Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC 198: Nenhum brasileiro sai derrotado nas lutas do card preliminar

Demian Maia, Rogério Minotouro e Thiago Marreta liquidam os adversários

Os brasileiros fizeram valer o apoio dos 45 mil torcedores na Arena Atlético Paranaense neste sábado e não foram derrotados em nenhuma luta do card preliminar do UFC 198. Foram seis vitórias e um atípico empate entre dois atletas da casa.

Leia também: Pesagem do UFC 198 bate recorde | Werdum homenageia mãe de treinador

Quem fechou o card foi o paulista Demian Maia, que mostrou novamente a eficiência de seu jiu-jítsu e não deu espaço para Matt Brown respirar, passando praticamente 14 minutos nas costas do americano. No minuto final do combate, a persistência venceu, e o faixa-preta da arte suave encaixou o mata-leão que lhe rendeu a quinta vitória seguida. Ainda no octógono, após o triunfo, Demian pediu para que os fãs e a comunidade do jiu-jítsu pressionassem a alta cúpula do UFC para que ele recebesse a aguardada chance de disputar o cinturão da divisão.

O brasileiro teve tanto controle do combate que sofreu apenas 10 golpes significativos no total. Em suas últimas três lutas, Demian sofreu 12 golpes significativos ao todo. Nestes confrontos, seus adversários tiveram, somados, apenas 31 golpes tentados.

Quem também vive boa fase e soma vitórias consecutivas é o peso-médio Thiago Marreta, que conquistou talvez a maior vitória de sua carreira neste sábado ao nocautear o ex-desafiante ao título, Nate Marquardt. Este foi o terceiro nocaute de Marreta nas quatro lutas de invencibilidade que o carioca ostenta atualmente.

Pela divisão dos leves, Francisco Massaranduba e Yancy Medeiros mostraram o coração em uma verdadeira batalha de três rounds. O brasileiro acertou longas sequências em cheio no americano em todos os assaltos, e chegou perto de vencer a luta diversas vezes, mas Medeiros não apenas não caiu, como conseguiu um knockdown no segundo round e terminou por cima, no ground and pound, no terceiro. A recuperação foi tarde demais, entretanto, e Massaranduba mereceu a sexta vitória consecutiva na carreira.

Receba as novidades do UFC no WhatsApp! Basta mandar um "olá" para (11) 94559-5935!

Outra performance de destaque foi a de Rogério Minotouro, que não tomou conhecimento do duro Patrick Cummins e, usando o boxe que já lhe rendeu até medalha panamericana, nocauteou o americano ainda no primeiro assalto. “Quando vi a torcida, realmente entrei para ganhar. O importante foi voltar e mostrar para a galera que estou vivo, que estou na disputa. O Cummins é um cara muito duro, mais novo. Um nocaute como esse mostra que estou muito bem treinado”, disse Rogério após a vitória.

Para sacramentar que nenhum brasileiro sairia derrotado do octógono, o único duelo entre dois atletas do país terminou empatado. Serginho Moraes saiu atrás na luta contra o estreante Luan Chagas, que conseguiu dois knockdowns no primeiro assalto. Mas a performance do “Tarzan” não se manteve no mesmo nível nos rounds seguintes, que foram equilibrados. No fim, cada juiz apontou vitória para um lutador, e um terceiro anotou empate, deixando o duelo sem vencedor.

Ao final do combate, os dois atletas analisaram o resultado. “Tenho que assistir a luta, foi bem disputada”, disse Serginho, sem contestar a decisão. “Foi uma luta muito dura, a gente fez praticamente o mesmo jogo. Dei um knockdown, mas ele se recuperou. Mérito dele. Vou voltar mais forte”, falou Luan.

Resultados:
CARD PRINCIPAL

Stipe Miocic venceu Fabricio Werdum por nocaute aos 2m47s do 1º round;

Ronaldo Jacaré venceu Vitor Belfort por nocaute técnico aos 4m38s do 1º round;

Cris Cyborg venceu Leslie Smith por nocaute técnico a 1m21s do 1º round;

Mauricio Shogun venceu Corey Anderson por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28);

Bryan Barberena venceu Warlley Alves por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28);

CARD PRELIMINAR

Demian Maia venceu Matt Brown por finalização (mata-leão) aos 4m31s do 3º round;

Thiago Marreta venceu Nate Marquardt por nocaute aos 3m39s do 1º round;

Francisco Massaranduba venceu Yancy Medeiros por decisão unânime (29-26, 30-27, 30-26);

John Lineker venceu Rob Font por decisão unânime (30-27, 29-28, 30-26);

Rogério Minotouro venceu Patrick Cummins por nocaute técnico aos 4m52s do 1º round;

Serginho Moraes empatou com Luan Chagas (29-28, 28-29, 28-28);

Renato Moicano venceu Zubaira Tukhugov por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28).

Assine o Canal Combate | Siga o canal do UFC no YouTube | Visite a UFC Store | Baixe o aplicativo do UFC