
Eventos
Atual 10º colocado do ranking peso-pena, o inglês Lerone Murphy deu um importante salto em sua carreira ao superar o veterano Josh Emmett, número 8 na classificação, por decisão unânime na luta principal do UFC Vegas 105, realizado na noite deste sábado (5). Dione Barbosa e Talita Alencar deram show e foram as atletas brasileiras que saíram vitoriosas do card realizado no UFC Apex, em Las Vegas.
Confira todos os resultados e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Lerone Murphy comemora a vitória no UFC Vegas 105 com sua equipe. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Lerone Murphy comemora a vitória no UFC Vegas 105 com sua equipe. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
A luta principal do UFC Vegas 105 mostrou ao fã de MMA porque a divisão peso-pena é uma das mais ricas em talentos na organização. No card realizado no UFC Apex, em Las Vegas, o inglês Lerone Murphy venceu o veterano Josh Emmett por decisão unânime.
Mostrando respeito por um rival experiente e com um alto número de nocautes na carreira, Murphy adotou a estratégia de circular bastante pelo Octógono, investir nos chutes baixos e no alto volume de golpes. Por outro lado, Emmett adotava a tática do “one shot” buscando conectar ataques simples, sem muitas combinações, para nocautear o seu adversário.
Os 25 minutos do confronto transcorreram de forma equilibrada e com alternância dos momentos de dominância entre os dois atletas. Com a abertura das papeletas, os três juízes laterais marcaram o resultado a favor de Lerone, que segue invicto no MMA profissional e no Ultimate, agora com o cartel de 16-0-1.
Pat Sabatini venceu Joanderson "Tubarão" Brito no card principal do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na luta co-principal do UFC Vegas 105, o peso-pena Pat Sabatini superou o brasileiro Joanderson “Tubarão” Brito de forma dominante e conquistou sua segunda vitória consecutiva na organização.
Ciente do potencial de Joanderson na luta em pé, Sabatini não deu praticamente nenhum espaço para o brasileiro ficar à vontade no confronto. Desde o primeiro segundo, o norte-americano mostrou um impressionante preparo físico e um forte jogo de luta agarrada, com quedas, tentativas de transição para as costas e muitos golpes conectados no ground and pound.
Praticamente sem sofrer sustos, Sabatini foi declarado vencedor de forma unânime pelos juízes e conquistou o seu sétimo triunfo em nove apresentações no Octógono, mostrando que possui potencial para alcançar o Top 15 da divisão peso-pena.
Chang Ho Lee venceu Cortavious Romius no card principal do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
De forma avassaladora, o peso-galo Chang Ho Lee não tomou conhecimento do norte-americano Cortavious Romius e venceu o seu rival por nocaute no 2° round.
Com uma forte imposição física e mostrando impressionante preparo, Lee dominou o seu rival desde os primeiros segundos de luta usando as quedas e o controle posicional no solo, onde conectava golpes intensos no ground and pound. O impacto dos ataques de Chang foram tamanhos que o rosto de Romius foi ficando bastante avariado com o passar do tempo.
Pouco antes da metade da segunda parcial, Lee conseguiu quedar Romius e castigou o seu adversário com mais uma chuva de golpes no conectados no solo, obrigando o árbitro central a interromper o confronto e decretar a quinta vitória consecutiva de Chang na carreira, a segunda na organização.
Brad Tavares venceu Gerald Meerschaert no card principal do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No aguardado confronto de veteranos da divisão peso-médio, Brad Tavares espantou a má-fase e voltou a vencer na organização com o triunfo sobre Geral Meerschaert por decisão unânime.
Com uma de suas melhores atuações recentes, Brad dominou Meerschaert na luta em pé com destaque para as combinações de jab e direto que confundiam o seu rival a todo tempo. Na última parcial, Gerald aproveitou que Tavares diminuiu o ritmo e conseguiu se impor nos cinco minutos finais com pressão na grade e um forte jogo de clinch.
Entretanto, com a abertura das papeletas, os três juízes marcaram dois rounds a favor de Brad e anotaram o seu décimo sexto triunfo no Octógono, onde atua desde 2010.
Ode Osbourne nocauteou Luis Gurule no card principal do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em confronto válido pela divisão peso-mosca, o experiente Ode Osbourne recepcionou o estreante Luis Gurule com um nocaute brutal no 2° round.
Desde o início do confronto mostrando precisão nos ataques e velocidade nos golpes, Osbourne aproveitou uma brecha deixada pelo seu rival, que ensaiou uma joelhada e baixou a guarda, para conectar um cruzado de esquerda que o levou à knockdown de forma imediata. O jamaicano ainda acertou mais alguns socos, até a interrupção do árbitro central.
O nocaute sobre Gurule faz Osbourne retornar ao caminho das vitórias após sofrer três derrotas seguidas. Ainda no Octógono, o jamaicano foi sincero ao expressar o alívio com o triunfo que pode fazê-lo voltar a mirar os principais nomes da divisão liderada por Alexandre Pantoja.
Torrez Finney venceu Robert Valentin no card principal do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na abertura do card principal, o peso-médio Torrez Finney manteve sua invencibilidade no MMA ao dominar o suíço Robert Valentin e conquistar a vitória por decisão unânime.
Contratado após se destacar na última temporada do Dana White’s Contender Series, Finney entregou uma atuação segura onde impôs o seu wrestling diante de Valentin pressionando durante os 15 minutos de luta com forte pressão e travando o seu rival na grade, deixando o suíço desconfortável e sem alternativas durante todo o tempo.
Foi o décimo primeiro triunfo de Finney como profissional, debutando na organização com o pé direito e se apresentando como um atleta duro de ser batido para toda a divisão até 84 Kg.
Dione Barbosa venceu Diana Belbita no card preliminar do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em sua primeira apresentação na temporada 2025, a peso-mosca Dione Barbosa voltou ao caminho das vitórias de forma categórica ao finalizar a romena Diana Belbita, ainda no 1° round, no encerramento do card preliminar do UFC Vegas 105.
No começo do confronto, Dione encontrou dificuldades para encurtar a distância, pois sua rival, com o tempo ideal dos contragolpes, evitava a aproximação respondendo com os cruzados de encontro. Porém, ainda na primeira parcial, a brasileira finalmente conseguiu grudar e derrubar Belbita.
Rapidamente, Dione fez uma linda transição e encaixou um katagatame. A romena ainda resistiu mas se viu obrigada a dar os três tapinhas e encerrar o confronto. Foi a segunda vitória da peso-mosca brasileira em três apresentações no Ultimate, a primeira pela via rápida.
Rhys McKee venceu Daniel Frunza no card preliminar do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
O irlandês Rhys Mckee impressionou ao conquistar sua primeira vitória vestindo as luvas da organização ao nocautear o estreante Daniel Frunza no card preliminar do UFC Vegas 105.
Atuando com um boxe fluido, golpes potentes e muita velocidade, McKee castigou o rosto do seu oponente desde os primeiros segundos de luta. O irlandês foi tão feliz em sua estratégia que no intervalo do 1° round, o árbitro central chamou o médico para examinar os cortes próximos ao olho de Frunza e concluiu que o romeno não possuía condições de seguir no combate.
Aos 29 anos de idade, McKee conquistou o 11° nocaute de sua carreira e elevou o seu cartel para 14-6-1, provando que pode ser um ativo para entregar grandes lutas na divisão dos meio-médios.
Loma Lookboonmee venceu Istela Nunes no card preliminar do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
No duelo válido pela divisão peso-palha, a tailandesa Loma Lookboonmee mostrou um arsenal mais completo como atleta de MMA e superou a brasileira Istela Nunes por decisão unânime, no card preliminar do UFC Vegas 105.
Oriunda da trocação, Loma tentou impor o seu jogo desde os primeiros segundos de luta, mas encontrava dificuldades quando Istela encurtava e conseguia quedas cruciais. Porém, na terceira parcial, a tailandesa surpreendeu ao derrubar a brasileira e mantê-la sob domínio no solo, conectando socos e cotoveladas no ground and pound até o último soar do gongo.
Vivendo o melhor momento de sua carreira, Lookboonmee anota sua quarta vitória consecutiva na organização e pode começar a pleitear uma vaga no Top 15 do peso-palha.
Victor Henry venceu Pedro Falcão no card preliminar do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
O experiente Victor Henry voltou ao caminho das vitórias após superar o brasileiro Pedro Falcão por decisão unânime, no card preliminar do UFC Vegas 105.
Durante os 15 minutos de um confronto equilibrado, Henry e Falcão adotaram a tática de usar a luta agarrada, com transições no solo, tentativas de finalização e golpes no ground and pound. Porém, o norte-americano mostrou mais efetividade durante os seus momentos de domínio, além de mais contundência em seus ataques.
Foi o segundo triunfo de Henry em suas últimas três apresentações, elevando o cartel do norte-americano na organização para 4-2, 1NC.
Martin Buday comemora vitória no UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Mesmo aceitando o duelo com pouco mais de uma semana de antecedência, Uran Satybaldiev não foi um adversário fácil para Martin Buday, porém, o eslovaco conseguiu sair vitorioso por decisão unânime.
Com estratégias semelhantes, buscando manter o duelo na trocação, Buday e Satybaldiev protagonizaram um confronto equilibrado, com os dois atletas trocando golpes de forma pesada. Porém, o eslovaco conectou os ataques mais contundentes e soube alternar com inteligência para o jogo de clinch em momentos cruciais dos três rounds.
Com o triunfo, Buday eleva o seu cartel para 6-1 na organização - a segunda vitória consecutiva - e começa a vislumbrar voos maiores na divisão peso-pesado.
Talita Alencar venceu Vanessa Demopoulos no card preliminar do UFC Vegas 105. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na luta de abertura do UFC Vegas 105, a brasileira Talita Alencar venceu a norte-americana Vanessa Demopoulos com uma atuação dominante, triunfando pela segunda vez em três apresentações no Ultimate.
Com um forte jogo de luta agarrada, Talita repetiu a estratégia eficiente nos três rounds: derrubar Demopoulos e castigar a sua rival com socos e cotoveladas no ground and pound, alternando com tentativas de finalização. Vanessa não conseguiu lidar com o ímpeto e a pressão da brasileira e praticamente só se defendeu durante os 15 minutos de confronto.
Após o triunfo de forma unânime após a abertura das papeletas, Talita retorna ao caminho das vitórias na divisão peso-palha e começa a sua temporada de 2025 com o pé direito.
O UFC Vegas 105: Emmett x Murphy foi um evento realizado em 5 de abril de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.