Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC 249: Motivos Para Ver

Evento deste sábado (9) tem duas disputas de cinturões, grandes retornos, um duelo importante para o peso-pesado e muito mais

Honestamente, escrever uma matéria para ressaltar alguns pontos fortes do card do UFC 249 é uma tarefa ingrata. Isso porque o card inteiro é tão promissor que fica difícil escolher uma luta ou outra para te convencer a passar a noite de sábado (9) na frente do Canal Combate.

Mas ei... estamos aqui, não é mesmo?

Esses são os motivos para não perder o UFC 249, que acontece neste sábado a partir das 19h15 (horário de Brasília).

Mais UFC 249Dominick Cruz: "Sou o Michael Jordan dos 61 Kg" | Números importantes | Três brasileiros em ação | Como assistir | Card completo 

Dois cinturões em jogo

Uma dobradinha de títulos lidera o evento deste final de semana. Valendo o cinturão interino do peso-leve, Tony Ferguson encara Justin Gaethje na luta principal programada para cinco rounds.

Por si só a luta já desperta interesse, mas vamos relembrar alguns fatos? Ferguson, campeão da 13ª temporada do TUF, é dono da maior sequência de vitórias no peso-leve do UFC, com 12 triunfos consecutivos (empatado com o campeão Khabib Nurmagomedov). O “El Cucuy” já foi dono de um cinturão interino da categoria e está há anos batalhando pela chance de disputar a coroa linear.

Já Gaethje é o lutador com mais golpes conectados por minuto, e o atleta com maior precisão na categoria – números conquistados em seis lutas no Octógono. Mesmo com menos tempo para se preparar, já que foi convocado para substituir Khabib quando o evento ainda estava programado para 18 de abril, o norte-americano é muito perigoso.

A combinação dos estilos dos dois é garantia de luta boa, e ainda teremos um novo campeão coroado no final!

UFC 249 Henry Cejudo vs Dominick Cruz HERO

A segunda disputa de cinturão do UFC 249 acontecerá no peso-galo. 11 meses depois de conquistar seu segundo cinturão, Henry Cejudo vai colocar a coroa em jogo contra o maior campeão que os 61 Kg já viram.

Ex-campeão peso-mosca, Cejudo foi medalhista olímpico de ouro no wrestling e tem se mostrado um trocador forte, tendo nocauteado seus dois últimos oponentes: TJ Dillashaw (no peso-mosca) e Marlon Moraes (no peso-galo).  

Campeão inaugural da categoria no UFC, Cruz teve dois reinados na organização: o primeiro foi entre 2011 e 2014, com apenas duas lutas nesse período, e acabou com o “Dominator” vagando o cinturão após uma longa batalha contra lesões.

Cruz lutou uma vez em 2014 e retornou apenas em 2016 para vencer TJ Dillashaw e se tornar mais uma vez o rei da categoria. Nesse mesmo ano ele defendeu o título contra Urijah Faber e perdeu o cinturão para Cody Garbrandt. Ele não luta desde então.

Será que veremos Cejudo continuar seu reinado ou Cruz vai surpreender mais uma vez?

Os retornos

As narrativas dos retornos estão bem presentes no UFC 249. A primeira delas nós já começamos a discutir: Dominick Cruz vai voltar a lutar após quase quatro anos. O ex-campeão já provou mais de uma vez que a temida “ferrugem” não o afeta, então será interessante acompanhar essa tentativa de um terceiro reinado.

Brasil

Quem também faz seu retorno após um bom tempo afastado é Fabricio Werdum. O ex-campeão dos pesados volta após cumprir suspensão de dois anos por violação da política antidoping e encara Aleksei Oleinik no evento.

Werdum venceu três das últimas cinco lutas, e é um nome muito importante da categoria. Oleinik também está na marca de 3-2 nas mais recentes aparições, e atualmente o russo nascido na Ucrânia é o número 12 do ranking.

Sacudindo o peso-pesado

Ainda falando sobre o retorno de Werdum, a presença do brasileiro no card merece destaque por um simples motivo: já pensou no impacto que uma vitória de um ex-campeão pode causar na maior categoria do Ultimate?

Mas sabe o que também vai ter um impacto gigante (perdão pelo trocadilho)? A batalha entre Francis Ngannou e Jairzinho Rozenstruik.

De um lado teremos “The Predator”, número 2 do ranking, com 1,93m de altura, 2,11m de envergadura, e oito vitórias por nocaute no Ultimate. De outro, Jairzinho: número 6 do ranking, 1,93m de altura, 1,98m de envergadura e um cartel 10-0, com quatro nocautes no UFC.

Será que Ngannou se credencia mais uma vez a uma disputa de título, ou o “Bigi Boy” terá sua chance de subir ao top 3 da divisão?

As revanches

Para encerrar esse artigo, ressaltaremos aqui as revanches do UFC 249.

A primeira delas é Anthony Pettis x Donald Cerrone. Em 2013, o “Showtime” venceu “Cowboy” por nocaute com um chute no tronco ainda no primeiro round, quando competiam no peso-leve. Agora, os atletas se reencontram na divisão dos meio-médios.

Brasil

A outra revanche é a de Vicente Luque e Niko Price. O brasileiro finalizou Price com um Brabo Choke no UFC São Paulo de 2017, e neste sábado (9) os dois atletas se encontram novamente para mais um combate explosivo.

O Canal Combate transmite o UFC 249 ao vivo e com exclusividade neste sábado (9), e o início do card preliminar está previsto para as 19150 (horário de Brasília).

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube