Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC 261: Números importantes

Mergulhe nas principais estatísticas de algumas das maiores lutas no UFC 261: Usman x Masvidal 2:

Mergulhe nas principais estatísticas de algumas das maiores lutas no UFC 261: Usman x Masvidal 2. 

Luta Principal: Kamaru Usman x Jorge Masvidal

Kamaru Usman

Estatísticas principais: sequência de 13 vitórias (empatado em 2º de todos os tempos), +2,33 de diferencial de golpes (3º de todos os tempos entre os meio-médios), 3,22 quedas por 15 minutos.

O que isso significa: Usman é uma força física dominante no Octógono, e ele tem um ótimo senso de como implementar essas características dominantes durante uma luta. Suas maiores forças são o grappling e a maneira como ele implacavelmente esmaga seus oponentes no chão, mas sua trocação continua a melhorar. Seu jab é polido e ele faz bem em utilizar chutes tipo teep no corpo para ditar a distância. A movimentação é provavelmente sua característica mais subestimada, e ele a usa bem para encontrar brechas ofensivamente e manter sua pressão para frente mais eficiente.
 

Brasil

Jorge Masvidal

Estatísticas principais: 49,7% de precisão de golpes significativos (9º), 4,2 golpes por minuto, 77% de defesa contra quedas. 

O que significa: Masvidal é um striker astuto e explosivo cujo amor pelo combate violento é evidente na forma como ataca cada posição durante uma luta. Ele é furtivamente forte no clinch e contra a grade, e seu movimento defensivo muitas vezes o deixa em uma ótima posição para contra-atacar. Seu boxe é habilidoso e ele emprega uma variedade de combinações para acertar seus golpes, particularmente uma mudança para um overhand que reúne um elemento de surpresa e poder. Ele se sai bem para atacar o corpo com chutes e socos, e sua defesa de queda é bem treinada.

Inscreva-se para receber a Newsletter do UFC

O que esperar da luta: O curto tempo de preparação de ambas as partes dominou a narrativa no UFC 251, mas também foi uma luta reveladora. Usman foi capaz de controlar Masvidal, mas “Gamebred” fez o campeão trabalhar até as últimas rodadas, quando seu cardio compreensivelmente diminuiu um pouco. Se isso se repetirá com os dois homens tendo camps completos para se preparar um para o outro, é a questão. O ataque malicioso de Masvidal é explosivo, mas paciente, e ele viu de tudo no Octógono, incluindo Usman. No entanto, o campeão é uma força tão dominante quanto qualquer outra, com uma luta tenaz e um tanque de gasolina que dura até os últimos rounds.

Co-Evento Principal: Zhang Weili x Rose Namajunas

Zhang Weili

Estatísticas principais: 6,38 acertos por minuto (4º de todos os tempos no peso-palha), +1,95 de diferencial de golpes (4º de todos os tempos no peso-palha), 45,1% de precisão de ataque significativo (10º). 

O que isso significa: “Magnum” é uma feroz lutadora de MMA, carregando um poder de nocaute com uma mentalidade particularmente resistente que a atende bem nos aspectos mais acalorados das lutas. Ela contra-ataca com vários golpes e força as oponentes a lutarem em alta velocidade. Seu jogo de finalização é bem versado e talvez subestimado, e ela faz um grande esforço para acertar joelhadas e cotoveladas em situações de clinch.

Brasil

Rose Namajunas

Estatísticas principais: 4 finalizações (empatado em 1º de todos os tempos no peso-palha), 53,3% de precisão de queda (3º de todos os tempos no peso-palha), 60,6% de defesa de ataque significativo (9º).

O que significa: A ex-campeã peso-palha é talvez uma das lutadoras mais interessantes de se observar quando está no ritmo de seus pés. Sua movimentação lhe permite ditar o ritmo e a distância em que a luta é travada, usando seu alcance e habilidade técnica para cutucar sua oponente ao longo do tempo. Ela está no seu melhor quando flutua em torno do Octógono, atacando com tiros e chutes certeiros, mas quando a luta chega perto, seu jogo de finalização é tão cruel quanto a trocação.

O que esperar da luta: Weili vai avançar com pressão, e como Namajunas escolher absorver e resistir a esse ataque será revelador. Poucos lutadores parecem tão confortáveis ​​em esquivar e atacar quanto Namajunas, que pode, por sua vez, reverter a maré e colocar a rival sob pressão. Ela precisará cuidar de sua defesa quando se afastar, porque Weili é forte em finalizar trocas por último. Namajunas será a lutadora mais longa, então a explosão e vontade de Weili de entrar nessas lutas de fogo serão a chave. Mas essas duas são tão completas que a luta pode se transformar várias vezes enquanto durar.

Terceira luta principal: Valentina Shevchenko x Jessica Andrade

Valentina Shevchenko

Estatísticas principais: 54,7% de precisão de golpes significativa (1º de todos os tempos no peso-mosca feminino), +1,81 de diferencial de golpes (2º de todos os tempos no peso-mosca feminino), 1,52 golpes absorvidos por minuto (1º de todos os tempos no peso-mosca feminino).

O que isso significa: Shevchenko é uma artista marcial tão proficiente quanto qualquer pessoa no plantel, supremamente habilidosa nos pés como atacante e contra-atacante. No chão, ela mostra grande tenacidade em seu grappling e na busca por finalizações. Ela talvez se sinta mais confortável esperando que sua oponente avance enquanto ela contra-ataca com três ou quatro golpes. Ela também é adepta de contra-atacar com um chute giratório no corpo que tanto administra a distância quanto pune a adversária. Shevchenko também tem um senso apurado de quando misturar estilos para tirar o fôlego de seu inimigo.

Em busca de seu 2º título no Ultimate, a ex-campeã peso-palha Jéssica "Bate-Estaca" Andrade comenta seu duelo com Valentina Shevchenko pelo cinturão peso-mosca neste sábado (24) no UFC 261.


Jessica Andrade

Estatísticas principais: 6,38 golpes por minuto, 5,26 golpes absorvidos por minuto, 3,11 quedas por 15 minutos.

O que significa: “Bate Estaca” é uma lutadora potente. Ela carrega um poder de nocaute feroz em suas mãos, e alavanca bem a sua estrutura de 1,55m, com um gosto particular em pegar suas oponentes e derrubá-las. Ela é resiliente, sem medo de dar vários golpes para encontrar seu próprio alcance, e uma vez dentro, ela é rápida e poderosa com seus ataques. Ela é eficiente contra a grade em situações de luta, onde pode começar a ameaçar slams e outras quedas.

O que esperar da luta: Andrade é provavelmente a lutadora que aplicará pressão neste confronto, já que Shevchenko deseja uma chance de contra-atacar. Dito isso, contra-ataques normalmente não impedem Andrade de atacar para a frente, e ela não precisa de muitas oportunidades para acertar um soco que muda a luta. Shevchenko é a striker mais polida e provavelmente será a mais rápido entre as duas na trocação. A luta pode ficar muito interessante contra a grade, onde Andrade pode realmente se impor e testar Shevchenko.

O UFC 261 terá transmissão ao vivo e exclusiva do Combate neste sábado (24) a partir das 19h (horário de Brasília).

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube