Eventos
Número um do ranking peso-mosca, Brandon Royval protagonizou uma incrível batalha e derrubou a invencibilidade do japonês Tatsuro Taira na luta principal do UFC Vegas 98 que aconteceu no UFC Apex, em Las Vegas. A peso-palha Julia Polastri foi a única atleta do Brasil a sair vitoriosa do evento deste sábado (12).
Confira abaixo todos os resultados do card e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Resultados | UFC Vegas 98
Sábado, 12 de outubro - UFC Apex, Las Vegas
Card Principal - 20 horas no UFC Fight Pass
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Brandon Royval venceu Tatsuro Taira por decisão dividida (48-47, 48-47, 48-47)
Peso-médio (até 83,9 Kg): Jun Young Park venceu Brad Tavares por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Chidi Njokuani venceu Jared Gooden por decisão unânime (30-28, 30-28, 30-28)
Peso-leve (até 56,7 Kg): Grant Dawson venceu Rafa Garcia por nocaute técnico a 1m42s do 2° round
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Daniel Rodriguez venceu Alex Morono por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Card Preliminar - 17 horas no UFC Fight Pass
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Ramazan Temirov venceu CJ Vergara por por nocaute técnico aos 2m50s do 1° round
Peso-pena (até 65,7 Kg): Pat Sabatini venceu Jonathan Pearce por finalização (mata-leão) aos 4m06s do 1° round
Peso meio-médio (até 65,7 Kg): Themba Gorimbo venceu Niko Price por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Junior Tafa venceu Sean Sharaf por nocaute técnico aos 2m15s do 2° round
Peso-palha (até 52,2 Kg): Júlia Polastri venceu Cory McKenna por decisão dividida (29-28, 28-29, 30-27)
Peso-galo (até 61,2 Kg): Cody Haddon venceu Dan Argueta por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Clayton Carpenter venceu Lucas Rocha por finalização (mata-leão) aos 2m12s do 2° round
Brandon Royval vence Tatsuro Taira por decisão dividida
Na luta principal do UFC Vegas 98, Brandon Royval e Tatsuro Taira protagonizaram um confronto digno de dois integrantes da elite do peso-mosca.
Em um duelo em que ambos os atletas tentaram impor o seu estilo, o ex-desafiante ao cinturão buscou trabalhar o boxe e as combinações para evitar que o japonês pudesse encurtar e usar o seu jiu-jítsu de altíssimo nível.
O norte-americano castigava o rosto da promessa conectando os golpes mais contundentes e o asiático investia nas quedas e, quando tinha o controle da posição, tentava as finalizações e atacava no ground and pound de forma insistente.
Ao fim dos 25 minutos, dois dos três juízes laterais marcaram vitória de Royval que consolida o seu bom momento após a derrota na disputa de cinturão para o campeão Alexandre Pantoja. Desde então, foram dois triunfos consecutivos: sobre Brandon Moreno e agora Tatsuro Taira.
Por outro lado, a promessa japonesa segue com moral na organização mesmo com o primeiro revés sofrido na carreira. São 16 triunfos como profissional de MMA, sendo 12 deles pela via rápida e a chegada no Top 5 da divisão até 57 Kg.
Jun Young Park vence Brad Tavares por decisão dividida
Na luta co-principal do UFC Vegas 98, Jun Young Park superou Brad Tavares por decisão dividida e retornou ao caminho das vitórias.
Nos dois primeiros rounds, os dois atletas não quiseram saber de estratégia ou luta agarrada e trocaram golpes de forma franca no centro do Octógono, dando indícios de que o nocaute poderia acontecer a qualquer momento. Porém, devido ao equilíbrio do duelo, o sul-coreano mudou de estratégia na última parcial.
Imediatamente após o início do 3° round, Park entrou nas pernas de Tavares, conseguiu a queda e controlou a posição no ground and pound durante a maior parte dos cinco minutos. Após o último soar do gongo, o confronto foi decidido nas papeletas onde dois dos três juízes marcaram a luta a favor de Jun Young, o seu quinto resultado positivo em suas últimas seis lutas.
Chidi Njokuani vence Jared Gooden por decisão unânime
Um dos atletas mais condecorados na trocação do Ultimate, Chidi Njokuani fugiu de suas características mas conquistou a vitória diante de Jared Gooden no card principal do UFC Vegas 98.
Mesmo com o seu vasto currículo na luta em pé, o veterano adotou a estratégia de grudar no clinch e buscar as quedas preocupado com as mãos pesadas do seu rival. De forma segura e sem sofrer sustos, o norte-americano controlou os três rounds e saiu com o triunfo por decisão unânime dos juízes, se afastando definitivamente do momento delicado que viveu entre 2022 e 2023.
Grant Dawson nocauteia Rafa Garcia no 2° round
De forma brutal, Grant Dawson não tomou conhecimento de Rafa Garcia e nocauteou o seu rival no card principal do UFC Vegas 98, realizado no UFC Apex, em Las Vegas.
Com o seu tradicional estilo de luta agarrada, o norte-americano quedou o seu rival e controlou todo o 1° round no solo, porém, sem muita efetividade. Na parcial seguinte, o “KGD” voltou com o ímpeto que faltou anteriormente e, após derrubar o seu adversário novamente, castigou-o no ground and pound com uma chuva de socos e cotoveladas até a interrupção do árbitro central.
Atleta do Ultimate desde 2019, Dawson retomou a boa fase e anotou o seu segundo triunfo consecutivo, o nono resultado positivo em 11 lutas na organização e o primeiro por nocaute.
Daniel Rodriguez vence Alex Morono por decisão dividida
Em um confronto que sobrou transpiração, Daniel Rodriguez venceu Alex Morono e voltou a ter sua mão levantada pelo árbitro central após mais de dois anos.
Na abertura do card principal do UFC Vegas 98, os dois atletas adotaram estratégias similares: trocar golpes de forma franca no centro do cage o que animou os presentes no UFC Apex, em Las Vegas.
Após os 15 minutos previstos para o duelo, as papeletas fora abertas e dois dos três juízes marcaram triunfo a favor do “D-Rod” que não saia vitorioso do Octógono desde setembro de 2022.
Ramazan Temirov nocauteia CJ Vergara no 1° round
Estreando na organização, Ramazan Temirov não sentiu o peso de sua primeira atuação no Octógono e nocauteou CJ Vergara de forma brutal no encerramento do card preliminar do UFC Vegas 98.
Desde os primeiros segundos, o uzbeque “caçou” o seu rival com muita agressividade, precisão e potência nos golpes conectados. O norte-americano não conseguiu se encontrar no combate e apenas se defendia dos ataques. Com “sangue nos olhos”, Temirov seguiu castigando o seu rival até a interrupção do árbitro central.
Com apenas 27 anos, Ramazan se apresenta como um nome a ser observado na divisão peso-mosca. O atleta do leste europeu possui um cartel de 18-2, sendo 12 desses triunfos pela via rápida.
Pat Sabatini finaliza Jonathan Pearce no 1° round
Disposto a se recuperar da derrota sofrida para o brasileiro Diego Lopes em sua última luta, Pat Sabatini conquistou uma vitória categórica diante de Jonathan Pearce no UFC Vegas 98.
Desde os primeiros segundos do duelo, o peso-pena buscou grudar no seu oponente e rapidamente fez a transição para as costas, tentando encaixar o mata-leão. Após alguns minutos de controle na posição, o norte-americano finalmente conseguiu ajustar a posição e forçou o seu rival a bater em desistência, dando números finais ao confronto e consolidando o seu sexto resultado positivo vestindo as luvas da organização.
Themba Gorimbo vence Niko Price por decisão unânime
Com uma atuação dominante, Themba Gorimbo venceu Niko Price por decisão unânime no UFC Vegas 98.
Mostrando sua franca evolução no Octógono, o atletas nascido no Zimbábue controlou o confronto na trocação e na luta agarrada, conectando golpes limpos no rosto do seu rival e conquistando quedas providenciais e castigando-o com socos e cotoveladas no ground and pound sem sofrer sustos.
Com o fim do 3° round, o duelo foi decidido com a abertura das papeletas onde os três juízes laterais marcaram vitória tranquila de Gorimbo, o quarto resultado positivo seguido do lutador na organização.
Junior Tafa nocauteia Sean Sharaf no 2° round
Junior Tafa está de volta ao caminho das vitórias no Ultimate. O australiano superou o susto sofrido no início do confronto diante do norte-americano Sean Sharaf e nocauteou o seu rival no 2° round.
Como um bom duelo de pesos-pesados, os dois lutadores partiram para a trocação franca desde os primeiros segundos e empolgaram os presentes no UFC Apex, em Las Vegas. No final da primeira parcial, Sharaf aplicou um knockdown em Tafa e conectou uma chuva de golpes no seu oponente que foi, literalmente, salvo pelo gongo.
De volta ao Octógono, Junior não se mostrou abalado com o susto e respondeu com uma sequência de combinações em Sean, que sofrendo um enorme desgaste físico, não conseguiu mais se defender e forçou o árbitro central a interromper o combate.
Júlia Polastri vence Cory McKenna por decisão dividida
E finalmente saiu a primeira vitória de Julia Polastri no Ultimate. No card preliminar do UFC Vegas 98, a brasileira entregou uma atuação segura diante de Cory McKenna e superou a sua rival por decisão dividida.
A atleta galesa começou o confronto com bastante agressividade e tentando encurralar a carioca na grade, travando-a no clinch. Entretanto, ainda na metade da primeira parcial, Julia conseguiu rechaçar as investidas da sua oponente e passou a conectar os golpes mais contundentes na trocação, aliando velocidade e precisão.
De forma estratégica, Polastri seguiu dominando McKenna na luta em pé sem sofrer maiores sustos. Ao fim do confronto, as papeletas foram abertas para decidir o resultado e dois dos três juízes marcaram vitória de Julia, a sua primeira vestindo as luvas do Ultimate.
Cody Haddon vence Dan Argueta por decisão unânime
Em um empolgante confronto de estilos, Cody Haddon venceu Dan Argueta por decisão unânime e estreou com o pé direito na organização.
Revelado na atual temporada do Dana White’s Contender Series, o australiano mostrou um boxe alinhado e de golpes contundentes, além de subir ao Octógono preparado para lidar com o forte wrestling do seu rival. Ao fim dos 15 minutos, a papeleta dos juízes foram abertas e consolidaram a sexta vitória consecutiva de Haddon.
Clayton Carpenter finaliza Lucas Rocha no 2° round
Na luta que abriu o UFC Vegas 98, o peso-mosca Clayton Carpenter finalizou Lucas Rocha no 2° round e conquistou sua segunda vitória consecutiva na organização.
Nos primeiros segundos de confronto, os dois atletas adotaram a trocação franca como estratégia e mostraram que o duelo dificilmente chegaria ao fim dos 15 minutos programados. Entretanto, o norte-americano não iria arriscar sua invencibilidade no Ultimate de forma tão fácil.
Ainda na metade da primeira parcial, Carpenter derrubou Lucas e manteve o controle da posição, golpeando com um forte ground and pound até o primeiro soar do gongo. No round seguinte, nova queda aplicada pelo norte-americano porém agora complementando com a transição rápida para as costas, onde encaixou um mata-leão e forçou o estreante brasileiro a dar os três tapinhas.
O UFC Vegas 98: Royval x Taira foi um evento realizado em 12 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.