderão escolher os lutadores das duas categorias - peso-pesado e peso-médio - e assim formar suas equipes.
Técnicos apresentam as convidadas
A edição deste ano do TUF Brasil terá uma grande novidade. Cada uma das equipes terá uma técnica convidada. Ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Isabel Salgado será da equipe de Wanderlei Silva. E a campeã mundial de basquete Hortência ajudará Chael Sonnen.
As duas até se provocaram. Mas na base da brincadeira.
- Isabel, estou de olho em você - disse Hortência.
- Hortência, pouco papo e mais ação - rebateu Isabel.
Do lado dos treinadores, a rivalidade é para lá de verdadeira. Wanderlei Silva mandou o seu recado para o adversário:
- Estou esperando uma temporada muito boa. Primeiramente, quero fazer o meu time ser campeão. Nós vamos ganhar essa competição. Depois eu vou pensar na luta, vou me preparar para ganhar do meu oponente. Ele falou coisas muito pesadas a meu respeito, sobre meu país. Quando encontrar com ele, quero olhar dentro dos olhos dele e mostrar que ele mexeu com a pessoa errada.
Sonnen foi um pouco mais comedido, mas também provocou:
- Wanderlei é um cara interessante. Eu não o conheço tanto, mas é um cara bastante peculiar. Teve uma carreira longa, acredito que realmente ama o esporte, mas acredito que deveria ter se aposentado há muito tempo.
Show de nocautes e finalizações
Se no ano passado um estrangeiro foi um dos principais destaques, no caso o argentino Santiago Ponzinibbio, em 2013 o elenco da casa será só de brasileiros. O português Gonçalo Salgado, único candidato gringo de 2014, recebeu uma mensagem do compatriota Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. O lutador foi segurança do atual melhor jogador de futebol do mundo, mas nem o apoio galático foi suficiente.
- Oi, Gonçalo. Fico feliz com a oportunidade de você entrar no TUF Brasil. Espero que consiga chegar ao UFC. Sei que vai representar Portugal bem, sei que é um grande lutador, um grande homem. Por isso, mostre aí a raça portuguesa - disse Cristiano no vídeo.
Peso-pesado: Job Kleber venceu Gonçalo Salgado por nocaute
Gonçalo Salgado aproveitou chute de Job Kleber e o derrubou, mas o brasileiro logo se levantou. O que não significou que ele se livrou dos problemas. O português emendou uma sequência de golpes duros, com direito a uma joelhada na linha de cintura. Quando parecia que Gonçalo encerraria o combate, Kleber acertou um cruzado que fez o rival cair de frente. Na queda, um chute no rosto liquidou a fatura, deixando Hortência perplexa na plateia.
Peso-médio: Paulo Borrachinha venceu José Roberto Negão por finalização (guilhotina)
Paulo Borrachinha levou a luta para o chão logo no começo do duelo. Lá, trabalhou bem o ground and pound e, apesar de conseguir cortar o rosto de José Roberto Negão, não fez o suficiente para encerrar o combate.
No segundo round, José Roberto Negão tentou imitar a estratégia de Paulo Borrachinha e partiu para a queda, mas não teve sucesso e ainda deixou o pescoço exposto. Caiu em uma guilhotina do rival, e Borrachinha apertou o estrangulamento até Negão dar os três tapinhas ainda em pé.
Peso-pesado: Jollyson Sosaleta venceu Ewerton Gigante por finalização (katagatame)
Jollyson Sosaleta sofreu um forte chute baixo nos primeiros movimentos do combate, mas aproveitou aproximação de Ewerton Gigante e o derrubou. A partir daí, foi só estabilizar a posição e depois evoluir nas transições do jogo de solo até chegar a montada. Jollyson usou toda a sua técnica no jiu-jítsu e finalizou a luta com um katagatame.
Peso-médio: Joilton Peregrino venceu Douglas Moura por decisão dividida dos jurados
Joilton Peregrino e Douglas Moura fizeram um duelo bastante equilibrado e de difícil julgamento para os jurados. Tanto na trocação quanto no jogo de solo, eles revezaram bons momentos. Peregrino chegou a aplicar um knockdown, mas nem isso o fez levar vantagem nos nos dez minutos de combate, e um período extra foi preciso para definir o vencedor.
No terceiro round, o equilíbrio persistiu. E para dois dos jurados, Joilton Peregrino foi o melhor no combate e garantiu uma vaga na casa do TUF Brasil 3.
Peso-pesado: Edgard Magrão venceu Felipe Monstro por nocaute técnico
Edgard Magrão aproveitou chute de Felipe Monstro para levar a luta para o chão no início da luta. Entretanto, não conseguiu manter o adversário por baixo, e o duelo voltou para a trocação, onde ficou equilibrada até a sirene tocar.
No segundo round, Magrão repetiu a estratégia e desta vez não perdeu a oportunidade. Aplicou um forte ground and pound, causou um corte feio no rosto do adversário e obrigou o árbitro a interromper o combate, garantindo a ele o nocaute técnico.
Peso-médio: Wagnão Gomes venceu Cristiano Ferrugem por finalização (esgana-galo)
Após alguns momentos de estudo e mais ação de Cristiano Ferrugem na trocação, Wagnão Gomes derrubou o rival com um single leg e passou a usar o ground and pound. Cristiano tentou sair de baixo de forma atabalhoada, se movimentou mal e cedeu a montada. Wagnão aproveitou o giro do adversário, foi para as costas, e dali envolveu o braço no pescoço para vencer com esgana-galo.
Peso-médio: Ricardo Demente venceu Willian Steindorf por nocaute técnico
Medalha de prata em dois Campeonatos Mundiais de jiu-jítsu na faixa-preta, Ricardo Demente também usou a arte suave no combate contra Willian Steindorf. Depois de chegar à montada e atacar com uma plástica chave de braço, Demente "dobrou" o braço do adversário, mas Steindorf não desistiu do combate, se livrou do golpe e continuou lutando.
Como o jiu-jítsu não deu certo, Ricardo Demente usou a força dos seus golpes. Ele até derrubou Willian Steindorf, o que levaria a crer que repetiria a estratégia, mas soltou vários socos em sequência no ground and pound até o árbitro encerrar o combate por nocaute técnico.
Peso-pesado: Antônio Cara de Sapato venceu Guilherme Viana por nocaute técnico
Situação parecida com a de Ricardo Demente viveu Antônio Cara de Sapato. Também especialista em jiu-jítsu, o paraibano não conseguiu finalizar após levar a luta para o solo. Quando seu adversário, Guilherme Viana, conseguiu sair de baixo, veio uma bomba de direita de Cara de Sapato que pegou em cheio no nariz do gaúcho. Vitória por nocaute técnico.