Pular para o conteúdo principal
/themes/custom/ufc/assets/img/default-hero.jpg

Veteranos do UFC comentam Lyoto vs. Shogun

Confrontos envolvendo atletas de outras nacionalidades contra brasileiros são sempre uma barbada quando a pergunta "Quem é o favorito?" surge. O sentimento de nacionalismo, e porque não de companheirismo, fala sempre muito mais alto do que uma opinião técnica e bem elaborada que leve o "gringo" a ter uma (mesmo que leve) vantagem. Ciente dessa dificuldade em arrancar uma análise mais fria dos entrevistados, escolhemos importantes lutadores brasileiros que já atuaram no UFC para opiniar sobre a próxima disputa do cinturão do meio-pesado.

Confrontos envolvendo atletas de outras nacionalidades contra brasileiros são sempre uma barbada quando a pergunta “Quem é o favorito?” surge. O sentimento de nacionalismo, e porque não de companheirismo, fala sempre muito mais alto do que uma opinião técnica e bem elaborada que leve o “gringo” a ter uma (mesmo que leve) vantagem.

Ciente desta dificuldade em arrancar uma análise mais fria dos entrevistados, escolhemos dez importantes lutadores brasileiros* que já atuaram no UFC para opinar sobre a próxima disputa de cinturão meio-pesado da organização que acontece no UFC 104, dia 24 de outubro na California, e envolve dois brasileiros: o campeão Lyoto Machida e o desafiante Maurcio “Shogun” Rua. Os veteranos expuseram como eles acham que a luta deve se desenrolar e apontaram seus favoritos.

Confira abaixo:

Amaury Bitetti [Atuou nos UFCs 9 e 26] - Te falo que arriscar um palpite, levando em consideração o que os dois já fizeram no MMA, é uma tarefa indigesta. Sei do potencial que os dois têm e imagino que dentro de tudo aquilo que já vimos deles a luta vai ser muito boa. O Lyoto tem aquele estilo de jogar muito no contra golpe e sabe derrubar bem com suas noções de Judô e Sumô, já o Shogun é um cara agressivo em pé e tem em seu histórico o fato de partir para cima para decidir, fora o chão dele que é muito bom.  Não acredito em decisão unânime. Acho que quem acertar a primeira e desestabilizar, com suas marcas registradas, será o vencedor.

Opção: Neutra

André Pederneiras [Atuou no UFC 21] - Como são dois trocadores e nós sabemos o preço que se paga no meio de uma trocação, acredito que um golpe bem encaixado pode definir a luta para qualquer um dos lados. Mas a experiência que o Lyoto adquiriu nas sete lutas que já fez no UFC fará a diferença contra o Shogun. Eu não conheço o chão do Shogun, mas se ele tentar levar a luta para o solo – eu digo que ele pode ser anulado pelo chão do Lyoto, que deve ser melhor.

Opção: Lyoto 

Carlos Barreto [Atuou no UFC 15] - Lyoto é um atleta muito bem preparado, com um estilo pouco ortodoxo, mistura todas suas experiências passadas em artes marciais com maestria.  Invicto conseguiu superar grandes obstáculos na carreira, como Tito Ortiz e Rashad Evans. O estilo contra golpeador do Lyoto faz com que ele se exponha pouco aos golpes adversários, lutando contra um atleta agressivo como o Shogun, pode ter vantagens devido ao casamento de estilos.

Shogun, fenomenal lutador, ele é daqueles atletas que qualquer leigo gosta de assistir, agressivo e habilidoso. Começou de forma avassaladora no extinto Pride, passando por cima de lutadores renomados como Quinton Jackson e Ricardo Arona. Acho que o momento de dificuldade que passou na entrada no UFC pode ter sido benéfico para sua carreira. Shogun parece mais amadurecido, mais focado e pronto para dar espetáculo. Perdendo ou ganhando Shogun sempre é uma atração, espero que volte aos bons tempos.

Combate duríssimo, pois são ótimos atletas, talentosos e aguerridos. Mas como falei acima, acho o Lyoto um campeão por completo, um cara que serve como exemplo para novos lutadores, de como se constrói um campeão, colocou tijolo por tijolo, o cinturão lhe cai muito bem.

Opção: Lyoto 

Eugenio Tadeu [Atuou no UFC 16] - Um é defensivo, outro é ofensivo. Lyoto não vai para trocação, ele é oportunista e o Shogun é trocador mais franco. Shogum vai caçar e o Lyoto vai esperar para nocautear. Se o Shogun for mesmo esperto ele tem que procurar levar a luta pro chão, pois lá é onde eu acredito que ele é superior.

Opção: Shogun 

Fábio Gurgel [Atuou no UFC 11] - Acho que será uma grande luta! O Lyoto tem mostrado mais constância em suas lutas enquanto o Shogun teve alguns altos e baixos, mas se ele estiver nos "altos" será um lutão.

Opção: Lyoto 

Hugo Duarte [Atuou no UFC 17] - O Lyoto é mais perigoso e está num excelente momento. Mas não desmereço Shogun, apenas acho que o Lyoto está vivendo uma fase extraordinária. O que pode fazer a diferença para o Shogun é o talento dele, mas acho que o campeão vai manter seu título.

Opção: Lyoto 

Marcelo Aguiar [Atuou no UFC 26] - Se você fosse me perguntar qual luta eu acho mais eficiente para o MMA, eu te diria que é a que o Shogun “representa”, o Muay Thai. Mas o Karatê do Lyoto e a fase que ele está formam um conjunto que fazem dele um lutador perfeito. Eu não acho que será a agressividade do Muay Thai contra a sutileza do Karate, acho que não é o estilo que vai fazer a diferença e sim o lutador.

Opção: Lyoto

Murilo Bustamante [Ex-campeão médio, atuou nos UFCs 25, 33, 35 e 37] - Não aponto favorito porque os dois são grandes lutadores. Acho o Lyoto mais técnico, mas o Mauricio é um grande lutador com um grande coração. Acredito que vai ser uma grande luta sem favoritos, digna de uma disputa de título mundial.

Opção: Neutra 

Roberto Traven [Atuou nos UFCs 11 e 34] - Eu acho que vai ser uma luta muito dura e que com certeza não vai durar os cinco rounds. É uma luta em que tudo pode acontecer, porque os dois são ótimos lutadores. Da mesma forma que o Shogun pode surpreender, o Lyoto é o CARA da categoria.

Opção: Lyoto 

Wallid Ismail [Atuou no UFC 12] - Vai ser trocação, óbvio. E o mais interessante é que eles são dois caras de estilos completamente diferentes em busca de um mesmo ideal, o nocaute. A gente não está falando de um golpeador contra um lutador de chão, o lance é a maneira com que cada um deles vai tentar nocautear o outro.  Agressividade contra cautela.

Opção: Lyoto 

*O tri-campeão Royce Gracie preferiu não opinar, já o campeão do UFC 7, Marco Ruas, não foi encontrado antes do fechamento deste artigo.