Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

UFC promove retorno do MMA ao Maracanãzinho

Ginásio é conhecido como o berço do esporte e abrigou diversas lutas importantes em sua história

Reconhecido como um dos palcos esportivos mais importantes do mundo, o Maracanãzinho será o local da revanche entre José Aldo e Chad Mendes, no próximo domingo (25). O ginásio, inaugurado em 1954, já abrigou campeonatos mundiais de basquete, vôlei, shows musicais e diversas lutas importantes de MMA, na época ainda chamado de Vale-Tudo.
Dois desses combates históricos envolveram Carlson Gracie e Waldemar Santana. Ex-pupilo de Helio Gracie, Carlson propôs um desafio de jiu-jitsu a Waldemar após este vencer seu tio em uma luta de vale-tudo. O primeiro duelo entre ambos ocorreu em 1955, diante de 30 mil pessoas, e terminou empatado após 50 minutos. No ano seguinte, já com as regras de Vale-Tudo, Carlson venceu por nocaute técnico depois de castigar Waldemar por 49 minutos.
Em outra luta envolvendo membros da família Gracie, Rickson enfrentou Rei Zulu no ginásio em 1983. Após duelarem em Brasília, em 1980, quando o representante da família Gracie venceu por finalização, o Maracanãzinho presenciou mais uma vitória do atleta de jiu-jitsu sobre o desafiante, dessa vez com um mata-leão no segundo assalto.
No ano seguinte, Rickson lançou um desafio entre cinco representantes do jiu-jitsu contra representantes de diversas artes marciais. Os duelos no Maracanãzinho envolveram nomes importantes da luta nacional, como Fernando Pinduka, Sérgio Batarelli, Marcelo Behring, Eugênio Tadeu, Flavio Molina, Rei Zulu, Marco Ruas, entre outros.
Já em 1995, o Campeonato Brasileiro de Vale-Tudo também entrou para a história do ginásio. Aluno da família Gracie, Amaury Bitetti ganhou facilmente de dois adversários até chegar à final. Seu oponente seria o capoeirista Mestre Hulk. Apesar do favoritismo do lutador de jiu-jitsu, Hulk conseguiu nocautear o rival aos 50 segundos com diversos socos, o que gerou revolta entre os representantes da ‘arte suave’ no local, que não aceitavam o resultado.
Mais recentemente, o próprio Amaury foi organizador de um dos maiores eventos de MMA que o ginásio abrigou. O ‘Bitetti Combat 4’ ocorreu em setembro de 2009 e trouxe sete mil pessoas ao Maracanãzinho para ver nomes como Pedro Rizzo, Paulão Filho, Ricardo Arona, Murilo Ninja, Fábio Maldonado, Glover Teixeira e Vítor Miranda. O resultado foi um dos melhores cards já vistos em eventos nacionais.
Três anos depois, é a vez do UFC desembarcar no local. A missão de José Aldo, Chad Mendes, Glover Teixeira, Phil Davis e outros lutadores é repetir os grandes duelos já vistos no ginásio. Com certeza, com ingredientes desta qualidade e a empolgação da torcida, o Maracanãzinho será o palco de mais uma noite memorável para o MMA.