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Ultimate Fighting Championship
UFC Fight Pass

UFC Fight Pass Invitational: Regras e Pontuação

Entenda o sistema de pontos e o regulamento do evento de grappling do UFC Fight Pass

Cada luta consiste de um período regulamentar e uma prorrogação. Não há pontuação positiva no período regulamentar, mas os atletas podem ter pontos deduzidos por puxar para a guarda de forma ilegal, passividade e falta de combatividade. Na prorrogação, os atletas podem ganhar ou perder pontos. Os pontos perdidos no tempo regulamentar são mantidos para a prorrogação.

Limites de Tempo

  • Uma luta com tempo regulamentar de oito minutos terá uma prorrogação de quatro minutos.
  • Uma luta com tempo regulamentar de 10 minutos terá uma prorrogação de cinco minutos.

Árbitros e jurados

  • O árbitro é o único que pode aplicar pontuações ou penalidades por falta de combatividade.
    • Jurados podem corrigir pontuações caso o árbitro assinale uma quantidade incorreta.
    • Se uma luta for concluída sem uma finalização ou vitória por pontos, os jurados analisaram o duelo em sua integridade para determinar o vencedor.
  • Critérios de julgamento
    • Iniciativa ou ação efetiva
    • Controle posicional e tentativas de finalização
    • Duração ou controle
  • Gerenciamento da área de competição
    • A critério do árbitro central, competidores que estiverem próximos do limite do tatame serão reposicionados no centro da área de competição
    • É esperado que os atletas façam o possível para se manter no centro da área de competição

Pontuações (Válido somente na Prorrogação)

  • Passagem de guarda = 2 pontos 
  • Raspagem = 2 pontos 
  • Joelho na barriga = 2 pontos 
  • Queda = 2 pontos 
  • Montada = 4 pontos 
  • Nota: todas as posições precisam ser mantidas por três segundos para configurar uma pontuação

Pontuações Negativas (Penalidades)

  • Deduções de pontos podem ocorrer tanto no tempo regulamentar, quanto na prorrogação.

Técnicas ilegais

  • Spiking (derrubar o oponente de cabeça para baixo)
  • Golpes traumáticos de qualquer natureza (socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, etc.)
  • Dedos nos olhos
  • Colocar os dedos intencionalmente em qualquer orifício do oponente
  • Pegar as orelhas
  • Puxar intencionalmente o cabelo
  • Torcer ou segurar menos do que quatro dedos das mãos ou dos pés
  • Arranhar, beliscar ou morder intencionalmente
  • Segurar, apertar ou colocar pressão na área da virilha intencionalmente
  • Segurar intencionalmente as roupas do oponente
  • Slamming (aplicar uma queda com a cabeça tocando o chão em primeiro lugar, como um bate-estaca)
    • Esta técnica só é permitida caso o competidor que a aplique o faça como método de defesa para escapar de uma tentativa de finalização encaixada