
Eventos
Apesar do antíclimax no final, Song Yadong conquistou a maior vitória de sua carreira ao superar Henry Cejudo por decisão técnica na luta principal do UFC Seattle, realizado na Climate Pledge Arena, nos Estados Unidos. Jean Silva e Melquizael Costa também brilharam no Octógono e triunfaram no animado card deste sábado (22).
Confira abaixo os resultados oficiais e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Yadong Song venceu Henry Cejudo na luta principal do UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Song Yadong venceu Henry Cejudo na luta principal do UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Apesar do desfecho agridoce, Yadong Song conquistou a maior vitória de sua carreira ao superar o ex-duplo campeão Henry Cejudo na luta principal do UFC Seattle, realizado na noite deste sábado (22).
O atleta chinês mostrou mais precisão nos ataques ao adotar a estratégia de deixar o seu rival se aproximar e recebê-lo com chutes nas pernas, jabs e diretos. No 3° round, Cejudo recebeu um golpe ilegal na região do olho esquerdo e usou os cinco minutos de paralisação a qual tinha direito.
Mesmo após o fim desse tempo, o ex-campeão não conseguiu se recuperar e reclamou com o árbitro central que estava com dificuldades para enxergar. Seguindo as regras, o confronto foi interrompido e abriram-se as papeletas, onde todos os três juízes anotaram triunfo de Song até aquele momento.
Com a vitória por decisão técnica, Song retorna ao caminho das vitórias e pode ganhar a posição de Cejudo, que está na 7ª colocação no ranking do peso-galo. Foi o terceiro triunfo do atleta chinês em suas últimas quatro apresentações.
Anthony Hernandez venceu Brendan Allen na luta co-principal do UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Na luta co-principal do UFC Seattle, Anthony Hernandez venceu Brendan Allen por decisão unânime e seguiu com sua ascensão impressionante na divisão peso-médio.
Com o seu tradicional jogo de imposição física, grudando e tirando a manutenção da distância do seu rival, além de conectar muitos golpes no clinch, Hernandez conseguiu anular Allen a partir da segunda parcial e assumiu as rédeas do confronto, onde o seu adversário era melhor, até então.
Ao fim dos 15 minutos, as papeletas foram abertas e todos os três juízes marcaram triunfo a favor de Hernandez, o sétimo consecutivo do “Fluffy” na organização, que pode conseguir uma sonhada vaga no Top 10 do peso-médio na próxima atualização do ranking.
Rob Font venceu Jean Matsumoto no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Responsável por substituir o ex-campeão dos galos Dominick Cruz, Jean Matsumoto entregou uma grande luta mas foi derrotado pelo veterano Rob Font em uma equilibrada decisão dividida.
Durante os 15 minutos de muita adrenalina no Octógono, Rob mostrou muita velocidade e conectou golpes contundentes usando o seu tradicional boxe. Por outro lado, Jean circulava lateralmente, evitava se tornar alvo fixo e usava o wrestling para conseguir as quedas toda vez que o norte-americano se aproximava.
Após 15 minutos de muito equilíbrio, dois dos três juízes enxergaram vitória de Font e anotaram o segundo triunfo consecutivo do norte-americano. Mesmo após sofrer a primeira derrota da carreira, Jean tem pouco a lamentar e segue com a moral em alta com a organização e considerado uma das principais revelações da divisão até 61 Kg.
Jean Silva comemora vitória no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
E mais uma vez, Jean Silva superou um oponente no Octógono sem precisar chegar na decisão dos juízes. No UFC Seattle, o brasileiro mostrou uma precisão impressionante para nocautear o armênio Melsik Baghdasaryan no 1° round.
Apesar do triunfo categórico, o início não foi bom para o brasileiro que demorou a achar o tempo dos ataques e foi surpreendido com alguns contragolpes quando tentou encurtar a distância. Entretanto, como um sniper, Jean precisou de apenas uma oportunidade e conectou um cruzado de esquerda seguido de um direto de direita pra mandar o armênio ao solo.
Após alguns golpes sobre o seu rival caído e a interrupção do árbitro, Jean pode comemorar o quarto triunfo em quatro lutas na organização. Ainda no Octógono, o brasileiro desafiou o ranqueado Bryce Mitchell, porém, independente do seu próximo compromisso, o atleta da Fighting Nerds mostrou mais uma vez que tem potencial para alcançar o topo da divisão até 66 Kg.
Alonzo Menifield venceu Julius Walker no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Abrindo o card principal do UFC Seattle, Alonzo Menifield venceu o estreante Julius Walker e retornou ao caminho dos triunfos depois de pouco mais de um ano.
Em um confronto onde sobrou transpiração, Menifield conseguiu suportar o forte jogo de luta agarrada do seu rival e conectou os golpes mais contundentes na trocação. Da segunda parcial em diante, Julius sentiu o cansaço e diminuiu o ritmo no combate.
Ao fim dos 15 minutos, dois dos três juízes laterais marcaram triunfo a favor de Alonzo, o nono resultado positivo do norte-americano vestindo as luvas do Ultimate.
Ion Cutelaba venceu Ibo Aslan no UFC Paris. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Veterano do peso meio-pesado, Ion Cutelaba finalizou Ibo Aslan no encerramento do card preliminar do UFC Seattle e deu fim a invencibilidade do atleta turco na organização.
Aslan começou o confronto tentando encurralar Cutelaba e deixá-lo desconfortável no Octógono. Porém, o experiente moldavo rapidamente achou a brecha para conseguir a queda, fazer a rápida transição e encaixar um katagatame que forçou o turco a bater em desistência.
Cutelaba segue vivendo bom momento na organização com três vitórias em suas últimas quatro lutas, duas delas pela via rápida, e pode começar a vislumbrar uma possível vaga no Top 15 da divisão até 93 Kg.
Melquizael Costa venceu Andre Fili no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Pela segunda vez consecutiva, o brasileiro Melquizael Costa deixa o Octógono com uma vitória por finalização, desta vez, sobre o norte-americano Andre Fili.
Desde o início do confronto, Melquizael manteve o seu rival longe do seu raio de ação usando os chutes na cabeça e na linha de cintura. Ainda na primeira parcial, o norte-americano tentou mudar o nível do jogo e tentou derrubar o brasileiro, porém, deixou o pescoço exposto, que fez “Melk” aproveitar a brecha e encaixar uma guilhotina, que forçou Fili a bater em desistência.
Pela primeira vez em sua trajetória na organização, Melquizael conquista duas vitórias consecutivas, o que mostra que ele possui totais condições de se tornar um ativo importante na divisão peso-pena.
Mansur Abdul-Malik venceu Nick Klein no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Em duelo de prospectos do peso-médio, Mansur Abdul-Malik superou um início complicado mas venceu Nick Klein por nocaute no 2° round.
Com ambos os atletas tendo o wrestling como carro-chefe, a trocação foi o diferencial do confronto. Na primeira parcial, Klein acertou um espetacular soco rodado e balançou Abdul-Malik que encontrou dificuldades mas conseguiu suportar até o primeiro soar do gongo.
No round seguinte, foi a vez de Mansur conectar um soco potente e desestabilizar o seu rival, porém, ao contrário de Nick, o norte-americano capitalizou o momento e seguiu golpeando o seu oponente que se mantinha de pé mas não conseguia sequer se defende e obrigou o árbitro a interromper o embate.
Revelado no Dana White’s Contender Series, Abdul-Malik segue invicto no MMA profissional com oito triunfos, dois deles conquistados no Ultimate.
Ricky Simon venceu Javid Basharat no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Não poderia haver forma melhor de Ricky Simon retornar ao caminho das vitórias após pouco mais de dois anos. No card preliminar do UFC Seattle, o veterano do peso-galo nocauteou Javid Basharat de forma impressionante e levantou o público presente na Climate Pledge Arena.
Motivado a não anotar a quarta derrota consecutiva, o norte-americano subiu no Octógono para fazer um jogo seguro, usando o wrestling, travando o seu rival no clinch e conseguindo quedas pontuais. Porém, de forma surpreendente, Simon conectou um cruzado que acertou em cheio o rosto do seu rival e o fez desabar de forma imediata.
Atleta do UFC desde 2018, Ricky conquista a sua nona vitória na organização, a quinta pela via rápida, e mostra que ainda é um membro importante da divisão peso-galo.
Austin Vanderford venceu em sua estreia no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Outro estreante da noite, Austin Vanderford entregou uma atuação irretocável e debutou com o pé direito na organização ao nocautear o ruso Nikolay Veretennikov na segunda parcial.
Wrestler de excelência, Vanderford não encontrou dificuldades para impor o seu jogo diante do atleta russo. Se no 1° round, o norte-americano manteve Nikolay preso ao solo mas não mostrou contundência nos golpes, na parcial seguinte, o cenário mudou. Austin quedou Veretennikov ainda nos primeiros segundos e conectou uma chuva de socos e cotoveladas até a interrupção do árbitro central.
Vanderford debuta de forma categórica na organização e conquista o quinto nocaute de sua carreira, por outro lado, Nikolay sofre sua segunda derrota em duas apresentações na empresa e segue sem sentir o gosto doce de um resultado positivo no Octógono.
Nursulton Ruziboev venceu Eric McConico no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
O uzbeque Nursulton Ruziboev retornou ao caminho das vitórias com um nocaute sobre o estreante Eric McConico no card preliminar do UFC Seattle.
No 1° round, Ruziboev dominou as ações, mantendo o confronto da média pra longa distância e conectando golpes contundentes no seu rival, que parecia não estar confortável em sua primeira aparição no Octógono. Logo nos primeiros segundos da parcial seguinte, o uzbeque veio para a blitz e acertou um direto que fez McConico tropeçar nas pernas e ir ao solo.
Com o seu rival grogue, Nursulton conectou mais alguns socos e forçou o árbitro central a interromper e dar números finais ao duelo. Com um início impressionante no Ultimate, Ruziboev conquista o seu terceiro triunfo em quatro apresentações, todos eles conquistados pela via rápida e ainda no round inicial.
Modestas Bukauskas venceu Rafael Cerqueira no UFC Seattle. (Foto por Chris Unger/Zuffa LLC)
Na luta de abertura do UFC Seattle, o lituano Modestas Bukauskas nocauteou o brasileiro Rafael Cerqueira ainda no 1° round, em duelo pela divisão dos meio-pesados.
Desde os primeiros segundos de luta, Bukauskas assumiu o controle do centro do Octógono e encurralou Rafael, conectando jabs e cruzados tanto no rosto, quanto na linha de cintura do seu oponente. Antes da metade da primeira parcial, o lituano acertou um golpe limpo que balançou o brasileiro e o fez baixar a guarda.
Modestas pressionou e conectou mais alguns socos até Rafael desabar e o árbitro central interromper o confronto. Em sua segunda passagem pela organização, o lituano vem se destacando desde o retorno com quatro vitórias em cinco lutas, tornando-se um nome interessante a ser observado na divisão dos meio-pesados.
O UFC Seattle: Cejudo x Song foi um evento realizado em 22 de fevereiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.