Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC 249: Números importantes

Confira algumas estatísticas relevantes das principais lutas do UFC 249

Se as circunstâncias forem certas, você verá os fãs e analistas de MMA descrevendo combates como “empolgantes”, “interessantes” ou “explosivos”, mas o que exatamente isso significa? Bom, como sempre nas artes marciais mistas, os estilos fazem os confrontos.

Conforme nos aproximamos do UFC 249 - um card estrelado como poucos devido às circunstâncias da pandemia do coronavírus -, pode ser um pouco difícil entender por que exatamente essa lutas estão recebendo os respectivos adjetivos.

Mais UFC 249: Três brasileiros em ação | Como assistir | Card completo

Tendo isso em mente, as estatísticas podem ajudar a visualizar o que os atletas farão quando pisarem no Octógono. É certo que o MMA é um esporte imprevisível como poucos, mas os números podem pelo menos projetar uma ideia do que acontecerá na noite de sábado.

(Todas as estatísticas estão de acordo com o UFC Record Book e incluem apenas atletas em atividade e em suas respectivas divisões, a menos que seja explicado diferentemente).

Luta principal: Tony Ferguson x Justin Gaethje
Tony Ferguson

Estatísticas chave: 5,82 golpes conectados por minuto (4º), +2,05 em diferencial de golpes (2º), 1,43 finalizações a cada 15 minutos (7º), 12 vitórias consecutivas (3ª maior sequência da história).

O que significa: “El Cucuy” é um dos mais completos e perigosos lutadores do plantel. Criativo tanto na trocação quanto na luta agarrada, Ferguson ainda tem um cardio de elite, que permite que ele sufoque o oponente pressionando e atacando de ângulos surpreendentes. Mesmo quando é acertado, poucos atletas são capazes de se recuperarem e virarem o jogo em um piscar de olhos.

Justin Gaethje

Estatísticas chave: 8,57 golpes conectados por minuto (maior número na história), 55,6% em precisão de golpes conectados (1º na história entre pesos-leves), 0,95 knockdowns a cada 15 minutos (3º).

O que isso significa: a perfeita definição de um lutador agressivo, Justin Gaethje simplesmente não sabe fazer lutas monótonas, e por isso recebeu sete bônus de performance em seis lutas no UFC. Apesar de ter encontrado uma abordagem mais paciente após perder dois combates consecutivamente, ele finalizou cada um de seus últimos três por nocaute no 1º round. Essa lógica faz sentido assim que você o assiste por cerca de 30 segundos.

O que esperar da luta: ambos atletas têm poder e técnica para encerrar o combate, ou pelo menos alterá-lo significativamente em qualquer momento, e nenhum costuma tirar o pé do acelerador. Não será uma briga inconsequente, mas também não será um jogo de xadrez. Esse tem tudo para ser o combate com mais ação desde Diego Sanchez e Clay Guida em 2009.

Quem vence a luta principal do UFC 249?

Tony Ferguson
68% (1 voto)
Justin Gaethje
32% (1 voto)
Total votes: 245
Luta co-principal: Henry Cejudo x Dominick Cruz
Henry Cejudo

Estatísticas chave: 37,3% de precisão nas quedas (5º*), 64,1% de golpes defendidos (3º*), +0,65 em diferencial de golpes (5º*), 0,09% em porcentagem de tempo por baixo na luta de chão (1º na história*).

*entre pesos-mosca

O que isso significa: se você ainda não o ouviu falando, Cejudo é um campeão olímpico de wrestling e, além disso, sua trocação se desenvolveu intensamente ao longo de sua carreira. Ele tem poder de nocaute e, na conquista do título peso-galo contra Marlon Moraes, mostrou resistência para virar a luta, além do fato de que sua força é suficiente para os 61 Kg.

Dominick Cruz

Estatísticas chave: 70,9% de golpes defendidos (1º na história entre pesos-galo), 21min de tempo médio de luta (1º na história), 82,8% de quedas defendidas (6º), quatro vitórias em disputas de título (2º na história entre pesos-galo)

O que isso significa: Dominick Cruz talvez seja o lutador mais elusivo do plantel. Com sua movimentação e seu motor incansável, Cruz sempre frustra os oponentes e monta armadilhas para virar a luta ao seu favor conforme ela transcorre. Ele também não é bobo na luta agarrada, aplica quedas no tempo perfeito com frequência e consegue achar boas posições quando seus oponentes atacam.

O que esperar da luta: enquanto Cruz talvez seja o melhor peso-galo que já pisou no Octógono até aqui, sua última luta aconteceu em dezembro de 2016. O pedigree de Cejudo no wrestling é significativo, mas Cruz também não é bobo nesse departamento. Cruz tem significativa vantagem de altura e envergadura, e se sua movimentação e cardio estiverem lá, ele pode fazer a luta ficar difícil para Cejudo, independentemente de quanto pressione. Será uma questão de quem levará o combate para seu ritmo e estilo: manutenção de distância e trocação para tocar e sair (Cruz), ou uma briga física de incansável pressão (Cejudo).

Quem fica com o cinturão do peso-galo no UFC 249?

Henry Cejudo
51% (1 voto)
Dominick Cruz
49% (1 voto)
Total votes: 88
Outras lutas para acompanhar: Ngannou x Rozenstruik, Luque x Price
Francis Ngannou

Estatísticas chave: 1,12 knockdowns a cada 15 minutos (3º), 6m05s de tempo médio de luta (3º), 1,97 golpes absorvidos por minuto (2º), 8 vitórias por nocaute (6º em todos os tempos entre pesos-pesados)

O que isso significa: Francis Ngannou é, possivelmente, o nocauteador mais intimidador que já entrou no Octógono. Quando ele conecta, balança a fundação do adversário, e sua reputação é tamanha, que ele está sempre ditando o ritmo da ação. Seu número de golpes absorvidos é tão baixo porque ele requer esse nível de cautela. Seja com um soco vindo de trás como contra Overeem, ou uma reação rápida, como contra Cain Velasquez, Ngannou tem dinamites nas mãos.

Jairzinho Rozenstruik

Estatísticas chave: Vitória mais tardia na história dos pesos-pesados (4m56s do 5º round contra Alistair Overeem), 2ª vitória mais rápida na história dos pesos-pesados (0m09s do 1º round contra Allen Crowder)

O que isso significa: uma das revelações de 2019, “Bigi Boy” incorporou o mantra dos pesos-pesados de “é preciso de um só golpe”. Um jab fechou a conta contra Crowder, um gancho de esquerda contra Arlovski, e um direto de direita abriu o lábio de Overeem. O condecorado kickboxer é também um dos strikers mais fluídos da divisão.

O que esperar da luta: naturalmente, quando pesos-pesados nocauteadores colidem, o melhor conselho é “não pisque”. Por mais que seja um clichê, é verdade nesta luta. Se não fosse a possível trilogia entre Stipe Miocic e Daniel Cormier, Ngannou seria merecedor de um segundo title shot. Rozenstruik, a seu crédito, queria o duelo com Ngannou, então será questão de quem aplicará o golpe final. O queixo de Ngannou ainda não foi muito testado, e Rozenstruik mostrou que tem uma força natural e uma diversidade na trocação que podem balançar a divisão.

Vicente Luque

Estatísticas chave: 53,7% de golpes conectados (4º na história entre meio-médios), 5,18 golpes conectados por minuto (5º), nove vitórias por nocaute ou finalização (3º na história entre meio-médios)

O que isso significa: um dos maiores selvagens do plantel, Vicente Luque tem um dos melhores instintos para liquidar seus combates do UFC. Tão adepto de buscar uma finalização quanto de aplicar um nocaute, Luque é a definição de um brigador técnico. Ele sempre se mantém ativo, pressiona com consistência e frequentemente encontra uma sequência capaz de mudar o rumo da luta.

Niko Price

Estatísticas chave: 5m35s de tempo médio de luta (2º), 1,34 knockdowns a cada 15 minutos (5º na história entre meio-médios), um de apenas dois lutadores a vencerem com uma pedalada (contra James Vick)

O que isso significa: Niko é um dos mais criativos dentro do Octógono. Mesmo em posições de desvantagem, ele já mostrou a habilidade de encerrar a luta a seu favor. O fator surpresa o torna capaz de pegar seus oponentes desprevenidos, e se a janela para encerrar a luta estiver aberta, ele capitaliza independentemente de como a oportunidade vier.

O que esperar da luta: estes dois são tão capazes de encerrar seus combates como qualquer outro, mas suas abordagens são distintas. Luque é adepto de constante pressão de uma refinada técnica na trocação, enquanto Price tem tendências pouco ortodoxas que levam a momentos surpreendentes. Quando eles se enfrentaram em 2017, Luque venceu por finalização no 2º round. Enquanto poucas coisas são garantidas nesse esporte, a expectativa por um nocaute ou finalização é quase certa. O método, no entanto, é imprevisível.

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube