Eventos
Brasileiro se diz pronto para bater Henderson na revanche e voltar a sustentar o cinturão
Uma luta determinante para Vitor Belfort, é assim que vai ser no UFC Fight Night no Combate – Belfort x Henderson, neste sábado, em Goiânia. Se vencer Dan Henderson, o “Fenômeno” terá novamente a chance pelo cinturão dos pesos médios, que será definido no dia 28 de dezembro entre Chris Weidman e Anderson Silva. Entretanto, antes de pensar no título, Spider ou Weidman, Vitor tem uma pedreira para se preocupar. Aos 43 anos de idade, Dan Henderson segue como um dos lutadores mais perigosos em atividade.
Entre os feitos, Hendo já sustentou dois cinturões do Pride e o título do Strikeforce, também derrotou ícones do MMA como Rodrigo Minotauro, Maurício Shogun, Fedor Emelianenko, Renato Babalu, Rich Franklin... O americano, que também tem um histórico invejável no wrestling, tendo sido membro da equipe olímpica americana, faz parte da história do esporte, inclusive com lutas no Brasil, em 1997, quando a modalidade ainda era conhecida como vale-tudo. Vale destacar, Henderson já derrotou Belfort, em 2006.
“Naquela vez, quem lutou não foi o verdadeiro Vitor. Desta vez, podem esperar um Vitor totalmente diferente, um lutador transformado”, diz o brasileiro.
Desde que voltou a se apresentar pelo UFC, em setembro de 2009, Belfort foi realmente fenomenal. Nas cinco vitórias não precisou dos três rounds, tendo nocautedado Rich Franklin, Yoshihiro Akiyama, Michael Bisping e Luke Rockhold, além da finalização sobre Anthony Johnson. As únicas derrotas foram para duas unanimidades do esporte, Anderson Silva e Jon Jones. Teria Henderson condições de frear atualmente Vitor, que seguramente está na melhor forma da carreira?
“Não foco nos pontos fortes dele, e sim nos pontos fracos”, diz Belfort. “Com mais de 17 anos de carreira, ainda continuo aprendendo muito e posso sempre surpreender”, completa.
Os treinamentos do carioca foram feitos nos Estados Unidos, ao lado de alguns dos grandes astros do esporte. O lutador se prepara na Blackzilians e vem sempre apresentando novidades, como o chute alto que derrubou Michael Bisping e o chute rodado que nocauteou Luke Rockhold.
“Fiz o meu camp todo na Flórida. Contei com a ajuda de uma galera ótima, o Pedro Diaz, Kenny Monday, Henry Hooft e Gilbert Durinho. Treinei com o Cezar Mutante, que também estará em ação em Goiânia. Treinamos juntos. Feras como Cosmo Alexandre, Rashad Evans e toda a equipe da Blackzilians estavam comigo. Foram dias intensos, de muito treino.”
A luta contra Henderson é o passaporte carimbado para Belfort tentar afivelar novamente o cinturão do UFC, algo que já fez aos 19 anos, quando ganhou o torneio da organização, e que também fez ao bater Randy Couture em 2004, na categoria meio-pesado.
“Um grande show é o que todos verão neste sábado. Vou dar o meu melhor”, encerra.
O UFC Fight Night no Combate – Belfort x Henderson, neste sábado, será transmitido na íntegra pelo canal Combate a partir das 20h30min.