Eventos
Liderado por duas disputas de cinturão, o UFC 235, evento que acontece neste sábado (2), em Las Vegas, promete ser um dos melhores de 2019. Abaixo, nós listamos os principais motivos para você não perder este card, mesmo em pleno sábado de Carnaval.
Um desafio perigoso
Anthony Smith chega para a disputa do cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones como franco azarão. E isso pode ser uma armadilha para o atleta que é considerado por muitos como o melhor lutador de MMA de todos os tempos.
Smith, de apenas 30 anos, tem larga experiência no MMA (43 lutas), e leva o apelido de “Coração de Leão”, algo que define bem sua postura no Octógono. Desde que subiu para a divisão dos meio-pesados, o lutador acumulou três vitórias por nocaute ou finalização - Rashad Evans, Mauricio Shogun e Volkan Oezdemir - e mostrou que o peso de suas mãos é algo que definitivamente não deve ser ignorado.
Jones retomou o título que lhe pertenceu entre 2011 e 2015 há cerca de dois meses, e tenta recomeçar neste sábado seu reinado na divisão dos meio-pesados. Contra Gustafsson, “Bones” provou que segue tão bom, ou ainda melhor que antes, mas precisa levar Smith tão à sério quanto qualquer oponente que já enfrentou para não ser lembrado por uma das maiores zebras de todos os tempos.
Quem é o melhor meio-médio do mundo?
A segunda luta mais importante do evento colocará frente a frente o campeão dos meio-médios Tyron Woodley e o desafiante Kamaru Usman - dois lutadores que provaram dentro do Octógono serem, atualmente, os melhores meio-médios do mundo.
Woodley vai em busca de sua quinta defesa de cinturão, marca que somente foi atingida por outros nove lutadores na história do Ultimate. Em seu combate mais recente, não deu chances à sensação da divisão Darren Till, finalizou o inglês no segundo round e ganhou a faixa-preta de jiu-jítsu das mãos de seu mestre Din Thomas.
Usman é dono da maior sequência de vitórias da divisão atualmente, tendo superado todos os nove adversários que enfrentou no Octógono. Com um wrestling de alto nível como seu carro chefe e uma trocação em franca evolução, afiada pelo treinador Henri Hooft, o nigeriano de 31 anos pode muito bem ser o maior desafio de Woodley até hoje como campeão.
Uma aguardada estreia
Um dos melhores lutadores de MMA do mundo que nunca pisaram no Octógono, Ben Askren acabará com a escrita neste sábado, quando ficar frente a frente com o ex-campeão dos meio-médios Robbie Lawler.
Colecionador de títulos no wrestling, Askren também ostentou o cinturão de duas outras grandes organizações de MMA em que competiu e tem um cartel invicto com 18 vitórias e uma luta sem resultado. Neste final de semana, ele poderá mostrar se está mesmo pronto para brilhar no maior palco do esporte.
A escalada de Zabit
O russo Zabit Magomedsharipov é um nome que está sendo observado bem de perto desde sua estreia no Ultimate em setembro de 2017. Até agora, ele somou quatro vitórias no Octógono (três por finalização), e ascendeu à 13ª posição do concorrido ranking dos pesos-pena.
Neste final de semana, ele terá que mostrar ainda mais do que fez até aqui para superar o resistente veterano Jeremy Stephens, número seis na categoria, que representa um considerável salto de qualidade no nível dos adversários enfrentados por Zabit até aqui.
Johnny Walker em ação (de novo)
Menos de 30 dias após nocautear Justin Ledet em apenas 15 segundos no UFC Fortaleza - conquistando assim sua segunda vitória no primeiro round no Ultimate -, o brasileiro Johnny Walker volta à ação no UFC 235 substituindo Ovince Saint Preux em duelo contra Misha Cirkunov pelos meio-pesados.
Assim como Zabit, Johnny terá pela frente aquela que deve ser a luta mais dura de sua carreira até aqui, principalmente sem um camp completo. Mas após suas duas primeiras apresentações no Octógono, ninguém duvida que ele conseguirá fazê-lo - e todos estão ansiosos para descobrir.
Assista ao vivo
O Combate transmite o UFC 235 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir das 19h30 (horário de Brasília).
Tags