Eventos
Em uma impressionante reviravolta, Dricus Du Plessis finalizou Israel Adesanya no 4° round e defendeu pela primeira vez o cinturão peso-médio pela primeira vez na luta principal do UFC 305, que aconteceu neste sábado (17), em Perth, Austrália. Três brasileiros saíram vitoriosos no evento: Carlos Prates, Valter Walker e Ricardo Ramos.
Confira abaixo os resultados e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Resultados Finais | UFC 305: Du Plessis x Adesanya
Sábado, 17 de agosto - RAC Arena, Perth, Austrália
Card Principal
Cinturão peso-médio (até 83,9 kg): Dricus Du Plessis venceu Israel Adesanya por finalização (mata-leão) aos 3m38s do 4° round
Peso-mosca (até 56,7 kg): Kai Kara-France venceu Steve Erceg por nocaute técnico aos 4m04s do 2° round
Peso-leve (até 70,3 kg): Dan Hooker venceu Mateusz Gamrot por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Peso-pesado (até 120,2 kg):Jairzinho Rozenstruik venceu Tai Tuivasa por decisão dividida (29-28, 27-30, 30-27)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Carlos Prates venceu Li Jingliang por nocaute aos 4m02s do 2° round
Card Preliminar
Peso-pesado (até 120,2 kg): Valter Walker derrotou Junior Tafa por finalização (chave de joelho) aos 4m56s do 1° round
Peso-pena (até 65,7 kg): Ricardo Ramos venceu Josh Culibao por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Peso-mosca (até 56,7 kg): Casey O'Neill venceu Luana Santos por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-26)
Peso-pena (até 65,7 kg): Jack Jenkins venceu Herbert Burns por nocaute aos 48s do 3° round
Peso-leve (até 70,3 kg): Tom Nolan venceu Alex Reyes por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Song Kenan venceu Ricky Glenn por decisão unânime (30-27, 30-26, 29-28)
Peso-mosca (até 56,7 kg): Jesus Aguilar venceu Stewart Nicoll por finalização (guilhotina) aos 2m39s do 1° round
Dricus Du Plessis finaliza Israel Adesanya no 4° round
E o cinturão peso-médio segue na África do Sul! Em sua primeira defesa de título, Dricus Du Plessis finalizou Israel Adesanya no 4° round na luta principal do UFC 305, realizado em Perth, Austrália.
Em um empolgante confronto de estilos, o campeão encontrava dificuldades para lidar com o já tradicional controle de distância e movimentação impostos por Adesanya, que também se mostrava mais assertivo nos golpes conectados e com uma defesa de quedas eficiente.
Entretanto, durante a quarta parcial, Du Plessis conectou uma sequência de cruzados que balançou o nigeriano e o fez ficar de costas para a grade. Rapidamente, o sul-africano pegou as costas do seu rival, encaixou um mata-leão e, apesar de toda a resistência, Adesanya sucumbiu e acabou dando os três tapinhas, mantendo Dricus como campeão peso-médio do Ultimate.
Kai Kara-France nocauteia Steve Erceg no 2° round
Divisão peso-mosca, Kai Kara-France está de volta! Depois de mais de um ano afastado do Octógono, o neozelandês nocauteou Steve Erceg na luta co-principal do UFC 305 e entrou na lista de possíveis desafiantes do campeão Alexandre Pantoja.
Após um início de muito estudo e um ritmo leve de troca de golpes, o neozelandês conectou um direto que levou o ex-desafiante à knockdown. O australiano se levantou, tentou retornar para o confronto mas foi bombardeado com mais alguns socos e obrigou o árbitro central a interromper o duelo e também a sequência de duas derrotas seguidas de Kara-France.
Dan Hooker vence Mateusz Gamrot por decisão dividida
Integrantes do Top 15 do peso-leve, Mateusz Gamrot e Dan Hooker protagonizaram um dos duelos mais empolgantes de todo o card do UFC 305.
O número cinco do ranking subiu no Octógono tentando impor o seu tradicional estilo de luta agarrada diante do neozelandês, que se mostrou bem preparado para lidar com as investidas e também apresentou uma trocação afiada com bons golpes conectados sobre o polonês. Após 15 minutos de uma intensa guerra, dois dos três juízes laterais viram vitória de Dan Hooker, que foi ovacionado pelo público na arena em Perth, Austrália.
Jairzinho Rozenstruik vence Tai Tuivasa por decisão dividida
Em confronto de ranqueados do peso-pesado, Jairzinho Rozenstruik derrotou Tai Tuivasa por decisão dividida e consolidou o seu bom momento na organização.
O atleta do Suriname apostou na movimentação e no maior volume de golpes diante de um oponente que buscava apenas os ataques singulares. Com mais contundência em sua estratégia, Jairzinho foi declarado vencedor por dois dos três juízes laterais e alcançou o seu quarto resultado positivo nas últimas cinco lutas.
Carlos Prates nocauteia Li Jingliang no 2° round
E Carlos Prates segue impressionando no Octógono! Com mais uma bela atuação, o peso meio-médio nocauteou Li Jingliang na abertura do card principal do UFC 305.
De forma inteligente, o brasileiro foi acelerando o ritmo com o desenrolar do confronto, pressionando o seu rival, trabalhando mais as combinações e crescendo o número de golpes aplicados. Na segunda parcial, Prates acertou uma sequência de jab e direto que levou o chinês a nocaute e forçou o árbitro a interromper o confronto, anotando o terceiro triunfo consecutivo de Carlos na organização.
Valter Walker finaliza Junior Tafa no 1° round
Foi com emoção a primeira vitória de Valter Walker no Ultimate. No encerramento do card preliminar do UFC 305, o brasileiro derrotou o australiano Junior Tafa por finalização no 1° round.
No início do confronto, o peso-pesado sofreu um susto com a pressão imposta pelo seu rival na trocação, porém, logo depois, conseguiu entrar nas pernas do seu oponente e aplicar a queda. Nos segundos finais da primeira parcial, o irmão de Johnny Walker encaixou uma linda chave de joelho que forçou o seu rival a anunciar a desistência verbal faltando apenas quatro segundos para o fim do round, marcando o primeiro triunfo de Valter na organização.
Ricardo Ramos vence Josh Culibao por decisão dividida
Ricardo Ramos venceu Josh Culibao em uma equilibrada decisão dividida dos juízes no card preliminar do UFC 305.
O peso-pena demorou a se encontrar no confronto, recebeu alguns golpes limpos aplicados pelo seu rival, porém, ainda no 1° round quase encerrou o duelo com um mata-leão. Nas parciais seguintes, o brasileiro não conseguiu impor a sua luta agarrada mas cresceu na trocação, conectou bons ataques e, após a abertura das papeletas, viu dois juízes marcarem o triunfo a seu favor e voltou a ter a sua mão levantada no Ultimate, o que não acontecia desde junho de 2022.
Casey O'Neill vence Luana Santos por decisão unânime
Primeira integrante do Top 15 do peso-mosca, Casey O’Neill freou a ascensão de Luana Santos ao impor a primeira derrota da sua rival na organização por decisão unânime dos juízes.
Com uma atuação estratégica, a australiana anulou todas as investidas da sua oponente na luta agarrada e, com isso, minou a principal característica da brasileira. Na luta em pé, a ranqueada da divisão até 57 Kg conectou os melhores golpes, foi pouco tocada pela sua oponente e, após os 15 minutos de confronto, foi declarada vencedora na leitura das papeletas.
Jack Jenkins nocauteia Herbert Burns no 3° round
Mais um atleta australiano no card do UFC 305, Jack Jenkins nocauteou Herbert Burns no 2° round em duelo da divisão peso-pena.
Com uma estratégia eficiente de trocação: minar a movimentação do brasileiro com chutes baixos, o lutador local se mostrou mais rápido, deixou o seu rival desconfortável desde o início e forçou o árbitro a interromper o duelo, devido a dificuldade de Herbert se manter em pé e marcou o primeiro triunfo pela via rápida de Jenkins no Ultimate.
Tom Nolan vence Alex Reyes por decisão unânime
Pela divisão peso-leve, Tom Nolan bateu Alex Reyes por decisão unânime e emendou sua segunda vitória consecutiva na organização.
Apesar do susto nos primeiros minutos, onde chegou a receber alguns golpes limpos e uma blitz do seu oponente, o australiano conectou um maior número de ataques, conseguiu esquivar das mudanças de nível tentadas pelo seu rival e, depois dos 15 minutos de confronto, foi declarado vencedor com a abertura das papeletas dos juízes.
Song Kenan vence Ricky Glenn por decisão unânime
O duelo dos pesos meio-médios começou com um susto: logo nos primeiros segundos, Ricky Glenn conectou um golpe de esquerda que levou Song Kenan à knockdown. Porém, o chinês rapidamente se recuperou e assumiu o controle total do combate.
Com muita desenvoltura na trocação, acertando os ataques mais contundentes e defendendo bem a maior parte das tentativas de queda do seu adversário, o atleta chinês mostrou paciência, trabalhou de forma inteligente na luta em pé e saiu vitorioso por decisão unânime dos juízes.
Jesus Aguilar finaliza Stewart Nicoll no 1° round
O primeiro duelo do UFC 305 terminou de forma rápida e eletrizante. Logo nos primeiros segundos, Aguilar entrou nas pernas do seu rival e buscou a queda, mas sofreu a transição rápida de Nicoll que ficou por cima, golpeando no ground and pound.
Ainda no 1° round, o mexicano conseguiu ficar de pé e encaixou uma justa guilhotina que apagou o seu oponente e forçou o árbitro a interromper o confronto e decretar a sexta vitória de Aguilar por esse método.
Não perca o UFC 305: Du Plessis x Adesanya, dia 17 de agosto, com exclusividade no UFC Fight Pass. O card preliminar começa às 19h30 e o card principal tem início às 23 horas (horários de Brasília).