Pular para o conteúdo principal
Atletas

UFC Flashback: Murilo Bustamante

Saiba mais sobre a história do primeiro brasileiro campeão peso-médio do UFC

A hora é perfeita. Com o UFC retornando ao Brasil no próximo final de semana e o novo cinturão da organização contendo as bandeiras das nações de seus campeões, não tem hora melhor de voltarmos ao passado e falar do primeiro lutador que ganhou um título para o lar espiritual das artes marciais mistas.

Vindo do Rio de Janeiro, Brasil....Murilo Bustamante.

Garanta seu ingresso para o UFC Fortaleza
Evento acontece em 2 de Fevereiro

www.TUDUS.com.br

Você não saberia sobre isso se conversasse com este cavalheiro de fala mansa vindo das terras fluminenses, mas Murilo Bustamante foi um dos lutadores de solo mais temidos do planeta durante o seu auge, um período que o fez reinar de maneira breve na divisão dos médios do UFC, antes de deixar a organização para lutar pelo PRIDE.

Faixa-preta em sexto grau em jiu-jitsu, que ganhou seu cinturão de Carlson Gracie, Bustamante utilizou suas habilidades no chão pela primeira vez em 1991, no Brasil, no Deafio entre Jiu-Jitsu e Luta Livre. Porém, foi somente em 1996 que sua carreira no MMA realmente decolou. Invicto em seus seis primeiros duelos, incluindo vitórias sobre Joe Charles, Chris Haseman e Jerry Bohlander, Bustamante fez sua estreia no octógono no UFC 25, finalizando o japonês Yoji Anjo no segundo round.

O brasileiro voltou novamente no UFC 33, mas acabou derrotado para Chuck Liddell em uma decisão acirrada. No entanto, Bustamante não precisou esperar muito para colocar o cinturão de campeão do Ultimate, já que em janeiro de 2002, no UFC 35, ele o conquistou com um nocaute técnico no segundo round contra Dave Menne, tornando-se o primeiro lutador brasileiro a faturar o ouro na organização.

O rei do grappling brasileiro não esperou muito para defender seu título e, quatro meses depois, enfrentou Matt Lindland no UFC 37, em maio de 2002. O resultado do duelo foi uma das situações mais bizarras na história da organização, já que Bustamante pareceu finalizar Lindland com uma chave de braço no primeiro round, o que gerou protestos do desafiante e fez com que o árbitro John McCarthy reiniciasse a luta. O brasileiro então terminou o combate de uma vez por todas com uma guilhotina no terceiro round.

Após o duelo, o UFC e Bustamante chegaram a um impasse enquanto faziam negociações, então o brasileiro deixou o título vago e nunca mais lutou no octógono novamente.

Bustamante então faria uma compilação de resultados mistos no PRIDE, com derrotas para Dan Henderson (duas vezes) e Quinton "Rampage" Jackson, que foram mais impactantes do que suas vitórias sobre Ikuhisa Minowa, Ryuta Sakurai e Dong Sik Yoon.

Uma derrota para Makoto Takimoto em 2007 pareceu que seria sua última luta como profissional, mas o brasileiro retornou para mais dois duelos, perdendo para Jesse Taylor em 2010 antes de repetir sua vitória sobre Dave Menne em 2012, dez anos após a conquista do cinturão.

O co-fundador da Brazilian Top Team ainda manteve uma conexão com o UFC graças ao seu trabalho com o ex-atleta da organização Rousimar "Toquinho" Palhares. Hoje, aos 52 anos, Bustamante continua ativo nos tatames, além de ser um ávido surfista nas horas vagas.

Assine o combate | Siga o UFC Brasil no Youtube