Eventos
Em sua primeira luta principal no Ultimate, o peso-médio Anthony Hernandez entregou a maior atuação de sua carreira e nocauteou o brasileiro Michel Pereira no UFC Vegas 99, que aconteceu neste sábado (19) no UFC Apex, em Las Vegas. Promessa do peso-galo, Jean Matsumoto foi o único brasileiro a sair vitorioso no card com o triunfo sobre Brad Katona por decisão unânime.
Confira abaixo todos os resultados e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.
Resultados Finais | UFC Vegas 99
Sábado, 19 de outubro - UFC Apex, Las Vegas
Card Principal - 20 horas no UFC Fight Pass
Peso-médio (até 83,9 Kg): Anthony Hernandez venceu Michel Pereira por nocaute técnico aos 2m22s do 5° round
Peso-galo (até 61,2 Kg): Rob Font venceu Kyler Philips por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Charles Johnson venceu Sumudaerji por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Peso-galo (até 61,2 Kg): Cameron Smotherman venceu Jake Hadley por decisão unânime (30-26, 29-27, 29-27)
Peso-pena (até 65,7 Kg): Darren Elkins venceu Daniel Pineda por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Card Preliminar - 17 horas no UFC Fight Pass
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Asu Almabayev venceu Matheus Nicolau por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Peso-galo (até 61,2 Kg): Jean Matsumoto venceu Brad Katona por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Peso-galo (até 61,2 Kg): Joselyne Edwards venceu Tamires Vidal por finalização (mata-leão) aos 4m33s do 3° round
Peso-palha (até 52,2 Kg): Elise Reed venceu Jessica Penne por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Peso-palha (até 52,2 Kg): Melissa Martinez venceu Alice Ardelean por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Austen Lane venceu Robelis Despaigne por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)
Anthony Hernandez nocauteia Michel Pereira no 5° round
Em sua primeira luta principal no Ultimate, Anthony Hernandez teve a maior atuação de sua carreira e venceu o brasileiro Michel Pereira por nocaute, em confronto de ranqueados do peso-médio.
O brasileiro começou bem o 1° round conectando bons golpes e até balançando o norte-americano. Porém, Hernandez rapidamente se restabeleceu, mostrou paciência na sua estratégia e do meio para o final da parcial, conseguiu a queda, mostrou contundência no ground and pound e assumiu as rédeas do duelo dali em diante.
Nas parciais seguintes, Anthony seguiu dominando, aplicou diversas quedas, conseguiu evoluir nas posições de solo e castigou o “Demolidor” no solo até a interrupção do árbitro na metade do 5° round.
Foi o sexto triunfo consecutivo de Hernandez que vive grande momento na organização e deve galgar algumas posições na próxima atualização do ranking até 84 Kg.
Rob Font vence Kyler Philips por decisão unânime
Um intrigante confronto de estilos marcou a luta co-principal do UFC Vegas 99: Pela divisão peso-galo, o boxeador Rob Font se impôs sobre o grappler Kyler Philips e saiu vitorioso do Octógono do UFC Apex.
Desde os primeiros segundos de luta, os dois atletas deixaram claro que não fugiriam de suas características principais: Font trabalhando a trocação com os seus golpes rápidos e com muito volume enquanto Philips investiria nas quedas para prender o seu rival no solo e buscar os ataques, ou até mesmo uma interrupção, no ground and pound.
10° colocado no ranking até 61 Kg, Rob foi declarado vencedor por decisão unânime dos juízes e voltou a ver sua mão erguida pelo árbitro central depois de um confronto, o que não acontecia desde abril de 2023.
Charles Johnson vence Sumudaerji por decisão unânime
Com uma atuação contundente, o peso-mosca Charles Johnson superou o chinês Sumudaerji por decisão unânime, no card principal do UFC Vegas 99.
O norte-americano subiu ao Octógono disposto a empolgar os fãs e mostrou muita vitalidade, pressão sobre o seu rival e contundência nos golpes conectados. O atleta asiático respondeu às investidas com contragolpes contundentes mas não conseguiu superar o maior número de ataques do seu oponente.
Com o resultado positivo conquistado, Johnson emenda a sua quarta vitória consecutiva e consolida o seu bom momento na organização.
Cameron Smotherman vence Jake Hadley por decisão unânime
Estreando no Ultimate e aceitando a luta faltando poucos dias para o evento, Cameron Smotherman debutou com o pé direito e venceu Jake Hadley por decisão unânime.
Sem sentir a pressão de atuar no Octógono, o norte-americano adotou uma estratégia de colocar pressão no seu rival, trabalhar as combinações de socos alternando entre linha de cintura e rosto e deixou o inglês desconfortável a ponto do mesmo acertar dois golpes ilegais em seu olho e obrigar o árbitro central a deduzir um ponto.
Com o triunfo através das papeletas dos juízes, Smotherman anotou seu quarto resultado positivo seguido na carreira e terá novas oportunidades de mostrar o seu talento na organização, porém, com tempo maior de preparação.
Darren Elkins vence Daniel Pineda por decisão unânime
Na abertura do card principal do UFC Vegas 99, Darren Elkins e Daniel Pineda protagonizaram uma das grandes lutas da temporada na organização.
Com muita disposição, os dois veteranos alternaram trocação franca no centro do cage, transições espetaculares no solo e ground and pound contundente durante os 15 minutos e impressionaram os presentes no UFC Apex, em Las Vegas, que aplaudiram após o término da espetacular luta.
Com a abertura das papeletas, os três juízes foram unânimes ao marcarem o triunfo a favor de Elkins, o segundo resultado positivo em sequência do norte-americano.
Asu Almabayev vence Matheus Nicolau por decisão unânime
No encerramento do card preliminar do UFC Vegas 99, a promessa Asu Almabayev superou Matheus Nicolau por decisão unânime e anotou a sua quarta vitória consecutiva na organização.
Nas duas primeiras parciais, os dois atletas entregaram um confronto mais estudado, com algumas trocas de golpes no centro do Octógono sem muita contundência. Logo no primeiro minuto do 3° round, o cazaque acertou um upper que derrubou o brasileiro e rapidamente foi para a montada, onde assumiu o controle do confronto com domínio posicional e conectando golpes no ground and pound.
Ao fim do confronto, todos os três juízes marcaram o resultado a favor de Almabayev, que alcança impressionantes 17 vitórias seguidas em sua carreira e começa a vislumbrar uma possível vaga no Top 10 da divisão peso-mosca.
Jean Matsumoto vence Brad Katona por decisão unânime
Em um confronto altamente empolgante, o brasileiro Jean Matsumoto superou Brad Katona na decisão dos juízes e manteve sua invencibilidade na carreira.
A promessa do peso-galo começou o duelo encontrando dificuldades em lidar com o forte jogo de wrestling do bicampeão do The Ultimate Fighter, porém, ajustou o seu jogo nas parciais seguintes, adaptou a sua estratégia, melhorou sua defesa de quedas e se impôs na trocação ao trabalhar com eficiência as combinações de jab e direto.
Ao fim dos 15 minutos, os três juízes laterais marcaram triunfo à favor de Jean, o décimo sexto resultado positivo em sequência da carreira do brasileiro e o segundo vestindo as luvas do UFC.
Joselyne Edwards finaliza Tamires Vidal no 3° round
Em confronto de atletas pressionadas na divisão peso-galo, Joselyne Edwards finalizou Tamires Vidal nos segundos finais do 3º round, colocando um fim à sequência de duas derrotas no Octógono.
Com maior envergadura e mais pesada do que a sua rival, a lutadora panamenha soube trabalhar bem os jabs para manter a distância, não deixou a brasileira se aproximar para golpeá-la e capitalizou com quedas em momentos cruciais. Claramente mais leve do que sua oponente, Tamires encontrava muita dificuldade com as costas no solo e se tornou alvo fácil.
Quando o confronto se encaminhava para a decisão dos juízes, Joselyne encaixou um justo mata-leão e forçou Vidal a dar os três tapinhas, dando números finais ao duelo e aumentando o cartel da panamenha para 14 resultados positivos e seis negativos.
Elise Reed vence Jessica Penne por decisão unânime
A terceira luta do UFC Vegas 99 entre Jessica Penne e Elise Reed pode ser dividida em dois momentos totalmente distintos e que foram importantes para decidir o resultado do confronto.
No 1° round, a ex-desafiante evitou a trocação e usou a estratégia da luta agarrada, travando a sua rival na grade e usando o clinch para cansar os seus braços. Entretanto, por ironia do destino, foi a própria veterana que sentiu o ritmo da luta e arrefeceu.
Da segunda parcial em diante, Reed passou a controlar o confronto na luta em pé, se aproveitando do desgaste de Penne, principalmente com os jabs, que sequer conseguia proteger o seu rosto. Com paciência e precisão, Elise conectou diversos golpes e apesar de não ter conseguido o nocaute, foi declarada vencedora por decisão unânime, resultado que não era conquistado desde junho de 2023 pela atleta de 31 anos.
Melissa Martinez vence Alice Ardelean por decisão unânime
No seu retorno ao Octógono após mais de dois anos de afastamento, a peso-palha Melissa Martinez pareceu não sentir a longa inatividade e mostrou uma precisão impressionante nos golpes para vencer Alice Ardelean por decisão unânime.
Desde os primeiros segundos de confronto, a atleta romena buscou pressionar sua rival contra a grade e deixá-la desconfortável na trocação. Porém, a lutadora mexicana exibiu uma precisão de uma “sniper” e conectou uma grande quantidade de golpes precisos, além de se movimentar lateralmente a todo tempo para fugir do raio de ação da sua oponente.
Agora, Martinez passa a ostentar o cartel de 8-1 e, caso não demore a retornar ao Ultimate, pode se tornar uma importante adição ao plantel da divisão até 52 Kg.
Austen Lane vence Robelis Despaigne por decisão unânime
Na abertura do UFC Vegas 99, Austen Lane soube controlar o excelente striking de Robelis Despaigne e venceu a sua primeira luta no Octógono.
Desde os primeiros segundos, o norte-americano evitou se expor diante do medalhista olímpico de taekwondo e trabalhou os golpes da média para longa distância, além de quedas providenciais nos momentos em que o cubano crescia no confronto.
Diante da ineficiência do seu rival com as costas no solo, Austen só precisou derrubá-lo e controlá-lo na montada durante a maior parte do tempo. Com a abertura das papeletas, os três juízes laterais consolidaram a primeira vitória de Lane em seu quarto compromisso vestindo as luvas do Ultimate.
O UFC Vegas 99: Hernandez x Pereira foi um evento realizado em 19 de outubro de 2024. Confira aqui a cobertura completa e reveja todas as lutas no UFC Fight Pass.