
Eventos
Penúltimo evento do Ultimate em 2019, o UFC 245 ficou para a conta no último sábado e, com ele, alguns números que entraram para a história da organização. Confira quais foram eles.
Para começar, o próprio evento foi um marco, já que, em mais de 500 edições realizadas, foi apenas o 4º na história em que três cinturões estiveram em disputa na mesma noite. Neste caso, Kamaru Usman defendeu o dos meio-médios e Amanda Nunes o do peso-galo, enquanto Alex Volkanovski se sagrou campeão peso-pena.
A vitória do nigeriano sobre Colby Covington aos 4m10s do 5º round foi a 5ª mais tardia na história do UFC. Apenas os triunfos de Demetrious Johnson sobre Kyoji Horiguchi, Yair Rodriguez sobre Chan Sung Jung (ambos aos 4m59s), e de Frankie Edgar sobre Cub Swanson, e Jairzinho Rozenstruik sobre Alistair Overeem (ambos aos 4m56s) terminaram mais tarde.
Além disso, o campeão dos meio-médios se tornou o 2º atleta com a maior sequência invicta atualmente no Ultimate: já são 11 vitórias consecutivas. Apenas Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson (12) estão à frente dele.
A caminho da vitória por decisão unânime sobre Max Holloway e da conquista do cinturão dos penas, o australiano conectou nada menos que 75 chutes nas pernas do norte-americano, 2ª maior marca registrada em uma única luta no UFC. Apenas Joanna Jedrzejczyk está à frente - ela desferiu 76 chutes nas pernas no confronto com Michelle Waterson.
Volkanovski se tornou ainda apenas o 4º campeão peso-pena da história do UFC (José Aldo, Conor McGregor e o próprio Holloway são os outros), e o 2º campeão australiano na organização (Robert Whittaker).
Com sua 12ª vitória no Ultimate, a campeã peso-galo e peso-pena superou Jéssica Andrade (11) e se tornou, de forma isolada, a mulher com mais triunfos na história da organização.
Amanda também bateu o recorde de quedas aplicadas em uma única luta feminina no Ultimate, derrubando Germaine de Randamie oito vezes. Ela ultrapassou Ronda Rousey, que no duelo com Miesha Tate havia aplicado seis quedas.
O “imortal” fez jus ao apelido no último final de semana, voltando ao Octógono após dois anos e vencendo Ben Saunder por nocaute técnico. Com isso, Brown se tornou o 2º atleta com mais nocautes (11) na história do UFC, ao lado de Anderson Silva, Thiago Marreta e Anthony Johnson. Apenas Vitor Belfort (12) venceu mais lutas por nocaute.