Pular para o conteúdo principal

UFC no Brasil: relembre os grandes duelos no ano de 2014

Evento desembarca pela sexta vez no país, em Uberlândia, dia 8 de novembro

 O UFC desembarca pela sexta vez este ano no Brasil no próximo sábado (8), em Uberlândia, para trazer aos fãs mineiros a luta entre os meio-pesados Maurício Shogun e Ovince St. Preux. As edições anteriores proporcionaram diversos combates eletrizantes, levantando o público com nocautes e finalizações espetaculares. Para dar um aperitivo do que está por vir, relembre os principais duelos que aconteceram em solo verde e amarelo no ano de 2014.

UFC Jaraguá do Sul - Lyoto Machida vs Gegard Mousasi
O evento principal em Jaraguá do Sul trouxe o ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Lyoto Machida, enfrentando o ex-campeão dos meio-pesados do Strikeforce, Gegard Mousasi, na categoria dos médios. Depois de cinco rounds muito disputados, com boa movimentação e técnica de ambos os lutadores, o talento do carateca prevaleceu e ele foi declarado vencedor por decisão unânime (49 a 46, 50 a 45 e 50 a 45).

UFC Jaraguá do Sul – Erick Silva vs Takenori Sato
O capixaba Erick Silva vinha de derrota para Dong Hyun Kim no UFC em Barueri, em outubro de 2013, e buscava a recuperação contra o japonês Takenori Sato. Em apenas 52 segundos de luta, o brasileiro desferiu uma sequência arrasadora de socos com o adversário agarrado a sua perna, obrigando o árbitro Mário Yamasaki a interromper o combate.

UFC Natal – Maurício Shogun vs Dan Henderson
Foi a revanche entre os meio-pesados Maurício Shogun e Dan Henderson. O primeiro duelo envolvendo os atletas aconteceu no UFC 139, com o norte-americano ganhando por decisão unânime, naquela que é considerada uma das melhores lutas da história do Ultimate. Em Natal, Shogun começou os dois primeiros rounds com força total, aplicando dois knockdowns em Hendo, mas foi ao chão no terceiro round, com uma das famosas bombas de direita do oponente, e acabou derrotado após uma sequência de marteladas.

UFC Natal – Godofredo Pepey vs Noad Lahat
Devastador. É assim que podemos definir o nocaute que Godofredo Pepey aplicou no israelita Noad Lahat na primeira luta do card. Vindo de duas derrotas seguidas, o brasileiro se recuperou acertando uma linda joelhada voadora aos dois minutos e 39 segundos do primeiro round, deixando o adversário desacordado.

TUF Brasil Finale 3 – Stipe Miocic vs Fábio Maldonado
Fábio Maldonado foi chamado de última hora para substituir Junior Cigano no evento principal do TUF Brasil Finale 3, realizado em São Paulo. A experiência entre os pesados, porém, não foi das melhores. O Caipira de Aço não apresentou a famosa resistência pela qual é conhecido e foi nocauteado por Miocic com apenas 35 segundos de luta. Mesmo com a derrota, Maldonado foi muito aplaudido pelo público local.

TUF Brasil Finale 3 – Warlley Alves vs Márcio Lyoto
Os lutadores fizeram a decisão dos pesos-médios do TUF Brasil 3 e proporcionaram um ótimo espetáculo ao público presente no Ginásio do Ibirapuera. O encontro entre ambos era visto como um dos combates mais equilibrados da noite, mas Warlley Alves dominou o adversário e terminou a luta com uma guilhotina no início do terceiro round, sendo consagrado como o campeão do programa.

UFC Brasília – Antônio Pezão vs Andrei Arlovski
A revanche entre os pesados Antônio Pezão e Andrei Arlovski era muito aguardada. Os lutadores se enfrentaram pela primeira vez no extinto Strikeforce, com vitória do brasileiro por decisão unânime. A história em Brasília, porém, foi diferente. O bielorrusso acertou um potente soco de direita ainda no primeiro round, nocauteando Pezão e estragando a festa da torcida no Ginásio Nilson Nelson.

UFC Brasília – Gleison Tibau vs Piotr Hallmann
O recordista do Brasil em lutas no UFC travou um duelo equilibrado contra o polonês Piotr Hallmann, no co-evento principal da noite. O potiguar saiu vitorioso por decisão dividida (29-28, 28-29 e 29-28) em um combate muito estudado. Foi a 40ª luta do brasileiro na carreira, que possui um cartel de 30 vitórias e 10 derrotas.

UFC 179 – José Aldo vs Chad Mendes
Em mais uma revanche da lista, José Aldo e Chad Mendes proporcionaram uma luta espetacular para o público presente no Maracanãzinho. Com muita agressividade, inteligência e reviravoltas, o duelo valendo o cinturão dos penas foi uma das melhores lutas de 2014. No final, melhor para o brasileiro, que venceu por decisão unânime (triplo 49-46) e manteve o título no Brasil.

UFC 179 – Fábio Maldonado vs Hans Stringer
Fábio Maldonado queria apagar a má impressão deixada depois de sofrer o nocaute para Stipe Miocic no TUF Brasil Finale 3. Voltando aos meio-pesados, o ‘Caipira de Aço’ venceu o combate contra o holandês Hans Stringer bem ao seu estilo. Depois de ser completamente dominado no primeiro round, Maldonado voltou com tudo e venceu o adversário por nocaute técnico no final do segundo período. Na comemoração, Anderson Silva subiu até a grade do octógono para abraçar o amigo