
Eventos
A divisão peso-pena tem um (velho) novo rei. Na noite deste sábado (12), Alexander Volkanovski venceu Diego Lopes por decisão unânime na luta principal do UFC 314 e reconquistou o cinturão da divisão até 66 Kg. Os brasileiros Jean Silva , Virna Jandiroba e Marco Túlio também foram destaques no show e brilharam no Octógono montado em Miami, nos Estados Unidos, com vitórias sobre Bryce Mitchell, Yan Xiaonan e Tresean Gore, respectivamente.
Confira abaixo todos resultados e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Alexander Volkanovski venceu Diego Lopes na luta principal do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Alexander Volkanovski recebe o cinturão peso-pena após a vitória sobre Diego Lopes no UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Pouco mais de 13 meses após o fim do primeiro reinado, Alexander Volkanovski conquista novamente o cinturão peso-pena. Na luta principal do UFC 314 realizado em Miami, nos Estados Unidos, o australiano superou o atleta brasileiro por decisão unânime e voltou ao trono que foi seu entre 2019 e 2024.
Disposto a não deixar o título escapar de suas mãos, Volkanovski entregou uma atuação digna dos seus grandes confrontos, mostrando precisão nos contragolpes, lidando bem com a menor envergadura e travando o duelo no clinch em momentos cruciais. Em sua primeira luta por cinturão, Diego também levou perigo ao australiano com os seus perigosos upper e cruzados no espaço deixado na guarda do agora campeão.
Ao fim dos 25 minutos, as papeletas foram abertas e os três juízes laterais marcaram o triunfo a favor de Volkanovski, que volta a vencer na organização após 21 meses e inicia o seu segundo reinado na divisão até 66 Kg.
Paddy Pimblett venceu Michael Chandler na luta co-principal do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No maior desafio de sua carreira, Paddy Pimblett não encontrou dificuldade diante do ex-desafiante interino Michael Chandler e nocauteou o norte-americano de forma brutal no 3° round.
Com uma atuação categórica, Pimblett dominou o confronto em todas as áreas do jogo. Preciso na trocação e eficiente nas investidas de quedas, o lutador nascido em Liverpool castigou o rosto do seu rival com os golpes conectados e deixou Chandler frustrado por não conseguir impor sua estratégia.
Na terceira parcial, Pimblett começou encaixando uma joelhada voadora que abriu um corte no rosto de Chandler e o deixou grogue. Com o ex-desafiante no solo, coube ao atleta inglês apenas conectar mais alguns ataques e aguardar o árbitro central dar números finais ao combate.
Invicto em sete lutas na organização, com cinco vitórias conquistadas pela via rápida, Pimblett chega com o pé na porta no Top 10 do peso-leve e deve assumir a 7ª colocação no ranking, posição ocupada hoje por Michael Chandler.
Yair Rodriguez venceu Patrício "Pitbull" Freira no card principal do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Ex-campeão interino dos penas, Yair Rodriguez frustrou a aguardada estreia de Patrício “Pitbull” Freire e venceu o brasileiro por decisão unânime no card principal do UFC 314.
Com enorme dificuldade para quebrar a barreira de envergadura e a maior velocidade do seu rival, Patrício foi alvo fácil, durante os 15 minutos, de um rival que conseguiu trabalhar com tranquilidade os seus pontos fortes: os chutes e golpes conectados da média para a longa distância. “Pitbull” ainda tentou mudar de nível algumas vezes usando o wrestling, mas não conseguiu sequer impor sua força diante do atleta mexicano.
De volta à coluna das vitórias após pouco mais de dois anos, a sua 11ª na organização, Yair pediu a Dana White por uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão linear da categoria.
Bryce Mitchell venceu Jean Silva no card principal do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Jean Silva pediu a luta, prometeu e cumpriu. Diante do ranqueado do peso-pena Bryce Mitchell, o brasileiro entregou a maior atuação de sua carreira até aqui e venceu o norte-americano por finalização no 2° round.
Como era esperado no confronto de estilos, Jean tomou o controle da ações, encurtando a distância para trabalhar as combinações de golpes, buscando o nocaute. Por outro lado, Mitchell tentava mudar o combate de nível investindo nas quedas, a maior parte delas defendidas pelo atleta da Fighting Nerds.
Na segunda parcial, em uma das tentativas de quedas do norte-americano, Jean foi mais esperto e pegou o pescoço de Bryce num estrangulamento, forçando-o a bater em desistência e incendiando o público em Miami.
Foi a quinta vitória consecutiva de Jean Silva, todas pela via rápida, e que torna o brasileiro um sério candidato a entrar no ranking da divisão peso-pena na próxima atualização do Top 15.
Dominick Reyes nocauteia Nikita Krylov no card principal do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na luta de abertura do card principal do UFC 314, o ex-desafiante ao cinturão dos meio-pesados Dominick Reyes aplicou um nocaute brutal em Nikita Krylov e levantou público presente no Kaseya Center, em Miami.
Ainda no primeiro round, o lutador russo tentou encurtar a distância e atacar Reyes, porém, o ex-desafiante foi mais rápido, fez a esquiva com a cabeça e conectou um direto de contragolpe espetacular, que fez Krylov ir à nocaute de forma imediata.
O triunfo brutal marcou o terceiro resultado positivo em sequência de Reyes, que volta a engatar uma sequência de vitórias, mira o Top-5 da categoria e passa a sonhar novamente com uma oportunidade de disputar o cinturão até 84 Kg.
Dan Ige venceu Sean Woodson no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No duelo que encerrou o card preliminar do UFC 314, Dan Ige encerrou o jejum de vitórias ao nocautear Sean Woodson - que vinha em boa fase - no 3° round.
Diante de um rival com a envergadura maior, Ige trabalhou com a estratégia de pressionar Woodson e deixá-lo desconfortável e sem espaço para usar o seu ponto forte: a trocação. Na terceira parcial, Dan conectou um cruzado de esquerda que balançou Sean e o fez ficar grogue. O “50 K” foi para a blitz e encaixou mais alguns socos no seu oponente e o árbitro precisou interromper o embate.
Aos 32 anos, Ige defende a sua posição no Top 15 da divisão peso-pena, retorna ao caminho das vitórias e anota o seu sétimo triunfo por nocaute na carreira.
Virna Jandiroba comemora vitória sobre Yan Xiaonan no UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No duelo crucial na divisão peso-palha, a brasileira Virna Jandiroba deu um show diante da ex-desafiante Yan Xiaonan e deixou um recado bem claro para a categoria: ela vem para buscar o cinturão.
Ciente do alto nível da sua rival na luta em pé, Virna não deu espaço para Xiaonan trabalhar qualquer combinação de golpes e dominou completamente todos os rounds com queda nos primeiros segundos, controle posicional e um arsenal de socos e cotoveladas no ground and pound, além de duas tentativas de finalização que levantaram o público na arena e assustaram a chinesa.
Após o último soar do gongo, o resultado foi o esperado: triunfo de forma unânime a favor de Virna, que emenda a quinta vitória consecutiva e agora se posiciona de forma veemente como possível próxima desafiante da divisão peso-palha.
Chase Hooper venceu Jim Miller no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Os pesos-leves Jim Miller e Chase Hooper protagonizaram um empolgante duelo de gerações no UFC 314. E o prospecto de 25 anos saiu vitorioso por decisão unânime com uma atuação segura.
Mesmo diante de um rival experiente e com o seu ponto forte na luta agarrada, Hooper não se intimidou e trocou “fogo com fogo” com o veterano. Com uma estratégia de muita pressão, golpes no clinch, quedas e tentativas de finalização, Chase dominou Miller e saiu vitorioso por decisão unânime dos juízes.
O importante triunfo foi o quinto consecutivo de Chase, que se consolida como um prospecto em ascensão na divisão peso-leve, com talento para alçar voos ainda maiores, vislumbrando uma possível vaga no Top 15 já na próxima atualização.
Julian Erosa venceu Darren Elkins no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em um confronto eletrizante entre dois veteranos da organização, Julian Erosa nocauteou Darren Elkins no 1° round e anotou o seu 12° triunfo por este método na carreira.
Diante de um rival que buscou a luta agarrada a todo instante, Erosa mostrou boa defesa de quedas e tranquilidade para retornar rapidamente nas poucas vezes em que foi quedado. Ainda na primeira parcial, Julian conectou um golpe de direita que derrubou o seu adversário de forma fácil. A sequência de golpes no ground and pound foram apenas protocolares para obrigar o árbitro a dar números finais ao confronto.
Foi o terceiro triunfo consecutivo de Erosa, mostrando que apesar dos 35 anos de idade e o longo tempo de organização, ainda pode proporcionar duelos empolgantes ao fã de MMA.
Michael Oleksiejczuk venceu Sedriques Dumas no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Os treinos na Fighting Nerds ajudaram Michal Oleskiejczuk e o polonês voltou ao caminho das vitórias com um nocaute sobre Sedriques Dumas no card preliminar do UFC 314.
Com uma atuação estratégica e inteligente - típica da equipe onde fez o seu camp - Michal circulou pelo Octógono, trocou de base com frequência e alternou golpes na linha de cintura e no rosto do seu adversário. Ainda no 1° round, o polonês conectou um cruzado que derrubou Dumas, acertou mais alguns socos sobre o seu rival no solo até a interrupção do árbitro central.
Foi o 15° triunfo por nocaute na carreira de Michal que, com apenas 30 anos, mostra que ainda pode ser um nome relevante na divisão até 84 Kg.
Sumudaerji venceu Mitch Raposo no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Dando continuidade no card preliminar do UFC 314, o peso-mosca Sumudaerji venceu o norte-americano Mitch Raposo por decisão dividida e voltou ao caminho dos triunfos após pouco mais de dois anos.
Com uma atuação segura e eficiente na trocação, o lutador asiático soube se defender do forte jogo de wrestling e das tentativas de quedas impostas pelo seu rival e usou dos contra golpes conectados para pontuar e dificultar as ações de Raposo.
Ao fim dos 15 minutos, as papeletas foram abertas e dois dos três juízes marcaram o resultado a favor de Sumudaerji, o seu quarto resultado positivo vestindo as luvas do Ultimate.
Marco Tulio venceu Tresean Gore no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Duas lutas no Ultimate. Duas vitórias por nocaute. No card preliminar do UFC 314, o peso-médio Marco Túlio “Matuto” não tomou conhecimento do norte-americano Tresean Gore e, com uma atuação brilhante, venceu o seu rival pela via rápida no 2° round.
Apresentando um vasto arsenal de golpes na trocação, Marco Túlio deixou o seu rival desconfortável desde os primeiros segundos de luta conectando chutes rodados, cotoveladas giratórias, jabs e diretos com uma velocidade e precisão impressionantes e que levantaram o público presente em Miami.
Na segunda parcial, “Matuto” conectou um chute alto seguido de um direto que derrubou Gore. Com o seu rival caído, o brasileiro acertou mais alguns socos até a interrupção do árbitro central. Foi o segundo triunfo consecutivo de Marco na organização, apresentando-se como um prospecto a ser observado com atenção na divisão até 84 Kg.
Nora Cornolle venceu Hailey Cowan no card preliminar do UFC 314. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na luta que abriu o aguardado card do UFC 314, a francesa Nora Cornolle finalizou a norte-americana Hailey Cowan no 2° round e voltou a vencer na organização.
Apesar do triunfo, Cornolle tomou um susto na primeira parcial ao ser derrubada pela sua rival ainda nos primeiros segundos e ter sido mantida no solo durante boa parte dos cinco minutos. Porém, no round seguinte, a atleta francesa fez a sua rival provar do mesmo veneno, entretanto, com mais efetividade, ao quedar a norte-americana, encaixar um mata-leão e forçá-la a dar os três tapinhas.
Atual 13ª no ranking do peso-galo, Nora anota sua terceira vitória em quatro apresentações no Octógono e, além de defender sua posição, pode alcançar o Top 10 da categoria na próxima atualização.
O UFC 314: Volkanovski x Lopes foi um evento realizado em 12 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.