Pular para o conteúdo principal
Amanda Nunes posa com seus dois cinturões na coletiva de imprensa do UFC 259
Eventos

UFC 259: Tudo o que você precisa saber

Evento terá três disputas de cinturão neste sábado (6), com transmissão do Combate a partir das 19h30 (horário de Brasília)

Os títulos dos pesos meio-pesado e galo masculino e do peso-pena feminino estarão em disputa no UFC 259, neste sábado (6) no UFC Apex em Las Vegas. Confira tudo o que você precisa saber sobre o card.

Mais um “champ-champ”?

Na luta principal da noite, o polonês Jan Blachowicz tentará fazer sua 1ª defesa do cinturão dos meio-pesados em confronto com o campeão dos médios, Israel Adesanya, que por sua vez busca se juntar ao seleto grupo de campeões simultâneos em duas categorias na organização.

Se inscreva na Newsletter e receba notícias do UFC

Blachowicz tem oito vitórias em suas últimas nove lutas no Octógono e conquistou seis bônus no processo; ele chegou ao topo da divisão no último mês de setembro, quando nocauteou Dominick Reyes em duelo pelo cinturão vago após a mudança de Jon Jones para os pesos-pesados.

Adesanya fará seu primeiro combate pelos 93 Kg. O nigeriano estreou no UFC há pouco mais de três anos, e nesse período venceu nove oponentes, se sagrando campeão linear dos médios ao vencer Robert Whittaker em 2019 e defendendo a coroa duas vezes em 2020 ao superar Yoel Romero (decisão) e Paulo Borrachinha (nocaute).

A Leoa vai à caça

Seis meses após o nascimento de sua 1ª filha Raegan com a também atleta do Ultimate Nina Ansaroff, a maior lutadora de todos os tempos, Amanda Nunes, volta ao Octógono para colocar o cinturão do peso-pena em jogo contra a australiana Megan Anderson.

Brasil

Este será o 2º compromisso consecutivo de Amanda nos 66 Kg, já que ela manteve a coroa em sua última luta ao vencer Felicia Spencer por decisão, em junho de 2020. A brasileira, que ainda tem cinco defesas do cinturão do peso-galo no currículo, se tornou na ocasião a primeira atleta da história do UFC a defender títulos em duas categorias simultaneamente.

Ex-campeã do Invicta FC, Megan Anderson se credenciou para a disputa ao vencer suas duas últimas lutas de forma rápida: finalizando Zarah Fairn e nocauteando Norma Dumont, ambas no 1º round.

Disputa imprevisível nos galos

Petr Yan tem sido impressionante em sua trajetória no Octógono até aqui. Desde sua estreia em junho de 2018, ele já somou sete triunfos, passando por nomes consolidados como John Dodson, Jimmie Rivera e Urijah Faber e, em seu compromisso mais recente, derrotou ninguém menos que José Aldo para conquistar o cinturão vago dos pesos-galo.

Brasil

Mas o russo não terá vida fácil em sua 1ª tentativa de defesa de título, já que enfrentará o atual 1º colocado no ranking dos 61 Kg, Aljamain Sterling, que chega para a disputa embalado por cinco triunfos consecutivos sobre alguns dos melhores nomes da divisão, como o próprio Rivera, Pedro Munhoz e Cory Sandhagen.

Nenhum dos dois atletas sofre uma derrota há pelo menos três anos.

Marreta lidera quarteto brasileiro

Serão quatro os representantes brasileiros no evento: Thiago Marreta, Rogério Bontorin, Livinha Souza e Amanda Lemos.

O mais consolidado é o ex-desafiante ao cinturão dos meio-pesados, Marreta. Após um ano e meio afastado por lesões desde a derrota para Jon Jones, ele voltou a pisar no Octógono em novembro do ano passado, quando acabou sendo finalizado por Glover Teixeira.

Citando falta de ritmo e confiança, o carioca, atual 2º colocado no ranking dos 93 Kg, tenta agora se reabilitar em confronto com o austríaco Aleksandar Rakic, 4º na divisão, que chega para o embate após superar Anthony Smith, e com cinco triunfos nas últimas seis lutas.


Pelo peso-mosca, o paranaense Rogério Bontorin enfrenta Kai Kara-France em duelo entre adversários que dividem atualmente o 8º lugar no ranking da categoria; e pelo peso-palha, as duas brasileiras colidem por uma vaga no Top 15 - que tem Livinha atualmente como 15ª.

Resultados da pesagem

Card principal

Cinturão peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Jan Blachowicz (92,9 Kg) x Israel Adesanya (90,9 Kg)

Cinturão peso-pena (até 65,7 Kg): Amanda Nunes (65,7 Kg) x Megan Anderson (65,5 Kg)

Cinturão peso-galo (até 61,2 Kg): Petr Yan (61,2 Kg) x Aljamain Sterling (61 Kg)

Peso-leve (até 70,3 Kg): Islam Makhachev (70,7 Kg) x Drew Dober (70,7 Kg)

Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Thiago "Marreta" Santos (93,4 Kg) x Aleksandar Rakic (93,4 Kg)

Card preliminar

Peso-galo (até 61,2 Kg): Dominick Cruz (61,6 Kg) x Casey Kenney (61,6 Kg)

Peso-galo (até 61,2 Kg): Song Yadong (61,4 Kg) x Kyler Phillips (61,6 Kg)

Peso-mosca (até 56,7 Kg): Joseph Benavidez (56,9 Kg) x Askar Askarov (57,5 Kg)**

Peso-mosca (até 56,7 Kg): Rogério Bontorin (57,1 Kg) x Kai Kara-France (56,9 Kg)

Peso-mosca (até 56,7 Kg): Timothy Elliott (56,9 Kg) x Jordan Espinosa (57,1 Kg)

Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Kennedy Nzechukwu (93,2 Kg) x Carlos Ulberg (92,9 Kg)

Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Sean Brady (77,3 Kg) x Jake Matthews (76,8 Kg)

Peso-palha (até 52,1 Kg): Livinha Souza (52,6 Kg) x Amanda Lemos (52,6 Kg)

Peso-leve (até 70,3 Kg): Uros Medic (70,7 Kg) x Aalon Cruz (70,3 Kg)

Peso-galo (até 61,2 Kg): Mario Bautista (61,4 Kg) x Trevin Jones (61 Kg)

* Lutas sem cinturão em disputa permitem aos atletas pesarem uma libra (450 g) acima do limite da categoria.

** Askar Askarov não bateu o peso e perderá 20% da bolsa para o adversário.

Transmissão

A partir de 19h30 (horário de Brasília)

Duas primeiras lutas: ao vivo no Facebook e Twitter do UFC Brasil, e no Canal Combate.

Card completo: ao vivo e exclusivo no Canal Combate e Combate Play.