Eventos
Para quem gosta de jiu-jítsu, o UFC Fight Pass Invitational 8, realizado na última quinta-feira (10) no UFC Apex, em Las Vegas, foi um prato cheio.
Na luta principal da noite, Nick Rodriguez venceu sua sétima luta consecutiva no evento finalizando Michael Pixley com um mata-leão; na penúltima atração do card, o brasileiro Renato Canuto venceu a trilogia com PJ Barch com uma bela chave de calcanhar; e em um aguardado duelo entre campeões mundiais, Ronaldo Júnior levou a melhor sobre Isaque Bahiense com um triângulo de mão.
Confira abaixo os resultados oficiais e os relatos de todas as lutas, e reveja o card completo no UFC Fight Pass.
UFC Fight Pass Invitational 8
Quinta-feira, 10 de Outubro
Peso absoluto: Nick Rodriguez venceu Michael Pixley por finalização (mata-leão) na prorrogação
Categoria até 77,1 Kg: Renato Canuto venceu PJ Barch por finalização (chave de calcanhar) no tempo regulamentar
Categoria até 83,9 Kg: Ronaldo Júnior venceu Isaque Bahiense por finalização (triângulo de mão) na prorrogação
Categoria até 77,1 Kg: Dante Leon venceu Andy Varela por finalização (guilhotina) no tempo regulamentar
Categoria até 65,7 Kg: Raquel Canuto venceu Gabi McComb por finalização (mata-leão) na prorrogação
Categoria até 70,3 Kg: Gabriel Sousa venceu Josh Cisneros por pontos (2 a 0)
Categoria até 61,2 Kg: Cássia Moura venceu Cindy Ung por pontos (6 a 0)
Categoria até 97,5 Kg: Gabriel Almeida venceu Johan Oosthuysen por pontos (3 a -1)
Categoria até 70,3 Kg: Pedro Falcão venceu Christian Guzman por pontos (8 a 0)
Nick Rodriguez finaliza Michael Pixley
Participando pela sexta vez consecutiva do UFC Fight Pass Invitational, "Nicky Rod" mostrou que se sente em casa no tatame do UFC Apex. Diante da surpresa do ADCC 2024 Michael Pixley, que chocou o mundo com a vitória sobre Nicholas Meregali, Rodriguez se manteve sempre um passo à frente, ampliando seu domínio conforme o duelo decorria.
Na prorrogação, o atleta da B-Team fez barba, cabelo e bigode: derrubou, montou, foi às costas e encaixou um mata-leão para vencer sua sétima luta seguida no FPI.
Renato Canuto finaliza PJ Barch
A trilogia entre Renato Canuto e PJ Barch é do brasileiro. Dono de um estilo criativo e imprevisível, o brasileiro aproveitou o minuto final do tempo regulamentar para atacar com uma chave de calcanhar, e sua ousadia valeu a pena. No terceiro encontro entre ambos, Renato faz dois a um contra o rival, momentos após ver sua esposa Raquel saindo vitoriosa. Assim como foi no UFC Fight Pass Invitational 7, no último mês de maio, duas vitórias para a família Canuto no UFC Apex.
Ronaldo Júnior finaliza Isaque Bahiense
Em uma das lutas mais aguardadas do card, Ronaldo Júnior levou a melhor sobre Isaque Bahiense finalizando com um triângulo de mão na prorrogação. O tempo regulamentar foi bastante movimentado, com Ronaldo tentando uma botinha logo de início, e se defendendo de uma tentativa de chave de tornozelo instantes depois. O atleta da Atos JJ ainda esboçou duas guilhotinas e pegou as costas nos primeiros 10 minutos de luta, mas não desperdiçou a oportunidade que teve para encerrar o embate na reta final.
Dante Leon finaliza Andy Varela
Terceiro colocado no peso absoluto do ADCC 2024, Dante Leon reforçou a boa fase em que vive com uma vitória dominante sobre Andy Varela. Após levar um tapa do adversário, que teve um ponto deduzido, Leon encaixou uma justa guilhotina em uma entrada de queda de Varela, encerrando o embate ainda no tempo regulamentar.
Raquel Canuto finaliza Gabi McComb
Campeãs mundiais de jiu-jítsu sem kimono, Raquel Canuto e Gabi McComb fizeram uma luta agressiva durante todo o tempo regulamentar, com ambas atletas tendo seus momentos de vantagem. Na prorrogação, a norte-americana foi superior, aplicou uma queda e rapidamente buscou um mata-leão que decidiu o confronto com a primeira finalização da noite.
Gabriel Sousa venceu Josh Cisneros por pontos
Em um confronto entre medalhistas do ADCC, Gabriel Sousa e Josh Cisneros entregaram toda a intensidade que se esperava durante 12 minutos de um equilibrado confronto. Na reta final da prorrogação, o brasileiro conseguiu aplicar uma queda, abrindo o placar, e se defendeu das investidas do filipino para garantir da vitória.
Cássia Moura vence Cindy Ung por pontos
Uma das principais promessas do jiu-jítsu na atualidade, a recém-graduada faixa-preta Cássia Moura, de apenas 18 anos, dominou Cindy Ung durante praticamente todos os 12 minutos de luta no tatame do UFC Apex. A brasileira passou boa parte do tempo regulamentar nas costas da adversária buscando a finalização, e conquistou novamente a posição na prorrogação, garantindo a vitória por pontos.
Gabriel Almeida vence Johan Oosthuysen por pontos
Em um duelo movimentado e equilibrado em peso de até 97,5 Kg, o brasileiro Gabriel Almeida aproveitou uma brecha oferecida pelo sul-africano Johan Oosthuysen já na prorrogação para pegar as costas do adversário e garantir os quatro pontos que lhe garantiram o triunfo em sua primeira participação no Fight Pass Invitational.
Pedro Falcão vence Christian Guzman por pontos
Na primeira luta da noite, o peso-galo do UFC Pedro Falcão passou um susto no início quando foi pego em uma guilhotina justa por Christian Guzman, mas conseguiu se defender e, a partir daí, dominou o duelo. O brasileiro derrubou, passou a guarda, pegou as costas e esboçou duas tentativas de finalização com uma chave de braço e um mata-leão, levando a melhor por pontos.
Tags