Pular para o conteúdo principal

UFC Fight Island 3: Números Importantes

Mergulhe nas principais estatísticas de alguns dos maiores confrontos futuros no Fight Island em 25 de julho

O último card da Ilha da Luta em julho vem recheado com 15 lutas. O combate principal é o ladrão de manchetes, como deveria ser, com competidores do peso-médio que tentando abrir o caminho para uma disputa de título mais cedo ou mais tarde. Mas em outras partes do card, confrontos intrigantes essão espalhados por toda parte com lutadores que entram no Octógono com muito a provar.

Entre as lutas de mais altos riscos (e recompensas) estão uma estreia de peso-pesado que pode causar um grande impacto na categoria, uma trilogia de 15 anos que chega ao fim; portanto, com isso em mente, mergulhamos nas estatísticas para descobrir o que esperar de alguns dos combates de 25 de julho.

(Todas as estatísticas de acordo com o Record Book e UFC Stats em 22 de julho de 2020 e incluem apenas atletas ativos em suas respectivas divisões, a menos que indicado de outra forma)

ROBERT WHITTAKER x DARREN TILL
ROBERT WHITTAKER

Principais estatísticas: 4,9 golpes conectados por minuto (4º), +1,58 diferencial de golpes (4º), 57% de precisão em quedas

O que isso significa: desde que chegou ao peso-médio, a velocidade e a rapidez de Robert Whittaker, juntamente com a força, muitas vezes superaram seus oponentes. Ele trabalha em um ritmo tenaz, e sua movimentação, ângulos e pressão muitas vezes abrem uma oportunidade de acertar um gancho ou um chute devastador na cabeça. Ele também tem um histórico de wrestling que o ajudou a se defender do medalhista olímpico Yoel Romero várias vezes em suas duas lutas.

DARREN TILL

Estatísticas principais: 83,3% de defesa de quedas (3º *), 2,41 golpes conectados por minuto, 46% de precisão de golpes

* entre os meio-médios

O que isso significa: O ex-desafiante ao título dos meio-médios pareceu sólido em sua estreia nos 84 Kg contra Kelvin Gastelum, uma luta que o viu utilizando sua técnica de qualidade na luta em pé. Um striker complicado que gosta de criar armadilhas para o oponente, Till pode não ter poder de nocaute em um só golpe, mas certamente pode se aproveitar de qualquer abertura.

O que esperar: Enquanto os dois são hábeis em usar a movimentação e fintas para preparar golpes maiores, Whittaker é o que tem mais volume, já que Till costuma ser seletivo com seus ataques. Se e quando Whittaker aumentar a pressão, a resposta de Till com seus pés ou na trocação é algo a ser observado.
 

MAURICIO SHOGUN X ROGÉRIO MINOTOURO
MAURICIO “SHOGUN” RUA

Estatísticas principais: 14 knockdowns aplicados (empatado em 1º lugar entre os meio-pesados), 42,4% de precisão em quedas (4º), 51,5% de precisão em trocação (5º)

O que isso significa: "Shogun" Rua combina o poder do nocaute com o pedigree no grappling, o que torna seu ataque ainda mais perigoso. Mesmo que seu jogo de chão possa manter os oponentes cautelosos, não se confunda: Shogun é um nocauteador, com 21 de suas vitórias vindo dessa maneira, em comparação com apenas uma finalização.

ROGÉRIO “MINOTOURO” NOGUEIRA

Principais estatísticas: 55,6% de defesa de golpes significativos (6º), 65% de defesa de quedas, 2,39 ataques por minuto

O que isso significa: um veterano completo, com muitos nocautes e finalizações em seu nome, "Minotouro" tem o poder de anular os pontos fortes de seu oponente e aproveitar onde esses momentos podem influenciar a seu favor. Metódico e experiente, Nogueira fez uma carreira superando seus inimigos.

O que esperar: Uma trilogia geralmente não leva 15 anos para acontecer, mas é o caso desta batalha entre veteranos. “Minotouro” já declarou que pretende ser aposentar depois dessa luta, e certamente tentará terminar sua longa carreira com uma vitória. “Shogun”, por outro lado, pode ter uma chance de entrar mais uma vez no top 10 com um triunfo. Enquanto essa luta mexe com o coração dos fãs de longa data do MMA, ela também traz implicações entre os dois oponentes equilibrados.

FABRICIO WERDUM X ALEXANDER GUSTAFSSON
FABRICIO WERDUM

Estatísticas principais: 15 quedas aplicadas (4º), 4,64 golpes conectados por minuto (7º), 0,39 tentativas de finalização a cada 15 minutos (6º)

O que isso significa: o chão de Fabricio Werdum é sem dúvida a ameaça mais proeminente na mente de seu oponente durante uma luta, mas ele também já mostrou a trocação típica de quem tem suprema confiança em seu grappling. Enquanto os oponentes estão preocupados em impedir quedas ou tentativas de finalização, Werdum pode acertar golpes que mudam o rumo da luta a qualquer momento.

ALEXANDER GUSTAFSSON

Principais estatísticas: 85,1% de defesa de quedas (4ª de todos os tempos entre os meio-pesados), 4,02 golpes conectados por minuto, 1,56 quedas a cada 15 minutos

O que isso significa: Enquanto competia com os melhores dos melhores no meio-pesado, a movimentação e o boxe de Alexander Gustafsson costumavam dar trabalho aos oponentes. Com uma estrutura física que deve se traduzir bem no peso-pesado, Gustafsson também deve manter a velocidade e a capacidade técnica que o tornaram uma ameaça, e essa técnica também inclui seu grappling subestimada, o que lhe permitiu defender-se ou até atacar combatentes com uma reputação maior nesse departamento.

O que esperar: Isso está longe de ser um confronto clássico entre striker e grappler, pois os dois já mostraram que são uma ameaça muito grande independente de suas especialidades. Os maiores pontos de interrogação vêm da aparência de Gustafsson no peso-pesado e quanto ele pesará quando for hora de subir na balança. Sua movimentação e trocação fluidas devem acompanha-lo, mas se ele tem o queixo e a força para competir com os melhores pesos-pesados ​​permanece uma questão. Werdum, embora sem sucesso em sua última luta, certamente está ansioso para mostrar que ainda pode disputar o título dos pesados ​​aos 42 anos.

CARLA ESPARZA X MARINA RODRIGUEZ
CARLA ESPARZA

Principais estatísticas: 33,7% de precisão em quedas (9º de todos os tempos no peso-palha), 34 quedas aplicadas (empatada em 1º de todos os tempos no peso-palha), 38:48 por cima na luta chão (1º de todos os tempos)

O que isso significa: Campeã original do peso-palha do UFC, Carla Esparza, ganhou dinheiro usando seu wrestling forte e duro para anular suas oponentes. Ela não só é especialista em quedas, como também é implacável nesse ataque e tem grande pressão para manter sua oponente para baixo. Esparza melhorou ao misturar seu striking e usá-lo para encontrar o caminho para uma tentativa de queda.

* MARINA RODRIGUEZ

Principais estatísticas: 5,6 golpes conectados por minuto, 50% de precisão em trocação, 70% de defesa de quedas

O que isso significa: A praticante invicta de muay thai demonstrou uma técnica impressionante de qualidade com uma boa capacidade de manter a luta em pé. Sua luta mais recente contra Cynthia Calvillo, que não bateu peso, mostrou sua resistência e capacidade de se adaptar a qualquer área, mas ela é mais bem-sucedida quando consegue atacar à distância e chutar com frequência.

O que esperar: Os planos do jogo são bem claros neste combate. Carla Esparza quer levar a luta para o chão e utilizar seu wrestling, enquanto Marina Rodriguez prefere que a luta continue em pé e em uma distância na qual ela possa misturar socos e chutes. Esparza está em uma série de três vitórias, derrotando Michelle Waterson mais recentemente, o que prova que ela pode se sair bem contra uma trocadora superior. Rodriguez também enfrentou concorrência de qualidade, incluindo uma vitória por decisão unânime sobre Tecia Torres, e essa luta provavelmente será o teste mais intenso de sua defesa de quedas.

* Não competiu no UFC por tempo suficiente para se qualificar no UFC Record Book