Entenda o sistema de pontos e o regulamento do evento de grappling do UFC Fight Pass
Cada luta consiste de um período regulamentar e uma prorrogação. Não há pontuação positiva no período regulamentar, mas os atletas podem ter pontos deduzidos por puxar para a guarda de forma ilegal, passividade e falta de combatividade. Na prorrogação, os atletas podem ganhar ou perder pontos. Os pontos perdidos no tempo regulamentar são mantidos para a prorrogação.
Limites de Tempo
Uma luta com tempo regulamentar de oito minutos terá uma prorrogação de quatro minutos.
Uma luta com tempo regulamentar de 10 minutos terá uma prorrogação de cinco minutos.
Árbitros e jurados
O árbitro é o único que pode aplicar pontuações ou penalidades por falta de combatividade.
Jurados podem corrigir pontuações caso o árbitro assinale uma quantidade incorreta.
Se uma luta for concluída sem uma finalização ou vitória por pontos, os jurados analisaram o duelo em sua integridade para determinar o vencedor.
Critérios de julgamento
Iniciativa ou ação efetiva
Controle posicional e tentativas de finalização
Duração ou controle
Gerenciamento da área de competição
A critério do árbitro central, competidores que estiverem próximos do limite do tatame serão reposicionados no centro da área de competição
É esperado que os atletas façam o possível para se manter no centro da área de competição
Pontuações (Válido somente na Prorrogação)
Passagem de guarda = 2 pontos
Raspagem = 2 pontos
Joelho na barriga = 2 pontos
Queda = 2 pontos
Montada = 4 pontos
Nota: todas as posições precisam ser mantidas por três segundos para configurar uma pontuação
Pontuações Negativas (Penalidades)
Deduções de pontos podem ocorrer tanto no tempo regulamentar, quanto na prorrogação.
Técnicas ilegais
Spiking (derrubar o oponente de cabeça para baixo)
Golpes traumáticos de qualquer natureza (socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, etc.)
Dedos nos olhos
Colocar os dedos intencionalmente em qualquer orifício do oponente
Pegar as orelhas
Puxar intencionalmente o cabelo
Torcer ou segurar menos do que quatro dedos das mãos ou dos pés
Arranhar, beliscar ou morder intencionalmente
Segurar, apertar ou colocar pressão na área da virilha intencionalmente
Segurar intencionalmente as roupas do oponente
Slamming (aplicar uma queda com a cabeça tocando o chão em primeiro lugar, como um bate-estaca)
Esta técnica só é permitida caso o competidor que a aplique o faça como método de defesa para escapar de uma tentativa de finalização encaixada