Pular para o conteúdo principal
Eventos

UFC Vegas 3: números importantes

Confira as principais estatísticas sobre o evento deste sábado (20)

Atletas do peso-pesado lideram o quarto evento da série de cards no UFC Apex, em Las Vegas, Nevada (EUA). Na segunda luta principal, pesos-pena batalham para ver quem consegue a chance de enfrentar um top 5, e veteranas buscam ganhar força no peso-galo feminino.

Embora os números simples possam indicar uma imagem clara do que pode acontecer nesses confrontos, os estilos por trás dos números acrescentam ainda mais contexto ao que deve ser mais uma noite divertida de lutas no deserto.

(Todas as estatísticas estão de acordo com o UFC Record Book em 17 de junho de 2020 e incluem apenas atletas ativos em suas respectivas divisões, salvo indicação do contrário.)

 

Assine o Combate | Siga o UFC Brasil no Youtube | Como assistir ao UFC Vegas 3

Luta Principal: Curtis Blaydes x Alexander Volkov
Curtis Blaydes
RALEIGH, NC - JANUARY 25:  in their welterweight bout during the UFC Fight Night event at PNC Arena on January 25, 2020 in Raleigh, North Carolina. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)
RALEIGH, NC - JANUARY 25: in their welterweight bout during the UFC Fight Night event at PNC Arena on January 25, 2020 in Raleigh, North Carolina. (Photo by Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images)

Principais estatísticas: 55,6% de precisão de quedas (2ª maior entre os pesos-pesado), 45 quedas aplicadas (recorde no peso-pesado), 1,86 golpes absorvidos por minuto (recorde).

O que significa: Curtis Blaydes sempre mantém suas intenções claras: ele quer usar o wrestling. Ele chegou ao ponto de dizer que pretende ser o "Khabib do peso-pesado", ou seja, quando ele quer que a luta vá para o chão, ela vai para o chão. Continuamente, ele mostrou que poucos conseguem impedir que isso aconteça e, a partir daí, ele construiu uma reputação devastadora com seu ground and pound.

Alexander Volkov
Alexander Volkov of Russia (r) punches Derrick Lewis in their heavyweight bout during the UFC 229 event inside T-Mobile Arena on October 6, 2018 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC)
Vs Lewis at UFC 229 (Photo by Josh Hedges/Zuffa LLC)

Principais estatísticas: 82,8% de defesa de quedas (recorde no peso-pesado), 6,19 golpes por minuto (recorde), +3,42 de diferencial de ataque (3º melhor número de todos os tempos).

O que isso significa: Um dos strikers mais rápidos e mais diversos da divisão dos pesados, Alexander Volkov tem algumas das melhores taxas de cardio entre os garotos grandes. Ele pode manter os oponentes à distância com seu alcance de 2,05m e mantém a luta na vertical quando os oponentes tentam uma queda.

O QUE ESPERAR DA LUTA:

É uma luta relativamente clássica entre striker e grappler, mas Blaydes mostrou em sua vitória por nocaute técnico sobre Junior Dos Santos que ele não precisa do wrestling para vencer. Dito isto, Volkov é mais um kickboxer longo e técnico com o qual Blaydes pode testar essa teoria. E embora a defesa de queda de Volkov tenha se mostrado relativamente forte, Blaydes é sem dúvida o wrestler mais forte da divisão.

Luta co-principal: Josh Emmett x Shane Burgos
Josh Emmett

Principais estatísticas: 2,68 knockdowns por 15 minutos (recorde no peso-pena), 72% de defesa de golpes significativos (recorde no peso-pena), 2,63 ataques absorvidos por minuto (6º).

O que isso significa: Josh Emmett acredita que ele é o mais forte da divisão peso-pena e, até agora, ele cumpriu essa convicção. Emmett já se aproxima do topo da história da divisão em termos de knockdowns totais, e quando ele tenta dar seu grande golpe, ele não o faz de maneira imprudente.

Shane Burgos
Shane Burgos of the United States celebrates victory against Makwan Amirkhani of Finland in the Light Heavyweight bout during UFC 244

Principais estatísticas: 7,09 golpes conectados por minuto (4º de todos os tempos), 90,9% de defesa de quedas (2º de todos os tempos no peso-pena), 50,3% de precisão em golpes significativos (5º).

O que isso significa: Shane Burgos avança constantemente e mantém um ritmo alto que acompanha seu striking. Sempre usando golpes no corpo, Burgos dá chutes suficientes para manter seus oponentes atentos, e suas mãos são tão rápidas e suaves quanto qualquer outra divisão.

O QUE ESPERAR DA LUTA:

Essa deve ser uma briga em ritmo acelerado, já que Shane Burgos é parte disso. Mas o poder de Josh Emmett é real, então como Burgos vai escolher abordar as bombas nas mãos de Emmett enquanto pressiona é algo para ser monitorado.

Outras lutas para assistir: Raquel Pennington x Marion Reneau
Raquel Pennington

Principais estatísticas: 854 golpes conectados (recorde no peso-galo feminino), 46,1% de precisão em golpes significativos (6º de todos os tempos no peso-galo feminino), 5 vitórias por decisão (1º de todos os tempos no peso-galo feminino).

O que isso significa: um dos nomes mais antigos da divisão, Raquel Pennington pode dar trabalho para qualquer uma. Uma lutadora bruta que tem o jogo sólido em qualquer área, Pennington é um quebra-cabeça difícil de decifrar.

MARION RENEAU

Principais estatísticas: 65,2% de defesa contra golpes significativos (3º de todos os tempos no peso-galo feminino), +0,53 de diferencial de ataque (5º), 2:08:31 tempo total de luta (2º de todos os tempos no peso-galo feminino).

O que significa: Marion Reneau é uma lutadora durável e forte que ainda não foi nocauteada ou finalizada. Aos 42 anos, Reneau continua a manter o ritmo e o poder nas lutas.

O QUE ESPERAR DA LUTA:

Este é um confronto de duas artistas marciais duronas que têm mais força em seus golpes do que os números podem mostrar. Elas também são competidoras pacientes e com muita experiência, então os detalhes podem definir a luta.