
Eventos
O UFC Vegas 106 entrou para os livros de história e entregou ao fã do esporte uma grande noite de MMA, com muitos combates terminando por nocaute ou finalização no UFC Apex, em Las Vegas. Na luta principal, o invicto Michael Morales nocauteou o brasileiro Gilbert "Durinho" Burns no 1° round e consolidou a sua ascensão e a chegada na elite da divisão dos meio-médios.
Em sua estreia no peso-leve, o campeão da 32ª temporada do The Ultimate Fighter Mairon Santos dominou o ex-ranqueado do peso-pena Sodiq Yusuff e venceu o nigeriano de forma dominante, por decisão unânime. Melquizael Costa, Luana Santos e Denise Gomes também se destacaram no card deste sábado (17) ao vencerem, respectivamente, Julian Erosa, Tainara Lisboa e Elise Reed.
Confira abaixo os resultados oficiais e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Michael Morales venceu Gilbert Burns na luta co-principal do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC).
Michael Morales venceu Gilbert Burns na luta co-principal do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em sua primeira luta principal no Ultimate, o equatoriano Michael Morales mostrou porque é considerado uma das principais promessas da divisão dos meio-médios e nocauteou o brasileiro Gilbert “Durinho” Burns ainda no 1° round, no UFC Vegas 106.
Usando o seu carro chefe - o muay thai - o equatoriano pressionou Gilbert desde os primeiros segundos de luta com golpes potentes na curta distância e defendendo a única tentativa de queda imposta pelo brasileiro. Logo depois, Morales conectou outra combinação que balançou Durinho e a chuva de golpes imposta pela promessa forçou o árbitro central a interromper o combate.
Invicto no MMA profissional, Morales anota sua 18ª vitória consecutiva na carreira. Consolidado como realidade na divisão até 77 Kg, o equatoriano deve ser alçado ao Top 10 da categoria na próxima atualização e começar a ser testado contra os principais nomes dessa faixa de peso.
Mairon Santos venceu Sodiq Yusuff na luta co-principal do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em sua estreia na divisão peso-leve, o brasileiro Mairon Santos dominou o ex-ranqueado do peso-pena Sodiq Yusuff e saiu vitorioso por decisão unânime na luta co-principal do UFC Vegas 106.
Com uma atuação consistente na luta em pé, o campeão do TUF 32 apresentou uma impressionante precisão em seus golpes conectando jabs, diretos e chutes altos no rosto do seu rival. A partir da segunda parcial, o nigeriano tentou mudar o confronto de nível e derrubar o brasileiro, mas esbarrou na eficiente defesa de quedas de Mairon.
Após conquistar o triunfo de forma unânime, Mairon anota o seu terceiro resultado positivo na organização, mantém a sua invencibilidade no Octógono e agora terá que decidir se o seu futuro será na divisão peso-leve ou se retorna ao peso-pena.
Nursulton Ruziboev venceu Dustin Stoltzfus no card principal do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Mantendo o alto nível dos duelos no UFC Vegas 106, Dustin Stoltzfus e Nursulton Ruziboev protagonizaram um confronto emocionante no card principal do UFC Vegas 106.
Apresentando um alto nível de MMA, Ruziboev conectava os melhores golpes na trocação, anulando o ímpeto ofensivo do seu rival, e também mostrava eficiência no jogo de solo, onde não se deixava controlar quando quedado e fazia a transição de forma eficiente nas poucas tentativas de finalização do seu rival.
Após o último soar do gongo, as papeletas dos juízes foram abertas e Ruziboev foi declarado vencedor de forma unânime, anotando o seu segundo resultado positivo consecutivo no Octógono.
Melquizael Costa venceu Julian Erosa no card principal do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Os pesos-pena Julia Erosa e Melquizael Costa protagonizaram um confronto eletrizante na abertura do card principal do UFC Vegas 106.
Mostrando uma trocação afiada, Costa atuou de forma mais reativa, porém, com uma precisão impressionante nos golpes. Quando o norte-americano se aproximava, era recebido pelo brasileiro com chutes, diretos e jabs de encontro, que deixavam Erosa com o rosto avariado e desgastado fisicamente.
Ao fim dos 15 minutos, os três juízes laterais marcaram triunfo a favor de Melquizael, que anota a sua quarta vitória consecutiva - a terceira somente em 2025 - e agora já vislumbra uma vaga no ranking da divisão peso-pena.
Gabe Green venceu Matheus Camilo no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Fechando o card preliminar do UFC Vegas 106, o peso-leve Gabe Grenn retornou depois de dois anos de inatividade com uma vitória por finalização sobre o estreante brasileiro Matheus Camilo.
Apesar do triunfo, o norte-americano não teve um bom começo de confronto. Mostrando um forte jogo de luta agarrada, Camilo teve momentos de domínio onde chegou, inclusive, a encaixar um triângulo que quase trouxe a vitória a seu favor.
Porém, na segunda parcial, Green foi inteligente ao executar uma eficiente transição, pegar as costas de Matheus e encaixar um mata-leão, forçando o brasileiro a dar os três tapinhas e decretando o retorno do norte-americano à coluna dos resultados positivos.
Jared Gordon venceu Thiago Moisés no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em confronto entre dois atletas experientes na organização, Jared Gordon voltou a ter sua mão levantada pelos juízes após pouco mais de um ano sem vitórias. No card preliminar do UFC Vegas 106, o norte-americano nocauteou o brasileiro Thiago Moisés ainda no 1° round.
Mostrando contundência nos golpes desde os primeiros segundos de luta, Gordon conectou um cruzado de direita que levou Moisés à knockdown. Com o brasileiro caído, Jared acertou mais alguns ataques até a interrupção do árbitro central, que deu números finais ao embate.
Atleta do Ultimate desde 2017, Gordon anota sua nona vitória vestindo as luvas da organização, a terceira por nocaute e prova ao fã de MMA que ainda possui condições de se manter em alto nível na divisão peso-leve.
Yadier del Valle venceu Connor Mathews no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
O estreante cubano Yadier del Valle entregou um belo cartão de visitas no UFC Vegas 106 ao finalizar o norte-americano Connor Matthews ainda no 1° round no card preliminar do show.
Disposto a não desperdiçar a maior oportunidade da sua vida, Yadier mostrou agressividade desde o soar do gongo ao entrar nas pernas do seu rival e conquistar a queda. Com muita eficiência na transição para as costas, o prospecto cubano rapidamente encaixou um mata-leão e forçou o norte-americano a bater em desistência.
Invicto no MMA profissional com um cartel de 9-0, Del Valle impressiona em sua estreia e mostra que pode se tornar um ativo importante para a divisão peso-pena em um futuro próximo.
Luana Santos venceu Tainara Lisboa no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Dando prosseguimento ao card preliminar do UFC Vegas 106, a peso-galo Luana Santos retornou a coluna das vitórias com um triunfo por finalização sobre a sua compatriota Tainara Lisboa, que voltava ao Octógono após quase dois anos de inatividade.
Ciente do alto nível de sua rival na trocação, Luana não deu espaços para Tainara ficar confortável e buscou a luta agarrada desde os primeiros segundos. Na segunda parcial, com um domínio contundente no solo, Santos encaixou uma americana e forçou a sua adversária a dar os três tapinhas, conquistando a primeira vitória por este método em toda a história do MMA feminino na organização.
Atleta do Ultimate desde 2023, Luana segue vivendo bom momento na carreira e conquista seu quarto triunfo em cinco apresentações e pode começar a sonhar com uma vaga no Top 15 da divisão até 61 Kg.
Denise Gomes venceu Elise Reed no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Em uma atuação dominante, Denise Gomes consolidou sua ascensão na divisão peso-palha ao nocautear a norte-americana Elise Reed no 2° round.
Mostrando uma impressionante potência nos golpes, Denise mostrou um alto aproveitamento em seus ataques e chegou a conectar um knockdown na sua rival ainda na primeira parcial. No round seguinte, a brasileira retornou disposta a não deixar a vitória escapar e com uma sequência que começou com uma cotovelada certeira, derrubou novamente a sua rival e forçou o árbitro a interromper o combate.
Com quatro vitórias em suas últimas cinco apresentações - sendo três consecutivas - Denise começa a mirar o Top 15 da divisão peso-palha e pediu ao microfone de Michael Bisping para enfrentar uma lutadora ranqueada em sua próxima apresentação.
Hyun Sung Park venceu Carlos Hernandez no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Uma das principais promessas da divisão peso-mosca, Hyun Sung Park defendeu sua invencibilidade sem precisar de muito esforço ao finalizar o norte-americano Carlos Hernandez ainda no 1° round.
Disposto a encerrar o duelo de forma rápida, Park encurralou o seu rival contra a grade, conectou uma sequência de jab seguido de direto e rapidamente conquistou a queda. No solo, o sul-coreano não teve muito trabalho para fazer a transição para as costas, encaixar o mata leão e forçar Hernandez a dar os três tapinhas.
Com um impressionante cartel de 10-0, tendo nove vitórias conquistadas pela via rápida, Park se apresenta como um dos principais prospectos da divisão até 57 Kg, com potencial para voos maiores nessa faixa de peso.
Tecia Pennington venceu Luana Pinheiro no card preliminar do UFC Vegas 106. (Foto por Jeff Bottari/Zuffa LLC)
Na luta de abertura do UFC Vegas 106, a peso-palha Tecia Pennington anulou o carro chefe da brasileira Luana Pinheiro, o judô, e saiu vitoriosa na decisão unânime dos juízes.
Durante a maior parte dos três rounds, a norte-americana evitou aproximar-se de sua rival, para não correr o risco de ser quedada e trabalhou com golpes conectados de forma evasiva, circulando pelo Octógono e entrando e saindo do raio de ação da brasileira.
Ao fim dos 15 minutos, os três juízes marcaram o triunfo a favor de Pennington - o segundo resultado positivo da norte-americana - que defende sua posição no Top 15 da divisão peso-palha e pode voltar a mirar a parte alta da classificação.
O UFC Vegas 106: Burns x Morales foi um evento realizado em 17 de maio de 2025. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.