Pular para o conteúdo principal
Eventos

Alex Poatan nocauteia Khalil Rountree Jr. e defende cinturão no UFC 307

Na luta co-principal deste sábado (5), Julianna Peña superou Raquel Pennington e reconquistou o cinturão peso-galo

Segue o reinado de Alex Poatan na divisão dos meio-pesados! Na luta principal do UFC 307, que aconteceu neste sábado (5), o brasileiro conseguiu se manter resiliente diante da boa atuação de Khalil Rountree Jr e nocauteou o seu rival de forma espetacular no 4° round, se mantendo como número um da divisão até 93 Kg.

Foi a terceira defesa de título de Poatan somente em 2024. Anteriormente, ele também havia superado Jamahal Hill e Jiri Prochazka, no UFC 300 e UFC 303, respectivamente, todos por nocaute. Com mais um triunfo histórico, o atleta paulista se consolida ainda mais como um dos grandes nomes da organização na atualidade.

Na luta co-principal do show realizado em Salt Lake City, Julianna Peña protagonizou 25 minutos de uma intensa luta diante de Raquel Pennington e deu início ao seu segundo reinado no peso-galo após um triunfo por decisão dividida.

A noite também foi marcada pelas vitórias dos brasileiros César Almeida e Iasmin Lucindo que brilharam no card preliminar do histórico evento. 

Confira abaixo os resultados oficiais e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

Resultados | UFC 307: Pereira x Khalil Rountree Jr

Sábado, 5 de outubro - Salt Lake City, Utah

Card Principal - 23 horas no UFC Fight Pass

Cinturão peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Alex Poatan venceu Khalil Rountree Jr por nocaute técnico aos 4m32s do 4° round

Cinturão peso-galo (até 61,2 Kg): Julianna Peña venceu Raquel Pennington por decisão dividida (48-47, 47-48, 48-47)

Peso-galo (até 61,2 Kg): Mario Bautista venceu José Aldo por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

Peso-médio (até 83, 9 Kg): Roman Dolidze venceu Kevin Holland por nocaute técnico aos 5m00s do 1° round

Peso-galo (até 61,2 Kg): Kayla Harrison venceu Ketlen Vieira por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)

Card Preliminar - 19h30 no UFC Fight Pass

Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Joaquin Buckley venceu Stephen Thompson por nocaute aos 2m17s do 3° round

Peso-palha (até 52,1 Kg): Iasmin Lucindo venceu Marina Rodriguez por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)

Peso-leve (até 70,3 Kg): Alexander Hernandez venceu Austin Hubbard por decisão dividida (30-27, 28-29, 29-28)

Peso-médio (até 83,9 Kg): César Almeida venceu Ihor Potieria por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)

Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Ryan Spann venceu Ovince Saint Preux por finalização (guilhotina) a 1m35s do 1° round

Peso-palha (até 52,2 Kg): Tecia Pennington venceu Carla Esparza por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)

Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Court McGee venceu Tim Means por finalização (mata-leão) aos 3m19s do 1° round

Alex Poatan nocauteia Khalil Rountree Jr no 4° round

Alex Poatan defendeu o cinturão dos meio-pesados contra Khalil Rountree Jr no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alex Poatan defendeu o cinturão dos meio-pesados contra Khalil Rountree Jr no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Foi com emoção! Foi com sangue, suor e lágrimas! Na luta principal do UFC 307, Alex Poatan encontrou mais dificuldades do que se imaginava, mas mostrou a Khalil Rountree Jr do que é feito um verdadeiro campeão do Ultimate e nocauteou o seu rival de forma espetacular no 4° round.

Desde o início do confronto, o norte-americano apresentou uma estratégia que poucos rivais do campeão tinham tentado até então: pressioná-lo desde o início do confronto, deixando-o desconfortável e conectando bons golpes toda vez que o brasileiro tentava encurtar.

No 2° round, Poatan tentou retomar o controle do combate mas um knockdown aplicado pelo desafiante e os chutes baixos combinado com o direto seguiam dando a vantagem ao desafiante até então.

Da terceira parcial em diante, os ventos começaram a mudar a favor do campeão. A parcial transcorreu de forma equilibrada, com Alex achando o tempo dos seus ataques e conseguindo tocar mais no norte-americano. Uma joelhada certeira no clinch conectada por Poatan balançou Rountree e começou a sacramentar o início do fim do combate.

No 4° round, Khalil começou a diminuir o ritmo e aparentar cansaço físico e o campeão começou a capitalizar e aproveitar o bom momento. Com o rosto do norte-americano bastante castigado, Poatan seguiu aplicando uma chuva de socos e cotoveladas certeiras, até o momento em que o desafiante desabou no solo e forçou o árbitro a encerrar o confronto e manter o reinado do brasileiro na divisão até 93 Kg.

Julianna Peña vence Raquel Pennington por decisão dividida e reconquista o cinturão peso-galo

Julianna Peña venceu Raquel Pennington e reconquistou o cinturão peso-galo no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Julianna Peña venceu Raquel Pennington e reconquistou o cinturão peso-galo no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Na luta co-principal do UFC 307, Raquel Pennington e Juliana Peña corresponderam no Octógono à toda expectativa e rivalidade criada desde o anúncio da luta e alimentada durante toda a semana do evento.

Nas duas primeiras parciais do empolgante confronto no Delta Center, em Salt Lake City, as duas atletas protagonizaram um confronto de estilos, com a campeã buscando trabalhar o seu boxe, enquanto a desafiante encurtava e esperava a brecha para trabalhar o seu wrestling.

No 4° e 5° round, ambas as lutadoras abdicaram de qualquer estratégia e partiram para uma empolgante trocação franca no centro do Octógono, levantando o público presente na arena. Ao fim dos 25 minutos, dois dos três juízes laterais marcaram vitória de Julianna Peña e consolidaram o início do segundo reinado da “Megera Venezuelana” na divisão até 61 Kg.

Mario Bautista vence José Aldo por decisão dividida

Mario Bautista venceu Jose Aldo no card principal do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Mario Bautista venceu Jose Aldo no card principal do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Número 11 do ranking peso-galo, Mario Bautista chocou o mundo na noite deste sábado (5). No card principal do UFC 307, o norte-americano jogou com o regulamento debaixo do braço e anulou José Aldo por 15 minutos, conquistando a maior vitória de sua carreira.

Com uma estratégia de não deixar o ex-campeão dos penas à vontade na trocação, Bautista abusou do clinch durante todo o tempo e, mesmo sem conseguir nenhuma queda, conseguiu se impor sobre o “Rei do Rio” e travou o seu rival na grade durante a maior parte do combate.

Ao fim da luta, as papeletas foram abertas e dois dos três juízes marcaram vitória de Bautista, a sétima consecutiva do norte-americano que não sabe o que é derrota na organização desde março de 2021.

Roman Dolidze nocauteia Kevin Holland no 1° round

Roman Dolidze venceu Kevin Holland no card principal do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Roman Dolidze venceu Kevin Holland no card principal do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Triste final no duelo entre os pesos-médios Roman Dolidze e Kevin Holland no card principal do UFC 307.

Ainda no 1° round, o georgiano suportou o bom início do seu rival que conectava golpes certeiros e velozes na trocação e rapidamente quedou o “Traiblazer”. Por cima na guarda, Dolidze castigou Holland de forma intensa no ground and pound até o primeiro soar do gongo.

Entretanto, no intervalo entre as parciais, Kevin revelou aos seus técnicos e ao árbitro Jason Herzog que havia lesionado a região da costela e que não possuía condições de seguir na luta. Com isso Roman foi declarado vencedor, o segundo triunfo seguido, e defendeu a sua posição no Top 10 da divisão até 84 Kg.

Kayla Harrison vence Ketlen Vieira por decisão unânime

Kayla Harrison venceu Ketlen Vieira no card principal do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Kayla Harrison venceu Ketlen Vieira no card principal do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Pouco antes da disputa do cinturão peso-galo entre Raquel Pennington e Julianna Peña, a divisão até 61 Kg pode ter definido a sua próxima desafiante ao título.

Com uma atuação de muita imposição física e mostrando porque é uma das maiores atletas da história do judô, Kayla Harrison, número três da categoria, dominou Ketlen Vieira na luta agarrada e, apesar de alguns sustos e danos no rosto, venceu a brasileira por decisão unânime. 

A atleta da Nova União também entregou uma boa atuação e mostrou contundência nos golpes conectados, porém, após 15 minutos de confronto, todos os três juízes marcaram vitória da norte-americana, o segundo em duas lutas de Kayla vestindo as luvas da organização e consolidando sua permanência na elite da divisão peso-galo.

Joaquin Buckley nocauteia Stephen Thompson no 3° round

Joaquin Buckley venceu Stephen Thompson no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Joaquin Buckley venceu Stephen Thompson no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Para encerrar em grande estilo o card preliminar do UFC 307, Joaquin Buckley nocauteou Stephen Thompson no 3° round e segue invicto desde a sua migração para a divisão dos meio-médios.

Respeitando a trocação de excelência do seu rival, “New Mansa” não deu espaços ao “Wonderboy” durante todo o confronto, pressionando-o o tempo todo e trabalhando a combinação de golpes na curta distância e no clinch.

Com Thompson desconfortável, Buckley aproveitou uma brecha dada pelo ex-desafiante, que estava com as costas coladas na grade, e conectou uma bomba impressionante que o fez desabar e forçou o árbitro a interromper o confronto imediatamente. Foi o quinto triunfo seguido de Joaquin, que se aproxima do Top 15 da divisão até 77 Kg e começa a vislumbrar desafios ainda maiores para o seu futuro.

Iasmin Lucindo vence Marina Rodriguez por decisão dividida

Iasmin Lucindo comemora vitória sobre Marina Rodriguez no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Iasmin Lucindo comemora vitória sobre Marina Rodriguez no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


No seu maior desafio em pouco mais de dois anos de organização, Iasmin Lucindo bateu a compatriota Marina Rodriguez por decisão dividida e vai se consolidando como uma real promessa da divisão peso-palha.

Durante os três rounds do confronto, a jovem cearense soube suportar a pressão e a velocidade da trocação da sua oponente, conectou bons contragolpes na curta distância e soube conquistar quedas em momentos cruciais em que sua rival ameaçava crescer no embate.

Com o triunfo após a abertura das papeletas, Lucindo emenda o seu quarto resultado positivo em sequência e agora começa a sonhar em se juntar o Top 15 da divisão até 52 Kg.

Alexander Hernandez vence Austin Hubbard por decisão dividida

Alexander Hernandez venceu Austin Hubbard no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Alexander Hernandez venceu Austin Hubbard no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Em confronto pela divisão peso-leve, Alex Hernandez superou o bom início de Austin Hubbard e bateu o seu rival por decisão dividida.

O finalista do The Ultimate Fighter 31 começou impondo um forte jogo de luta agarrada e travando o seu rival no clinch. Porém, a partir da segunda parcial, o veterano do UFC conseguiu anular as investidas do seu oponente e levou a melhor na trocação na curta distância durante o restante do duelo. Após o fim do embate, dois dos três juízes laterais marcaram triunfo do atleta de 32 anos que anotou o primeiro resultado positivo em sua carreira depois de 20 meses de jejum.

César Almeida vence Ihor Potieria por decisão unânime

Cesar Almeida venceu Ihor Potieria no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Cesar Almeida venceu Ihor Potieria no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Entregando sua melhor atuação em três lutas no Ultimate, César Almeida dominou Ihor Potieria e, por decisão unânime, conquistou sua segunda vitória vestindo as luvas da organização.

Mostrando que o período de treinamentos com Alex Poatan e Glover Teixeira deu rápidos resultados, o lutador paulista mostrou uma impressionante paciência e precisão nos golpes conectados, além de um alto índice de aproveitamento nas tentativas de quedas impostas pelo ucraniano.

Ao fim dos 15 minutos, "Cesinha" foi declarado vencedor por decisão unânime dos juízes, anotou seu segundo triunfo no UFC e se recuperou da derrota sofrida para Roman Kopylov no último mês de junho.

Ryan Spann finaliza Ovince Saint Preux no 1° round

Ryan Spann finalizou Ovince Saint-Preux no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Ryan Spann finalizou Ovince Saint-Preux no UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Em uma performance impressionante, Ryan Spann finalizou Ovince Saint-Preux no 1° round e espantou a má fase em que se encontrava na organização desde novembro de 2022.

Imediatamente após o início do confronto, os dois atletas partiram para a trocação franca no centro do Octógono. Entretanto, pouco depois do primeiro minuto, o norte-americano acertou um golpe de direita que entrou limpo e balançou o descendente de haitianos.

Assustado, Saint-Preux tentou entrar nas pernas do seu rival e conseguir uam queda mas deixou o pescoço exposto. De forma inteligente, Spann capitalizou e encaixou uma justa guilhotina que forçou o seu oponente a dar os três tapinhas e o trouxe de volta à coluna das vitórias.

Tecia Pennington vence Carla Esparza por decisão unânime

Tecia Pennington venceu Carla Esparza no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Tecia Pennington venceu Carla Esparza no card preliminar do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Em uma revanche da 20ª temporada do The Ultimate Fighter, a peso-palha Tecia Pennington venceu a ex-campeã Carla Esparza, que se aposentou ao fim do combate, por decisão unânime e vingou a derrota sofrida em 2014.

Pennington começou bem o 1° round conectando os jabs e diretos com muita velocidade, deixando Esparza desconfortável na luta em pé. Porém, logo em seguida, a antiga dona do cinturão conseguiu a queda e castigou a sua rival de forma contundente no ground and pound até o primeiro soar do gongo.

Nas duas parciais seguintes, Tecia voltou ainda mais ligada e com foco em não ser derrubada pela “Cookie Monster” e passou a adotar a estratégia de investir nos chutes baixos e circular de forma lateral, combinando com os golpes de boxe conectados que entravam limpo no rosto de Carla. 

Ao fim dos 15 minutos, o confronto precisou ser decidido nas papeletas onde os três juízes marcaram vitória de Pennington, que não saía vitoriosa do Octógono desde agosto de 2021 e vinha de duas derrotas consecutivas na organização. Por outro lado, Esparza foi homenageada pela organização ainda no Octógono e foi ovacionada pelo público presente em Salt Lake City por sua brilhante carreira como profissional.

Court McGee finaliza Tim Means no 1° round

Court McGee venceu Tim Means na abertura do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)

Court McGee venceu Tim Means na abertura do UFC 307. (Jeff Bottari/Zuffa LLC)


Abrindo a noite de lutas no Delta Center, em Salt Lake City, Court McGee e Tim Means protagonizaram um duelo de veteranos da divisão dos meio-médios.

Desde os primeiros segundos, o vencedor da 11° temporada do The Ultimate Fighter buscou trabalhar os golpes mais simples na curta distância para confundir o seu rival e conseguir a queda.. 

Com o objetivo conquistado, McGee rapidamente fez a transição para as costas, teve paciência para encaixar o mata-leão e forçou Means a bater em desistência, encerrando de forma precoce o primeiro confronto da noite e colocando-o de volta ao caminho das vitórias, algo que não acontecia desde janeiro de 2022.

O UFC 307: Pereira x Rountree Jr. foi um evento realizado em 5 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.

News and announcements

View all