Com novos campeões e mudanças na elite do ranking, duas das divisões mais movimentadas do Ultimate vivem um momento de renovação e expectativa
Realizado no último dia 10 de maio, o UFC 315 agitou a elite de duas das categorias mais importantes da organização: o peso-leve e o peso meio-médio. No embalo do evento que coroou Jack Della Maddalena como novo campeão até 77 Kg, confira os principais desdobramentos após o triunfo do australiano sobre Belal Muhammad, em Montreal, no Canadá.
Peso Meio-Médio: novo campeão, novos alvos
Jack Della Maddalena conquista o cinturão peso meio-médio no UFC 315. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Com a vitória sobre Belal Muhammad no UFC 315, Jack Della Maddalena conquistou o cinturão dos meio-médios. Mesmo vivendo o auge da carreira, o australiano agora se torna o alvo de um pelotão de lutadores talentosos, todos de olho no seu título.
O primeiro desafiante de Della Maddalena já está definido: será o russo Islam Makhachev, que abriu mão do cinturão peso-leve para subir de divisão em busca do cobiçado duplo campeonato. Apesar da confirmação do confronto, o CEO do UFC, Dana White, ainda não anunciou data e local para esse aguardado duelo.
No topo da divisão até 77 kg, Jack está cercado por nomes em alta, que seguem trabalhando em busca de uma chance pelo cinturão. Sean Brady, Shavkat Rakhmonov e Ian Machado Garry estão prontos para mostrar que a vida de campeão não será fácil para o australiano.
Ilia Topuria e Charles "Do Bronxs" Oliveira disputam o cinturão vago do peso-leve no UFC 317, que acontece no dia 28 de junho. (Divulgação)
A mudança de categoria de Islam Makhachev também impactou diretamente a divisão dos leves. Com o cinturão vago, a organização marcou a disputa entre Ilia Topuria – que deixou o título dos penas – e Charles “Do Bronxs” Oliveira como luta principal do UFC 317, no dia 28 de junho.
Entre os principais nomes da divisão, pelo menos três atletas aparecem bem posicionados na corrida pelo título. Líder do ranking, Arman Tsarukyan vem de quatro vitórias seguidas e visa se consolidar novamente como desafiante após a retirada forçada em janeiro, quando enfrentaria Makhachev mas precisou sair da luta por problemas no corte de peso.
Justin Gaethje, atual número 3 do ranking, também está em destaque após vencer três das últimas quatro lutas. Já o campeão BMF, Max Holloway, defende seu cinturão contra Dustin Poirier no UFC 318, em 19 de julho. Em caso de vitória, Holloway pode se consolidar como próximo desafiante ao cinturão linear, dependendo de como ficar o cenário da categoria.