Eventos
No primeiro evento do Ultimate em 2025, Mackenzie Dern acertou as contas com Amanda Ribas e devolveu a derrota sofrida em 2019 na luta principal do UFC Vegas 101 realizado neste sábado (11) no UFC Apex, em Las Vegas. Outros cinco brasileiros também saíram vitoriosos do card: Cesar Almeida, Felipe Bunes, Marco Tulio, Thiago Moises e Bruno Lopes. Confira abaixo os resultados oficiais e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Assine já o UFC Fight Pass com 50% de desconto!
Resultados | UFC Vegas 101: Dern x Ribas 2
Sábado, 11 de janeiro - UFC Apex, Las Vegas
Card Principal
- Mackenzie Dern venceu Amanda Ribas por finalização (chave de braço) aos 4m56s do 3° round
- Santiago Ponzinibbio venceu Carlston Harris por nocaute técnico aos 3m13s do 3° round
- Cesar Almeida vence Abdul Razak Alhassan por nocaute aos 4m16s do 1° round
- Roman Kopylov venceu Chris Curtis por nocaute técnico aos 4m59s do 3° round
- Christian Rodriguez venceu Austin Bashi por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Punahele Soriano venceu Uros Medic por nocaute a 31s do 1° round
Card Preliminar
- Felipe Bunes venceu Jose Johnson por finalização (chave de braço) aos 2m04s do 1° round
- Marco Tulio venceu Ihor Potieria por nocaute técnico aos 3m04s do 1° round
- Thiago Moises venceu Trey Ogden por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Jacobe Smith venceu Preston Parsons por nocaute a 1m13s do 1° round
- Ernesta Kareckaite venceu Nicolle Caliari por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
- Bruno Lopes venceu Magomed Gadzhiyasulov por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
- Fatima Kline venceu Viktoriia Dudakova por nocaute técnico aos 4m27s do 2° round
- Nurullo Aliev venceu Joe Solecki por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Mackenzie Dern finaliza Amanda Ribas no 3° round
Pouco mais de quatro anos após perder a invencibilidade na carreira, Mackenzie Dern acertou as contas com Amanda Ribas. Na luta principal do UFC Vegas 101, a lutadora com raízes norte-americana finalizou a sua rival com uma linda chave de braço no 3° round.
Mostrando uma clara evolução como atleta, Mackenzie começou o confronto usando a trocação e investiu bastante nos chutes baixos, minando a movimentação de Amanda, que passou a buscar as quedas e o controle posicional no solo. Entretanto, com a larga experiência de muitos anos no jiu-jítsu, Dern soube lidar com paciência com a estratégia de sua oponente.
Na 3ª parcial, Mackenzie fez uma linda transição para escapar da tentativa de ground and pound de Amanda e mostrou eficiência ao encaixar uma justa chave de braço, que fez a mineira de Varginha bater rapidamente em desistência.
Atual número seis do ranking peso-palha, Dern pode ganhar algumas posições na próxima atualização e entrar no Top 5 da divisão até 52,1 Kg. Com a segunda vitória consecutiva - a primeira havia sido contra Lupita Godinez - a veterana do jiu-jítsu volta a sonhar com voos mais altos na categoria.
Santiago Ponzinibbio nocauteia Carlston Harris no 3° round
Com uma impressionante reviravolta, Santiago Ponzinibbio nocauteou Carlston Harris na luta co-principal do UFC Vegas 101 e voltou a vencer na organização após pouco mais de dois anos.
O “argentino gente boa” precisou de muita resiliência para suportar o bom início do seu rival que conectava os melhores golpes e chegou a balançá-lo, acendendo um sinal amarelo. Da segunda parcial em diante, “Moçambique” diminuiu o ritmo e Santiago cresceu em movimentação e contundência em seus ataques.
Depois de uma combinação certeira de ataques, Ponzinibbio encurralou Harris e forçou o árbitro a interromper o confronto, mesmo com o atleta da Guiana estando de pé. Lutador do UFC desde 2013, o argentino tem um cartel de 11 vitórias e sete derrotas vestindo as luvas da organização.
Cesar Almeida nocauteia Abdul Razak Alhassan no 1° round
Impressionante! Assim pode ser definida a vitória de Cesar Almeida sobre Abdul Razak Alhassan no card principal do UFC Vegas 101.
Em 1° round alucinante, “Cesinha” sofreu um knockdown após um cruzado conectado e precisou se defender na guarda para sobreviver. O brasileiro conseguiu ficar de pé, mas seguia atordoado. Quando o seu rival se aproximou para tentar uma blitz, o paulista contragolpeou de forma categórica com um direto potente que nocauteou Alhassan de forma imediata.
Cesinha consolida seu bom momento na organização com três vitórias em quatro lutas - a única derrota foi por decisão dividida para Roman Kopylov - e começa a sonhar com uma vaga no ranking da divisão até 83,9 Kg. O brasileiro também mostra impressionante retrospecto na trocação com seis de seus sete triunfos da carreira conquistados por este método.
Roman Kopylov nocauteia Chris Curtis no 3° round
Não faltou emoção e equilíbrio no duelo entre Chris Curtis e Roman Kopylov. Porém, o confronto do card principal do UFC Vegas 101 terminou com polêmica e reclamação.
Os dois atletas do peso-médio entregaram 15 minutos de muita ação, onde a trocação foi a estratégia principal de ambos os lutadores. Entretanto, quando faltavam poucos segundos para o fim do duelo, Kopylov conectou uma sequência de golpes que derrubaram Curtis.
O árbitro Mark Smith entendeu que o norte-americano não tinha condições de seguir no duelo e interrompeu faltando apenas um segundo para o soar da buzina, o que gerou muita reclamação por parte de Chris Curtis e sua equipe.
Kopylov conquista sua segunda vitória consecutiva - a sexta em suas últimas sete apresentações - e se aproxima cada vez mais do Top 15 da divisão peso-médio. Sua única derrota nesse período foi para Anthony Hernandez, em fevereiro de 2024.
Christian Rodriguez vence Austin Bashi por decisão unânime
Mais uma vez, o peso-pena Christian Rodriguez deu fim a invencibilidade de um prospecto da organização. No card principal do UFC Vegas 101, ele superou o estreante Austin Bashi por decisão unânime.
Bem treinado para anular o forte jogo de luta agarrada do seu rival, Rodriguez encontrou dificuldades, porém, foi mais contundente nos golpes conectados em momentos cruciais e rapidamente encontrou o tempo certo de defesa para as tentativas de Bashi.
Foi o quinto triunfo nas últimas seis lutas de Rodriguez que vai ascendendo de forma eficiente na divisão peso-pena e se aproxima de uma possível vaga no Top 15 da categoria liderada por Ilia Topuria.
Punahele Soriano nocauteia Uros Medic no 1° round
Um nocaute relâmpago marcou a abertura do card principal do UFC Vegas 101. Em duelo do peso meio-médio, Punahele Soriano deixou o favoritismo do seu rival de lado e nocauteou Uros Medic com pouco mais de 31 segundos do 1° round.
Logo nas primeiras trocas de golpes, Punahele se aproveitou uma movimentação do seu rival e encontrou uma brecha para conectar um direto certeiro que levou Medic a nocaute de forma imediata. Soriano ainda acertou mais alguns socos no seu rival caído até a interrupção do árbitro central.
Desde a sua mudança para a divisão dos meio-médios, Punahele conquistou duas vitórias consecutivas - a primeira sobre Miguel Baeza - e traz uma movimentação interessante entre a categoria até 77,1 Kg.
Felipe Bunes finaliza Jose Johnson no 1° round
Veio de forma categórica a primeira vitória de Felipe Bunes no Ultimate. Com uma impressionante eficiência tática, o brasileiro finalizou Jose Johnson no 1° round no encerramento do card preliminar do UFC Vegas 101.
De forma afoita, o norte-americano buscou pressionar o brasileiro desde os primeiros segundos de luta buscando a queda. Em um desses momentos, Felipe conseguiu uma linda transição e encaixou uma eficiente chave de braço para frustração de Johnson, que foi obrigado a bater em desistência.
Especialista na arte suave, Bunes conquista sua nona vitória por finalização da carreira e agora marca 14 triunfos e sete reveses como profissional de MMA.
Marco Tulio nocauteia Ihor Potieria no 1° round
O brasileiro Marco Tulio chegou com o pé direito na organização! Debutando no card preliminar do UFC Vegas 101, o peso-médio nocauteou Ihor Potieria no 1° round e impressionou o público presente no UFC Apex, em Las Vegas.
Após um início de algumas trocas de golpes no centro do Octógono, Marco conectou uma sequência de cruzados no ucraniano que sentiu e foi ao chão. O atleta da Chute Boxe Diego Lima acertou mais alguns socos até a interrupção do árbitro central.
Foi a nona vitória por nocaute de Marco Túlio em sua carreira. O peso-médio eleva o seu cartel para 13-1 e mostra um interessante cartão de visitas para toda a divisão até 83,9 Kg.
Thiago Moises vence Trey Ogden por decisão unânime
Um dos atletas mais experientes do plantel do Ultimate, Thiago Moises protagonizou uma grande atuação diante de Trey Ogden no card preliminar do UFC Vegas 101.
No 1° round, o norte-americano se impôs na trocação sobre o brasileiro aproveitando da maior envergadura para castigar o seu rival com jabs e diretos contundentes. Na segunda parcial, Thiago conectou uma sequência de chutes baixos que minaram a perna de Ogden e o fizeram desabar.
Dali em diante, o brasileiro se aproveitou do dano causado para derrubá-lo e mantê-lo preso ao solo, castigando o norte-americano com socos e cotoveladas no ground and pound. Ao fim dos 15 minutos, Thiago foi declarado vencedor por decisão unânime dos juízes.
Jacobe Smith nocauteia Preston Parsons no 1° round
Uma das principais revelações da última temporada do Dana White’s Contender Series, Jacobe Smith nem precisou usar o seu carro-chefe - o wrestling - para nocautear Preston Parsons em pouco mais de um minuto, em sua estreia na organização.
Logo no início do confronto, o prospecto acertou um direto seguido de um cruzado que pegou na ponta do queixo do seu rival, que desabou. Antes dos golpes no ground and pound, o árbitro central interrompeu a luta e decretou a vitória de Jacobe.
Com apenas 28 anos de idade, Smith se mantém invicto no MMA profissional com 10 vitórias seguidas e ainda no Octógono prometeu brigar por uma vaga na elite da divisão dos meio-médios.
Ernesta Kareckaite vence Nicolle Caliari por decisão dividida
Em um confronto bastante equilibrado na divisão peso-mosca, Ernesta Kareckaite superou a brasileira Nicolle Caliari que fazia sua estreia na organização.
Com a vantagem da maior envergadura, Ernesta conectou os golpes mais potentes sobre a sua rival e controlou a maior parte das ações. Nicolle subiu no Octógono com a estratégia de buscar as quedas e anular a trocação da lituana, porém, encontrou dificuldades em colocar em prática o seu plano.
O duelo precisou ser decidido com a abertura das papeletas, onde dois dos três juízes laterais marcaram a vitória de Ernesta Kareckaite, o primeiro resultado positivo da lituana em duas lutas na organização.
Bruno Lopes vence Magomed Gadzhiyasulov por decisão unânime
Em sua estreia na organização, o brasileiro Bruno Lopes apresentou uma estratégia segura e eficiente para anular Magomed Gadzhiyasulov e conquistar o seu primeiro triunfo vestindo as luvas do Ultimate.
Diante de um rival bem gabaritado na trocação, Bruno não quis trocar golpes e buscou o jogo de luta agarrada durante todo o tempo, grudando no atleta barenita e deixando-o fora de sua zona de conforto.
Ao fim dos 15 minutos, todos os três juízes laterais marcaram triunfo de Bruno Lopes que eleva o seu cartel profissional para 14-1 e se apresenta com um resultado positivo aos demais integrantes da divisão dos meio-pesados.
Fatima Kline nocauteia Viktoriia Dudakova no 2° round
Após ser derrotada por Jasmine Jasudavicious em sua estreia na organização, Fatima Kline finalmente atuou em sua divisão de origem - o peso-palha - e mostrou que o tropeço em sua primeira apresentação não passou de um acidente de percurso.
Em um confronto que se desenrolou no solo, com as duas atletas buscando a luta agarrada, Kline aproveitou uma brecha deixada por Viktoriia Dudakova, conquistou a montada e castigou sua rival com socos e cotoveladas no ground and pound até a interrupção do árbitro central.
Agora, Fatima passa a ostentar um cartel de 7-1 como profissional e com apenas 24 anos de idade, mostra que pode alçar grandes voos na divisão peso-palha em um futuro próximo.
Nurullo Aliev vence Joe Solecki por decisão unânime
Abrindo os trabalhos do Ultimate em 2025, Nurullo Aliev e Joe Solecki se enfrentaram no Octógono do UFC Apex, em Las Vegas.
Com um forte jogo de wrestling, Aliev não deu espaços ao seu rival por dois rounds com um intenso ritmo de pressão, quedas e golpes conectados no ground and pound. Na terceira parcial, Solecki conseguiu se manter de pé e anular a estratégia do seu rival, porém, apesar do susto imposto nos segundos finais, o atleta do Tajiquistão foi declarado vitorioso por decisão unânime.
Aliev segue invicto no MMA profissional, agora com 10 triunfos consecutivos, dois deles conquistados no Ultimate. Por outro lado, Solecki vive momento delicado e sofre o seu terceiro revés seguido na carreira.
O UFC Vegas 101: Dern x Ribas 2 foi um evento realizado em 11 de janeiro de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.